Tão logo o governo começou a falar em Reforma da Previdência, ainda na gestão Dilma, o SITRAEMG procurou envidar todos os esforços e recursos possíveis para impedir que mais mudanças viessem para dificultar ainda mais a aposentadoria, depois da criação do Funpresp que limitou os proventos do funcionalismo federal ao teto até então estipulado somente para o Regime Geral.
Além de diversos artigos publicados, rejeitando a reforma, o Sindicato ingressou em duas frentes em defesa da Previdência Social – Frente Parlamentar Mista (Câmara e Senado) e Frente Mineira Popular – criou a Força-Tarefa Jurídica, juntamente com o Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV), para elaboração de requerimentos e ações judiciais contra a PEC 287/17, seguindo também as orientações e calendários de mobilização do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que tem a Fenajufe como uma das entidades integrantes. Como membros dessas frentes ou por iniciativas próprias, promoveu e participou de vários atos públicos, audiências públicas, encontros, debates, corpo a corpo em Brasília e nos escritórios políticos dos parlamentares em Belo Horizonte, sempre na luta pela rejeição da PEC 287/16.
Foram inúmeras as ações de grande vulto empreendidas pelo SITRAEMG, até agora, contra a Reforma. Dentre elas, destacam-se as realizações do Seminário sobre Data-Base, Reformas da Previdência e Terceirização do Serviço Público, em 28/07/16, o Grande Encontro sobre a Reforma da Previdência, em 15/10/16, e o ato público contra a Reforma, em 18/12/16, além da participação nas solenidades de lançamento da Frente Parlamentar Mista, em 31/05/16, e da Frente Mineira, em 24/06/16, e no primeiro grande ato público contra a PEC 287/16, em Belo Horizonte, em 15/03/17, Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência, que contou com a presença de 100 mil pessoas.
Em ações da Força-Tarefa Jurídica, cobrou do Ministério da Fazenda parecer técnico atuarial que justificasse a PEC 287/16; não obtendo resposta, elaborou o parecer técnico atuarial, através da empresa ATEST – Consultoria Atuarial; tal parecer foi utilizado como base para o Mandado de Segurança impetrado pela Força-Tarefa Jurídica no STF cobrando explicações das Presidências da República, da Câmara e da CCJ e Comissão Especial da reforma por terem proposto a PEC 287/16 sem estudo atuarial que comprove o alegado déficit da Previdência e pelo fato da PEC não ter sido pré-aprovada pela Comissão Nacional de Previdência Social. Ainda pela parceria com o IEPREV, o SITRAEMG participou de audiência sobre a reforma na Câmara de Vereadores de São Paulo, dia 07/03/17, promoveu o Encontro Regional – Debate sobre a Reforma da Previdência, em Juiz de Fora, dia 16/03/17, e realizará audiência pública dia 10 de abril, também em Juiz de Fora.
Ainda na mesma campanha contra a PEC 287/16, publicou cartilha, distribuída nos atos públicos e no Congresso Nacional, produziu vídeo em animação sobre o tema e divulgou vários outros, produzidos por outras entidades, no site e Facebook do Sindicato, e pelo whatsapp.
Confira, abaixo, o passo a passo da atuação do SITRAEMG contra a reforma da Destruição da Previdência pretendida por Temer:
03/04/17 – Sindicatos discutem sobre PEC 287 com deputado federal Júlio Delgado
Coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus e o presidente da APES Rubens Luiz se reúnem com deputado Júlio Delgado (PSB/MG), em Juiz de Fora, para falarem sobre terceirização irrestrita e reformas da Previdência e Trabalhista.
03/04/17 – SITRAEMG soma força a mais de 20 mil pessoas em manifestação contra as reformas em Juiz de Fora
SITRAEMG noticia que cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes na manifestação contra as reformas realizada no dia 31/03, em Juiz de Fora. A manifestação iniciou-se na Praça da Estação, seguiu em passeata pelo centro da cidade, pela avenida Francisco Bernardino, rua São Sebastião, avenida Getúlio Vargas, e terminou no parque Halfeld, em frente à Câmara Municipal. O coordenador geral do Sindicato Alexandre Magnus esteve presente.
03/04/17 – Participe das atividades preparatórias para a Greve Geral de 28 de abril
SITRAEMG convoca a categoria para alguns dos eventos do calendário de construção da Greve Geral de 28/04, contra as reformas de Temer: Encontro Metropolitano Sindical Popular Juventude, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, dia 12/04, das 10h às 14h; e Caravana a Ouro Preto, dia 21/04, para a manifestação durante a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, pelo governo do estado.
01/04/17 – Conheça os filiados eleitos para Reunião Ampliada da Fenajufe de 8 de abril
Em AGE, os filiados elegem os colegas que representarão o Sindicato na Reunião Ampliada da Fenajufe de 08/04, que terá como um dos itens da pauta a discussão de estratégias de luta contra as reformas do governo.
01/04/17 – 31M – Dezenas de milhares vão às ruas em Belo Horizonte
SITRAEMG noticia que, no dia anterior, cerca de 60 mil pessoas participaram do ato em BH contra as reformas da Previdência e Trabalhista e a Terceirização, convocado pelas Frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular e a Mineira Popular em Defesa da Previdência Social, da qual o SITRAEMG faz parte, e as centrais sindicais. O ato começou com concentração em frente à Assembleia Legislativa e seguiu em passeata até a Praça da Estação. Pelo Sindicato, estiveram presentes os coordenadores Dirceu José dos Santos, Sandro Luis Pacheco e Célio Izidoro.
31/03/17 – SITRAEMG promove roda de conversa sobre a PEC 287
O evento, que fez parte da programação comemorativa do mês da mulher e contou como palestrante a auditora fiscal da Receita Federal Maria Aparecida Meloni, levantou questões sobre o impacto da reforma da Previdência na vida das mulheres.
31/03/17 – SITRAEMG pede apoio das instituições à luta contra as pautas malditas do governo
“Nós todos do SITRAEMG entendemos que é com o grito de liberdade e de justiça que seremos a vanguarda desse exército de defesa social que se forma. É por isso que nós pedimos a todas as autoridades aqui presentes que nos apoiem em nossa iniciativa de irmos para as ruas, porque nas ruas conseguimos grandes coisas”. Esse foi o recado direcionado pelo coordenador geral do SITRAEMG Alan da Costa Macedo às autoridades presentes, em sua fala na solenidade do TRT que marcou o lançamento da Campanha Nacional em Defesa da Justiça do Trabalho, iniciativa Coleprecor.
29/03/17 – Força-Tarefa do SITRAEMG e IEPREV pede “afastamento já” de Marcelo Caetano da Previdência
Sindicato noticia que a Comissão de Ética da Presidência da República, em decisão unânime, acolhera pedido da Central Sindical Pública e pedira o afastamento do secretário da Previdência Marcelo Caetano o Conselho da Brasilprev, por vínculo suspeito deste com empresa do sistema financeiro, e informa que A Força-Tarefa Jurídica do SITRAEMG e IEPREV juntará a manifestação da Comissão de Ética à representação protocolada pela mesma no STF pleiteando o afastamento de Caetano de seu cargo na Previdência Social.
29/03/17 – SITRAEMG participa de ato que parou Juiz de Fora contra a Reforma da Previdência
Mesmo com chuva, pelo menos 2500 pessoas participam do ato em Juiz de Fora, junto com professores e técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O SITRAEMG, além de convocar os servidores locais do Judiciário Federal, também marca presença através dos coordenadores Alexandre Magnus, que ressaltou a necessidade de chamar toda a classe trabalhadora e a sociedade civil para a Greve Geral contra as reformas de Temer que está sendo construída para o dia 28 de abril.
28/03/17 – Mobilize-se como puder pela rejeição da Reforma da Previdência
SITRAEMG reforça pedido aos servidores para que enviem mensagens a todos os deputados federais defendendo a rejeição da PEC 287/16. Solicita, também, que encaminhem ao Sindicato cópias de documentos que forem assinados pelos deputados firmando compromisso de votar CONTRA A PEC 287/16.
28/03/17 – Corpo a corpo: SITRAEMG pressiona parlamentares em Brasília para votarem contra reformas de Temer
Comitiva do SITRAEMG composta pelo coordenador geral Alexandre Magnus e as filiadas Jordana, Tâmisa e Ângela passa todo o período da manhã no Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, fazendo pressão sobre os parlamentares que chegavam, para que votassem contra as Reformas da Previdência e Trabalhista.
Coordenadores gerais do SITRAEMG Alan da Costa Macedo e Alexandre Magnus percorrem diversos setores do TRT em Juiz de Fora para convocar os servidores para participarem da manifestação contra as reformas do Governo Temer (Previdência e Trabalhista), no dia 28/03, no Parque Halfeld.
Publicado no site do Sindicato artigo do coordenador geral Alan da Costa Macedo com o título “Certificação de tempo de serviço especial convertido em comum no RGPS para fins de averbação no RPPS e o novo pedido de uniformização admitido pelo STJ”.
24/04/17 – Uberlândia para contra a Reforma da Previdência
SITREMG informa que também a cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, parou para protestar contra a Reforma da Previdência em 15/03, Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência, levando nada menos do que 4 mil pessoas – incluindo servidores do Judiciário Federal – para as ruas.
23/03/17 – Vá a Brasília e ajude a barrar a Reforma da Previdência
SITRAEMG chama a categoria para caravana organizada para ir a Brasília, para a provável votação da PEC 287/16 na Comissão Especial da Câmara, e conclama os servidores a se mobilizarem, de diversas formas, para impedir que a proposta seja colocada em votação.
23/03/17 – Entidades lançam página no Facebook contra a reforma da Previdência
SITRAEMG noticia que a Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social, que congrega 73 entidades sindicais e associativas contra a PEC 287/16, incluindo o próprio SITRAEMG, lançou, em 20 de março, sua página no Facebook (facebook.com/frentemineiraemdefesadaprevidencia), que tem por objetivo estabelecer um canal direto de troca de informações sobre a reforma da Previdência com o povo mineiro.
22/03/2017 – Frente Mineira publica nota sobre exclusão de servidores estaduais da PEC 287/16
SITRAMG informa que a Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social, da qual faz parte juntamente com outras 72 entidades, publica nota direcionada a suas próprias integrantes salientando-a para os perigos de divisão na luta do próprio movimento contra a PEC 287/16 após o pronunciamento feito pelo presidente Michel Temer na terça-feira, 21. A coordenação da Frente defende que as entidades mantenham a unidade e denunciem a tentativa do governo de dividir o movimento.
22/03/2017 – Mantida liminar que proibe propaganda do governo federal à favor da Reforma da Previdência
O SITRAEMG informa: “O desembargador federal Luiz Fernando Wowk Penteado, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, manteve, nesta quarta-feira (22/03), a decisão liminar de suspender todos os anúncios de campanha do governo federal sobre a Reforma da Previdência em quaisquer veículos de comunicação”.
22/03/2017 – Seguir unidos Contra a PEC 287: SITRAEMG analisa recuo de Temer na Reforma da Previdência
Em matéria publicada no site, SITRAEMG alerta: Temer não engana com a proposta de excluir os servidores estaduais e municipais da Reforma da Previdência. Apesar de parecer que não, tais servidores continuam com riscos de sofrer com reformas previdenciárias, após a aprovação da PEC 287/16.
22/03/2017 – SITRAEMG quer falar com administrações dos tribunais sobre reformas da Previdência e Trabalhista
Sindicato noticia que encaminhou ofícios ao TRT, TRE e Justiça Federal reivindicando reuniões com as respectivas administrações para tratar de três assuntos: reformas da Previdência e Trabalhista, e Greve. Informa também que convidou os presidentes da Amatra-3 e Ajufemg para reunião a fim de acertar estratégias de luta conjunta contra tais propostas do governo, e que a primeira já havia agendado o encontro.
22/03/2017 – Fórum em Juiz de Fora reúne diversos sindicatos
SITRAEMG informa que reunião realizada no dia anterior, na sede do sindicato dos professores municipais de Juiz de Fora, com a participação de diversas entidades sindicais e associativas, além da OAB, teve por objetivo a discussão das pautas reformistas propostas pelo governo federal como a flexibilização das leis trabalhistas e a Reforma da Previdência. O SITRAEMG foi representado pelos coordenadores Alexandre Magnus e Nilson Jorge.
21/03/2017 – De FHC a Temer: Coordenadores-Gerais do SITRAEMG lembram mudanças na previdência social em palestra
Em seminário realizado pelo SITRAEMG na Auditoria da Justiça Militar, em Juiz de Fora, com a participação de servidores do Judiciário Federal da Zona da Mata, além de advogados da região, o coordenadores gerais do Sindicato Alan da Costa Macedo e Alexandre Magnus fazem retrospectiva histórica e lembram reformas da previdência nos governos FHC, Lula e Dilma. Também esteve presente o coordenador Sandro Luis Pacheco.
21/03/2017 – Fenajufe obtém liminar em ação que cobra dados sobre déficit da Previdência
SITRAEMG informa que a Federação saiu vitoriosa, em parte, ao obter liminar no TRF-1 em ação em que pleiteia que a União comprove a veracidade dos dados financeiros que embasam a afirmação de que, atualmente, o sistema de previdência social brasileiro é deficitário (atingindo R$ 140 bilhões).
21/03/2017 – Coordenadores do SITRAEMG marcam presença em audiência pública contra a PEC 287
SITRAEMG noticia que os coordenadores-gerais Alan da Costa Macedo e Alexandre Magnus marcam presença, no dia anterior, em Audiência Pública que debateu o Desmonste da Previdência, na Câmara de Vereadores de Juiz de Fora (MG). Promovida pelo vereador Betão (PT), a audiência contou com a presença do ex-ministro da Previdência Social do Brasil do governo Lula, Carlos Eduardo Gabas.
Leia mais: Coordenadores do SITRAEMG marcam presença em audiência pública contra a PEC 287
20/03/2017 – SITRAEMG, OAB e entidades se unem em grande bloco suprapartidário
A reunião ocorreu na sede da Subseção da OAB/Juiz de Fora, com a participação do coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus. Grupo se compromete a juntar esforços para criar ação publicitária contra a reforma da Previdência Social.
20/03/017 – Ato do dia 15 de março e evento “Quem controla o Judiciário?” são destaques no Agenda Minas
O programa Agenda Minas, da TV Band Minas, edição de 18/03, dedicou quase metade de sua programação ao dia histórico de manifestação contra a política de austeridade do governo de Michel Temer, em 15 de março, com depoimentos, inclusive dos coordenadores do SITRAEMG Célio Izidoro e Sandro Luis Pacheco.
20/03/2017 – Confira o vídeo animado produzido pelo SITRAEMG contra a PEC 287/16
Com o tema “Você sabe o que representa a reforma da previdência?”, vídeo produzido pelo SITRAEMG explica, de forma descontraída, as verdades que o governo omite sobre a Previdência para enfiar goela abaixo dos trabalhadores a PEC 287/16.
20/03/2017 – Dê sua opinião sobre reformas e dívida pública
SITRAEMG disponibilizou em seu site link para uma Consulta Nacional sobre Reformas e Auditoria da Dívida, idealizada por entidades representativas da classe trabalhadora (incluindo o SITRAEMG), com o objetivo de reunir informações que possibilitem cobrar do poder público políticas de governo voltadas para os reais interesses da população e do País.
20/03/2017 – SITRAEMG presente em discussão sobre a PEC 287 na ALMG
Coordenador geral do SITRAEMG Igor Yagelovic e demais representantes das entidades da Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social participam de um “Café Parlamentar” na Assembleia Legislativa de Minas para discutir a Reforma da Previdência, com quase todos os deputados federais mineiros presentes declarando-se contrários à PEC 287.
16/03/2017 – Servidores de Unaí também vão as ruas contra a reforma
SITRAEMG noticia que, no dia 15/03, Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência, os servidores do Judiciário Federal da cidade participaram de ato conjunto organizado pelo SITRAEMG e várias entidades da região Noroeste do estado, entre as quais a OAB.
16/03/2017 – SITRAEMG promove debate sobre Reforma da Previdência em Juiz de Fora
Coordenador geral do Sindicato Alan Macedo foi um dos palestrantes, tendo participado também os coordenadores Alexandre Magnus e Sandro Pacheco. Outro palestrante foi o advogado Roberto de Carvalho, presidente do IEPREV. Outras presenças destacadas foram dos filiados e servidores da Justiça Militar Olavo Antônio Oliveira, que está sempre nas lutas da categoria e debates promovidos pelo Sindicato, e Lauro Higino, um dos fundadores do SITRAEMG e autor da peça teatral “Certezas de íntimas dúvidas”, que foi encenada por Renata Barros, ao final do evento, sendo muito aplaudida pelos participantes.
15/03/17 – Em ato, OAB Federal critica proposta da Reforma da Previdência
O ato, no auditório da OAB, em Brasília, reuniu representantes de 160 entidades. O SITRAEMG foi representado pelo coordenador geral Igor Yagelovic e a filiada Lúcia Bernardes.
SITRAEMG informa que o IEPREV, juntamente com o próprio Sindicato, apresentou algumas propostas de emendas para resguardar direitos sociais caso a Reforma da Previdência seja aprovada. “As emendas funcionam como um Plano ‘ B’. O Plano ‘A’ é para derrubar a PEC 287/2016 como um todo”, explicou o coordenador geral do Sindicato Alan da Costa Macedo.
15/03/17 – Vitória coletiva contra a Reforma da Previdência
Motivo de grande comemoração, liminar proferida pela juíza federal Marciane Bonzanini, da 1ª Vara da Justiça Federal de Porto Alegre, nos autos de Ação Civil Pública ajuizada por vários sindicatos, inclusive o SINTRAJUFE/RS, parceiro de luta do SITRAEMG, determinando que o governo retire as propagandas em defesa da PEC 287/16 em qualquer tipo de mídia.
15/03/17 – Eis o recado deixado pelos participantes do grande ato público de hoje em 1BH contra a PEC 287/16
Capital
Interior
No Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência, cerca de 100 mil trabalhadores (incluindo o SITRAEMG e servidores do Judiciário Federal) participam de grande ato público contra a PEC 287/16, em BH, com concentração em três praças no centro da cidade e passeata até a Assembleia Legislativa, e realização de audiência pública sobre a questão. Houve manifestações e paralisações de quatro horas no PJU em várias cidades.
Leia mais:
15M: Mais de 30 mil contra a reforma da Previdência em Juiz de Fora
14/03/17 – ZONA DA MATA – Diretoria do SITRAEMG visita Justiça Trabalhista em Juiz de Fora
Coordenador geral do SITRAEMG visita mais locais de trabalho do Judiciário Federal em Juiz de Fora, dando continuidade à convocação para o ato do dia 15/03.
14/03/17 – Servidores se manifestam contra a Reforma da Previdência e os ataques à Justiça do Trabalho
Seguindo deliberação de AGE do dia 9/03, servidores participam de ato contra a Reforma da Previdência e em defesa da Justiça do Trabalho, realizado pelo SITRAEMG em frente ao prédio do TRT da R. Mato Grosso, em BH, e reforçam o convite para o grande ato do dia 15, Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência, no centro da cidade.
13/03/17 – ZONA DA MATA: Sair do virtual e ir para as ruas contra a PEC da Previdência
Coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus visita os colegas do Judiciário Federal e Juiz de Fora e os convida para o ato público contra a Reforma da Previdência, marcado pelo Sindicato para o dia 15/03, em frente ao fórum da Justiça do Trabalho naquela cidade. “Vamos recomeçar outro movimento vitorioso como fizemos na reposição salarial!”, propõe Magnus
09/03/17 – AGE aprova forte mobilização na próxima semana contra a PEC 287 e “em defesa da Justiça do Trabalho”
Deliberações: entre outras, a realização de atos públicos em 14/03, das 12h às 14h (com paralisação de duas horas), em frente ao TRT da Rua Mato Grosso, em BH, contra a Reforma da Previdência e em defesa da Justiça do Trabalho; e 15/03, às 10h, na Praça 7, em BH, com paralisação de 4 horas (10h às 14h), no Dia Nacional de Lutas, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência.
09/03/17 – Terceira rodada de debates sobre a PEC 287 e a situação da mulher acontece no TRT
Dentro das atividades programadas para comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a roda de conversa foi realizada no auditório do TRT da Av. Getúlio Vargas, tendo como palestrante a advogada e ativista do movimento MAIS Maria da Glória.
08/03/17 – Mulheres vão à luta contra Reforma da Previdência
Ato teve inicio na Praça da Liberdade e reuniu centenas de pessoas, com discursos efervescentes contra a reforma e os retrocessos que a PEC 287 pode impactar diretamente a vida de todos e principalmente a vida das mulheres. Estiveram presentes várias filiadas do SITRAEMG, além do coordenador Henrique Olegário Pacheco.
07/03/17 – Sitraemg participa de audiência pública sobre a PEC 287 na Câmara de Vereadores de São Paulo
O coordenador geral do SITRAEMG Alan da Costa Macedo, assim como o advogado Roberto de Carvalho, presidente do IEPREV, instituição parceira do Sindicato na Força-Tarefa Jurídica contra a Reforma da Previdência, e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) foram alguns dos palestrantes. “A reforma justa seria aquela que mexesse na questão de gestão e governança”, defendeu o coordenador do SITRAEMG.
06/03/17 – Roda de conversa sobre impactos da PEC 287 reúne mulheres no TRE
Em mais uma “Roda de conversa sobre a PEC 287 e debate sobre as discriminações impostas às mulheres”, uma das atividades promovidas pelo SITRAEMG em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, desta vez no auditório do TRE/BH, a palestrante foi a presidente da Anfip/MG, Ilva Maria Franca Lauria. Também presentes a coordenadora do Sindicato Vilma Lourenço e a advogada Juliana Benício, da assessoria jurídica.
06/03/17 – ENQUETE – Apagão contra a Reforma da Previdência
SITRAEMG lança, pelo site, enquete para que os servidores se participariam de um Apagão no Judiciário Federal no dia 15 de março, Dia Nacional de Luta, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência?
03/03/17 – Primeira atividade sobre o Dia Internacional da Mulher acontece na Justiça do Trabalho
Primeira atividade programada pelo SITRAEMG em comemoração ao Dia Internacional da Mulher,a “Roda de conversa sobre a PEC 287 e debate sobre as discriminações impostas às mulheres”, no TRT da Rua Mato Grosso, contou com a mediação da Sociologa Mariana Prandini e da servidora do TRT Fernanda Flávia Martins.
22 e 23/02/17 – Sindicato realiza mais um corpo a corpo com deputados contra a Reforma da Previdência
O coordenador geral do SITRAEMG Igor Yagelovic, acompanhado da funcionária Margareth Pereira, visitam todos os gabinetes dos deputados federais para distribuição de material produzido pelo Sindicato e entidades parceiras sobre a Previdência, para convencê-los a votarem contra a PEC 287/16.
24/02/17 – Força tarefa jurídica do SITRAEMG faz representação no MP contra o secretário da Previdência
Motivo: o coordenador geral do SITRAEMG Alan da Costa Macedo leu, em vários veículos de comunicação, a notícia de que o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, principal articulador da reforma previdenciária, integrava o Conselho de Administração da companhia BRASILPREV SEGUROS E PREVIDÊNCIA S.A., responsável pela oferta e execução de planos de benefícios no regime previdenciário complementar.
22/02/17 – Sitraemg requer ingresso no processo que audita as contas da previdencia no TCU
Sindicato noticia que solicitou ao setor Jurídico que pedisse o ingresso do SITRAEMG no feito, pois entendeu que o resultado e tramitação daquela auditoria poderia influenciar no resultado do Mandado de Segurança proposto pela Força Tarefa.
21/02/17 – “Agenda Minas” aborda AGE realizada dia 11 de fevereiro
O programa que havia ido ao ar no dia 19, abordara as discussões e deliberações da AGE de 11/02.
20/02/17 – Sitraemg participa da reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência
Sindicato é representado, na reunião na Câmara dos Deputados, pelos coordenadores Igor Yagelovic e Sandro Luis Pacheco, além do diretor de base Fernando Guetti. Entre os parlamentares, o senador Paulo Paim (PT/RS) e o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP),
20/02/17 – Ampliada da Fenajufe define calendário de luta contra a reforma da Previdência
A reunião ampliada de 19/02, que contou com presença de representantes do SITRAEMG, aprovou o calendário de lutas visando reverter a PEC 287/16, da Reforma da Previdência. Uma dia antes foi realizado um seminário da Fenajufe sobre o tema.
17/02/17 – Celso de Mello dá dez dias para Temer e Câmara explicarem Reforma da Previdência
As explicações exigidas cobradas do presidente Michel Temer, do presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), dos presidentes da CCJ e da Comissão Especial da Casa que analisam a PEC 287: porque não há estudo atuarial que comprove o alegado déficit da Previdência e porque a PEC não foi pré-aprovado pela Comissão Nacional de Previdência Social.
15/02/17 – SITRAEMG pede liberação dos servidores para atos contra a PEC 287/16
Ofícios, informa o Sindicato, foram encaminhados ao TRT, Justiça Federal e TRE, para sensibilizá-la em relação a liberação de servidores para atividades relacionadas ao tema organizadas pelo SITRAEMG ou pela Fenajufe.
15/02/17 – SITRAEMG envia ofício aos deputados integrante da Comissão Especial da PEC 287/2016
SITRAEMG noticia que havia solicitado informações sobre o MS interposto contra a PEC, e pedido reflexão sobre a constitucionalidade e segurança jurídica da proposta.
SITRAEMG publica em seu site vídeo que mostra, em audiência sobre a PEC 287/16 na Câmara, o parlamentar mineiro alerta sobre a força do governo e o papel da sociedade organizada contra a proposta e cita o SITRAEMG e outras entidades sindicais como exemplo de luta contra a reforma.
14/02/17 – ARTIGO: “Precisamos ser contrárias à Reforma da Previdência”
SITRAEMG publica, em seu site, artigo com esse tema assinado pelas advogadas Juliana Benício (de sua assessoria jurídica) e Larissa Vieira.
13/02/17 – Band Minas aborda a força tarefa jurídica contra a PEC 287/16 e ato público da Frente Mineira
SITRAEMG noticia: programa Agenda Minas levou ar, no dia 11, reportagens sobre a força tarefa jurídica liderada pelo SITRAEMG contra a PEC 287/16, e sobre o ato público da Frente realizado no dia 8.
11/02/17 – Filiados elegem os delegados e observadores para a reunião ampliada da Fenajufe de 19/02
A assembleia foi realizada no Intercity Hotels, em BH. Após apresentação dos infomes acerca das ações do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência, da Comissão Interdisciplinar do STF sobre Plano de Carreira e da PEC 287/16, os filiados elegeram os deligados e observadores para o seminário da Fenajufe sobre Reforma da Previdência e reunião ampliada da entidade que se realizariam nos dias 18 e 19/02, respectivamente.
Leia mais:
Informes mostram as articulações em Minas e em Brasília na luta contra a PEC 287/16
MS_PEC287_STF_processo_legislativo_minuta-1-1
Depois de mais uma intensa mobilização junto a parlamentares mineiros na Câmara, SITRAEMG e IEPREV conseguem mais 26 assinaturas endossando o mandado de segurança sobre a PEC 287/16 a ser impetrado no STF. Com as 27 assinaturas, o mandato, subscrito por advogados da assessoria jurídica do Sindicato, do IEPREV e da Associação dos Advogados do Centro Oeste de Minas, é impetrado no Supremo.
Leia mais:
Conheça o conteúdo do Mandado de segurança interposto para barrar a PEC 287/16
10/02/16 – Confira neste site o link especial sobre a Reforma da Previdência
SITRAEMG noticia a disponibilização do link (https://sitraemg.org.br/portal-reforma-da-previdencia/), tendo como objetivo oferecer os subsídios necessários à luta pela Previdência Social e contra a proposta que dificulta ainda mais a aposentadoria.
09/02/16 – Leia mais: Entidades expõem à PMMG posicionamento da Frente Mineira em Defesa da Previdência Social Pública
Reunião, na qual o Sindicato foi representado pelo coordenador geral Igor Yagelovic, foi com o coronel Márcio Ronaldo de Assis, assessor de Relações Institucionais da PMMG. Visitantes entregaram ao anfitrião material explicativo sobre a proposta do governo e falaram sobre o posicionamento da Frente contrária à reforma.
08/02/16 – Leia mais: Mais um ato da Frente Mineira em Defesa da Previdência reúne centenas de pessoas na Praça 7, em BH
Ato foi realizado novamente na Praça 7, em BH, com presença das entidades da Frente Mineira, incluindo o SITRAEMG. Mais uma vez, mais ao final os participantes seguiram em passeata até o prédio da Previdência Social.
08/02/17 – Deputado Adelmo Leão encabeça mandado de segurança no STF para barrar a PEC 287/16
Em mobilização na Câmara dos Deputados, o SITAEMG, juntamente com o IEPREV, obtém o compromisso do deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) de encabeçará o endosso de mandado de segurança proposto por essas entidades a ser impetrado no STF, solicitando que suspenda a tramitação da PEC 287/16.
Leia mais:
Coordenador do SITRAEMG concede entrevista à Rádio sobre a Reforma da Previdência
08/02/17 – Confira o parecer técnico atuarial da reforma da Previdência proposta pelo governo
SITRAEMG divulga, em seu site, nota técnica elaborada pela empresa ATEST – Consultoria Atuarial para se munir de informações precisas e consistentes sobre a Reforma da Previdência caso decidisse propor um Mandado de Segurança, através de um parlamentar parceiro, contra os retrocessos sociais pautados nessa PEC.
08/02/17 – Confira a Carta da Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social
Carta da Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social
São signatárias do documento as entidades que compõem a Frente, mais de 70, incluindo o SITRAEMG.
03/02/17- Confira a Carta Aberta assinada pela OAB Federal e dezenas de entidades contra a PEC 287/16
carta-aberta-sobre-a-reforma-da-previdencia-3
SITRAEMG publica, em seu site, Carta Aberta assinada pelo Sindicato, OAB Federal e várias outras entidades contra a Reforma da Previdência.
Sindicato solicita, por meio de requerimento, que a Fenajufe envie ofícios aos deputados pleiteando que subscrevam ou apoiem propostas já apresentadas para realização de plebiscito acerca da reforma. Pede, ainda, que a Fenajufe incentive demais sindicatos de sua base a fazerem o mesmo.
03/02/17 – SITRAEMG emite Nota Técnica sobre a Reforma da Previdência
O SITRAEMG noticia que, “diante das dúvidas que ainda pairam sobre a Reforma da Previdência pretendida pelo governo, emitiu, através de sua Assessoria Jurídica, uma Nota Técnica sobre a PEC 287/16”.
1º e 02/02/17 – Pé na Estrada: SITRAEMG visita servidores de Ferros, Guanhães, São João Evangelista e Itabira
Reunidos com os colegas, os coordenadores do SITRAEMG Sandro Luis Pacheco e Dirceu José dos Santos os convoca para a luta contra a Reforma da Previdência.
31/01/17 – Sindicato presente em discussão sobre reforma também na OAB Federal
O coordenador Igor Yagelovic representou o Sindicato, ao lado de representantes da Fenajufe e várias entidades mineiras. Após amplo debate sobre a PEC 287/16, foi elaborada a Carta aberta a respeito da Reforma da Previdência, assinada posteriormente por dezenas de entidades, entre as quais a OAB e o SITRAEMG.
31/01/17 – SITRAEMG participa de reunião de entidades com TCU para tratar da PEC 287/16
SITRAEMG, representado pelo coordenador Igor Yagelovic, participa, juntamente com representante de várias outras entidade representativas dos trabalhadores e da OAB Federal, de reunião com o presidente do TCU para reforçar pedido para que o Tribunal analise as contas da Previdência Social. O ministro Raimundo Carreiro informou que já havia designado uma comissão da Casa para fazer a análise solicitada e, depois de concluídos os trabalhos, levar o resultado para a comissão especial da Câmara que analisa a PEC 287/16.
27/01/17 – SITRAEMG requer plebiscito sobre Reforma da Previdência aos deputados
A proposta é encaminhada pela Força Tarefa Jurídica recém-criada pelo SITRAEMG e entidades parceiras, a todos os deputados federais pedindo apoio à proposta de plebiscito sobre a reforma da Previdência.
26/01/17 – Reforma da Previdência: Coordenador do SITRAEMG fala ao vivo à rádio Líder, de Ubá, sobre a PEC 287/16
O coordenador do SITRAEMG Sandro Luis Pacheco é entrevistado ao vivo, nos estúdios da rádio Líder FM, de Ubá, mais precisamente ao programa “Conexão Líder”, conduzido pelo apresentador Anderson Badaró. O tema em debate: Reforma da Previdência.
24/01/17 – Manifestantes vão à sede da Previdência Social, em Belo Horizonte, contra a PEC 287/16
Data também comemorativa ao Dia do Aposentado traz um significado simbólico de luta ainda mais forte para o segmento, embora muitos trabalhadores da ativa estejam presentes. Depois da concentração e vários protestos na Praça 7, todos os participantes descem, em passeata, para novos protestos em frente prédio da Previdência Social, localizado uns 200 abaixo. Vários coordenadores do SITRAEMG e filiados participam.
23/01/17 – SITRAEMG participa Reunião da Frente Mineira em Defesa da Previdência
A reunião, que foi realizada na sede da Anfip/MG e contou com a presença do os coordenadores Igor Yagelovic, Célio Izidoro, Henrique Olegário, além da advogada Juliana Benício, da assessoria jurídica, o jornalista Diego Franco David e o designer Diogo França, da assessoria de comunicação, destacou-se pelo grande número de participantes, que passou de 60, representando mais de 30 entidades.
21/01/17 – SITRAEMG participa de reunião da diretoria da Fenajufe com sindicatos filiados
O coordenador Célio Izidoro e a advogada Juliana Benício representam o SITRAEMG com objetivo de traçar táticas de enfrentamento ao desmonte da previdência, operado pela PEC 287/2016.
20/01/17 – SITRAEMG cria força tarefa jurídica contra a PEC 287
A Força-Tarefa, composta por membros da direção e assessoria jurídica, advogados do Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV) e outros, tem por objetivo a elaboração e propositura de requerimentos e ações judiciais contra a PEC 287/16.
19 e 20/01/17- SITRAEMG visita servidores de Curvelo, Corinto, Buenópolis e Diamantina
Na visitas aos locais de trabalho do PJU dessas cidades ocorrem, o coordenador Sandro Luis Pacheco e o funcionário Alexandre Esteves passam aos servidores, como principal dos informes, a PEC 287/16: as perdas que ela traz para a aposentadoria para todos os trabalhadores e a necessidade de todos se mobilizarem pela rejeição da proposta.
16/01/17 – Frente Mineira em Defesa da Previdência Social se reúne com o deputado Reginaldo Lopes
Coordenador geral do SITRAEMG Igor Yagelovic e outros membros das entidades que compõem a Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social se reúnem com o deputado Reginaldo Lopes (PT/MG). Na ocasião, o deputado apresentou uma petição, de sua autoria, contra os gastos com publicidade para a reforma da previdência.
13/01/2017 – ARTIGO: Comentários e críticas juridico-políticas sobre alguns pontos da PEC 287/2016 – Desmonte da Previdência
“(…) O ajuste proposto está diretamente ligado a uma visão segmentada da sociedade, cunhando de individual um problema eminentemente social”, escreveu o coordenador geral do SITRAEMG Alan da Costa Macedo no artigo sobre a PEC 287/16 publicado no site do Sindicato.
12/01/17 – Frente Mineira em Defesa da Previdência Social se reúne para organizar a luta contra a PEC 287
A reunião foi realizada na sede da Anfip/MG, em BH. O coordenador Henrique Olegário Pacheco representou o SITRAEMG no encontro, em que foram definidas diretrizes para a retomada da luta da Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social, em 2017. “É preciso não só desmentir o que o governo está propagandeando, mas também mover todos os nossos esforços para derrotar essa proposta”, defendeu Pacheco na reunião.
06/01/17 – Assine a petição exigindo auditoria total da Previdência Social
Sindicato faz um apelo aos servidores e ao público em geral que assine petição eletrônica com coleta de assinaturas requerendo a realização de “autoria total na Previdência”.
03/01/17 – Ato contra a PEC 287/16 ganha destaque no programa Agenda Minas
SITRAEMG noticia que o programa Agenda Minas, da TV Bandeirantes, exibiu ampla reportagem sobre o ato público contra a Reforma da Previdência promovido pelo SITRAEMG em 18/12/16. Em entrevista ao programa, o coordenador geral do Sindicato destacou que , a proposta tem como único objetivo induzir os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada a migrarem da previdência pública para a previdência privada, para enriquecer ainda mais o sistema financeiro.
03/01/17 – Quadro comparativo e vídeo desmistificam o déficit da Previdência
SITRAEMG publica em seu site vídeos produzidos pela Anfip e quadro comparativo elaborado pelo jornalista e assessor parlamentar do Diap Antônio Augusto Queiroz, materiais cujos conteúdos desmascaram a farsa do “rombo” da Previdência alegado pelo governo para justificar a reforma por meio da qual o governo pretende acabar com a aposentadoria de todos os trabalhadores.
18/12/16 – Ato em BH marca o pontapé inicial na luta em Minas contra a PEC 287/16
O ato, promovido pelo SITRAEMG, com a participação de representantes também de outros sindicatos, associações e centrais sindicais, foi realizado em pleno domingo, na Praça 7, em BH, com os discurso inflamados contra a PEC 287, em tramitação na CCJ da Câmara, atraindo a atenção inclusive dos curiosos que passam pelo local. Dentre as entidades representadas, a Anfip/MG, Sindicato dos Aposentados, IEPREV, OAB/MG e outras. Representaram o Sindicato os coordenadores Alan da Costa Macedo e Sandro Luis Pacheco.
Leia mais:
Discursos no ato deste domingo denunciam os estragos trazidos pelas reformas da Previdência
15/12/16 – Diretoria do SITRAEMG continua corpo-a-corpo em Brasília contra a PEC 287
Continuando o corpo a corpo na Câmara contra a PEC 287/16, coordenador do Sindicato Henrique Olegário Pacheco reúne-se com o deputado mineiro Eduardo Barbosa (PSDB).
13/12/16 – Coordenador do SITRAEMG participa de seminário sobre reforma previdenciária no Senado Federal
Evento foi realizado no Senado Federal, sendo o SITRAEMG representado pelo coordenador Henrique Olegário Pacheco. Ao final, é lavrada a ata do seminário e elaborado e assinado um requerimento direcionado ao deputado Padre João (PT/MG) com solicitação de uma audiência pública sobre a Reforma da Previdência na Câmara, onde já tramita como PEC 287/16.
14/12/16 – Diretoria do SITRAEMG busca apoio de deputados contra a PEC 287
Coordenador do SITRAEMG Henrique Olegário Pacheco realiza trabalho de corpo a corpo com deputados mineiros, na Câmara, pela rejeição da PEC 287/16, conseguindo se reunir com os deputados Ademir Camilo (PTN), Dâmina Pereira (PSL) e vários outros.
10 e 11/12/16 – Conselho Deliberativo: Primeiro dia do Encontro de coordenadores e diretores de base do SITRAEMG é marcado por debates e levantamento de propostas para encaminhamentos
No primeiro dia do Encontro do Conselho Deliberativo do SITRAEMG, realizado dias 10 e 11/12, no hotel-fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas (MG), os palestrantes e servidores presentes discutem a sanha do governo em aprovar projetos que só vêm prejudicar o serviço público e todos os trabalhadores brasileiros. Entre tais projetos, a PEC 55/16 e a Reforma da Previdência. Algumas reformas, aliás, já vinha sendo feitas através do STF, como a decisão de corte de ponto de grevistas no serviço público, alerta um dos palestrantes. Plano de Lutas, aprovado no segundo dia, prevê intensificação da mobilização contra a Reforma da Previdência.
Leia mais:
Confira as deliberações do Encontro do Conselho Deliberativo do SITRAEMG
07/12/16 – Pé na Estrada: SITRAEMG visita cidades Lagoa Santa, Vespasiano e Pedro Leopoldo
Sandro Pacheco e José Dirceu dos Santos visitam também os colegas de Lagoa Santa, Vespasiano e Pedro Leopoldo, pelo Pé na Estrada, convidando-os para as lutas contra a PEC 55/16 (ex-241) e a Reforma da Previdência.
06/12/16 – Pé na Estrada: SITRAEMG visita servidores de Matosinhos
O coordenador geral do SITRAEMG Sandro Luis Pacheco, em mais uma etapa do projeto Pé na Estrada, visita servidores do cartório eleitoral Matozinhos, na RMBH, onde leva os informes sobre as lutas da categoria, entre as quais a contrária à Reforma da Previdência, salientando os prejuízos que ela trará para a aposentadoria, se aprovada.
06/12/2016 – SITRAEMG participa do Seminário Internacional da Previdência
O seminário, em que o Sindicato é representado pelo coordenador Henrique Olegário Pacheco, realiza-se no Senado Federal, dele participando também os senadores Paulo Paim (PT/RS) e Fátima Bezerra (PT/RN) e representante de várias outras entidades representativas dos trabalhadores, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). Em debate, a Reforma da Previdência.
02/12/16 – Pé na Estrada: Direção do SITRAEMG visita locais de trabalho em Juiz de Fora
Os coordenadores Alexandre Magnus, Dirceu José dos Santos, Sandro Pacheco, Nilson Jorge de Moraes percorrem as varas dos Tribunais conversando com os servidores e abordando temas como a luta do SITRAEMG contra o “pacote de maldades” do governo Temer, que inclui a PEC 55 e a reforma da previdência.
06/12/16 – Ato contra pacote de maldades do governo é destaque no Agenda Minas
SITRAEMG noticia que a edição de 3/12 do programa Agenda Minas, exibido na Band Minas, abordou, em imagens e entrevistas, os protestos de 25/11, Dia Nacional de Lutas.
25/11/16 – Dia Nacional de Mobilização – Protesto contra o pacote de maldades do Governo
No Dia Nacional de Mobilização: Contra a PEC 55/16 (ex-PEC 241), reforma da Previdência e toda a pauta maldita do governo, SITRAEMG, representado pelo coordenador Sandro Pacheco e o assessor político Efraim Moura, participa do ato público realizado na Praça 7, em BH, com presença, ainda, de vários servidores do PJU e de outras categorias do serviço público e da iniciativa privada, representantes de outros sindicatos, associações e centrais sindicais, além de estudantes que vieram em passeata do campus da UFMG.
24, 25 e 26/11/16 – Primeiro dia da XX Plenária Nacional reune mais de 200 servidores de todo o país
Na Plenária realizada em Brasília, servidores da categoria de quase todos os estados, incluindo Minas, presente lembram a histórica greve de 2015, pela reposição salarial e contra o veto de Dilma, e abordam vários temas de luta, tais como: contra a PEC 55 (Antiga PEC 241), o PLP 257 e as reformas da previdência e trabalhista.
Leia mais: Com contribuição das forças políticas, plenário atualiza a análise de conjuntura
18/11/16 – SITRAEMG realiza atividade com servidores de Contagem
Representado pelos coordenadores Célio Izidoro, José Dirceu dos Santos e Sandro Pacheco, SITRAEMG promove uma roda de conversa, no TRT/Contagem, com servidores do PJU de Contagem, Betim e cidades próximas. Em debate, o tema “Impactos sociais da PEC 55/16 e da Reforma da Previdência”, a partir de palestra ministrada pelo coordenador da Ilaese (entidade parceira do SITRAEMG) Gustavo Machado. Os participantes recebem uma cartilha explicativa sobre o tema.
Servidores realizam ato público em frente ao prédio do TRT da Rua Mato Grosso, 468, em Belo Horizonte. De lá, se juntam a passeata rumo à Assembleia Legislativa, onde participam também de audiência públicaa PEC 55/16 (ex-PEC 241), que prevê o congelamento de investimentos nos serviços públicos de saúde, educação, transporte, moradia, segurança, por 20 anos; reforma da Previdência; o PLC 30/15 (ex-PL 4330/04), que amplia as possibilidades da terceirização; flexibilização das leis trabalhistas; reformas que representam a precarização do ensino médio.
31/10/16 – Grande Encontro da previdência social é tema do programa Agenda Minas
SITRAEMG noticia em seu site que, na edição de 29/10 do programa Agenda Minas, parceiro do Sindicato e apresentado pelo jornalista Rogério Reis, foi exibida ampla reportagem sobre o “Reforma da Previdenciária: Grande encontro para debates – Elaboração conjunta de Plano de Lutas”, realizado em 15/10.
27/10/16 – Leia mais: SITRAEMG vai a Justiça do Trabalho de Contagem
O coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro visitou o Foro Trabalhista de Contagem, para conversar com os colegas sobre a pauta maldita de Temer, que inclui a PEC 241/16 e a Reforma da Previdência.
26 e 27/10/16 – Leia mais: SITRAEMG visita servidores dos cartórios eleitorais de Paraopeba e Três Marias
O coordenador do SITRAEMG Dirceu José dos Santos e o filiado Vicente Paulo dos Passos visitam colegas servidores dos cartórios dessas cidades, destacando a luta contra destacam as lutas pela rejeição à PEC 241/16 e contra a reforma da Previdência.
O ato e AGE foram realizados em frente ao TRT da Av. Getúlio Vargas. Depois de debaterem vário s temas relacionados às lutas da categoria, entre as quais a contrária a Reforma da Previdência. Ao final foi definido um calendário de lutas que incluía apagões para os dias 11 e 24/11, e início de greve geral em 15/11, se aprovada na AGE de 11/11.
15/10/16 – GRANDE ENCONTRO – A Reforma da Previdência em debate no SITRAEMG: confira a cobertura completa do evento
O evento, promovido pelo SITRAEMG, com o apoio da Comissão de Direito Sindical da OAB/MG, do Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP) e da Auditoria Cidadã da Dívida, foi realizado no Intercity Hotels, em Belo Horizonte, contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre servidores servidores do Judiciário Federal Federal – incluindo os coordenadores do SITRAEMG Alan da Costa Macedo, Igor Yagelovic, Henrique Olegário Pacheco, Sandro Luis Pacheco e Vilma Oliveira Lourenço – e de outras categorias do serviço público e da iniciativa privada, além de advogados e estagiários em Direito. Ao final, foi aprovado um calendário de luta contra a Reforma da Previdência. Em seguida, foi oferecido um coquetel, ao som de show com voz, violão e pandeiro.
13/10/16 – SITRAEMG elabora Nota Técnica sobre possíveis propostas a serem apresentadas pelo governo
Em matéria publicada no site, SITRAEMG informa que sua assessoria jurídica elaborou “nota técnica” a respeito da referida reforma e os impactos dessa medida sobre os direitos dos servidores.
10/10/16 – Servidores do PJU atendem chamado do SITRAEMG e comparecem a Confins, na RMBH
Em corpo a corpo com parlamentares mineiros, eles pedem a rejeição da PEC 241, PLP 257, reformas da previdência e das leis trabalhistas e várias outras propostas prejudiciais ao serviço público e aos trabalhadores. Estiveram presentes o coordenador do Sindicato Célio Izidoro e vários filiados.
29/09/16 – SITRAEMG participa de reunião da Frente pela periferia de Divinópolis
Integrante da Frente em Defesa dos Serviços Públicos e dos Direitos dos Trabalhadores de Divinópolis e Região Centro Oeste, SITRAEMG participa de atividade de mobilização realizada pelo grupo, com a presença inclusive do bispo Dom José, da arquidiocese local, para articular a resistência contra medidas anunciadas pelo governo Temer para ajustar a economia. O Sindicato foi representado pela diretora de base Elimara Cardoso Bernades Gaia e pelo assessor político sindical Efraim Gomes de Moura.
O coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro e os filiados Orlando Pedro Souto Ferreira (TRE), Ailton Antonio Dos Santos (TRT) e Vicente de Paulo Passos participam de marcha nacional em Brasília em defesa dos direitos dos trabalhadores, entre os quais a Previdência e a aposentadoria. Apensar do sol quente e do tempo seco, a marcha reuniu mais de 10 mil trabalhadores, incluindo servidores públicos do Judiciário Federal. Matéria informa também sobre reunião do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federal (Fonasefe), ocorrida em Brasília, na mesma data.
07/09/16 – SITRAEMG realiza roda de conversa com servidores de Passos
Dentro do projeto de interiorização da entidade, SITRAEMG realiza mais uma roda de conversa/encontro com os servidores do Judiciário Federal em Passos e Região. A atividade foi coordenada pela sociologa Ana Paula, responsável de formação do Instituto Latino Americano de Estudos Socio-Esconomicos (ILAESE), abordando vários remas, entre os quais a reforma previdenciária. Representaram o SITRAEMG os coordenadores Célio Izidoro, Dirceu dos Santos, Igor Yagelovic e Vilma Lourenço.
12/09/16 – PÉ NA ESTRADA – SITRAEMG visita servidores de Poço Fundo, Caldas, Santa Rita de Caldas e Poços de Caldas
Poço-fundo
Caldas
Santa Rita de Caldas
Poços de caldas
SITRAEMG informa que, em visita a essas cidades, pelo projeto Pé na Estrada, o coordenador Igor Yagelovic debateu com os colegas vários temas de interesse da categoria, entre os quais a reforma da Previdência que era anunciada por Temer.
07/09/16 – Seminários promovidos pelo Sindicato em 27/08 são destaques em programa da TV Band Minas
SITRAEMG noticia, em seu site, que os seminários sobre Data-Base, Reformas da Previdência e Terceirização no Serviço Público e questões específicas dos Agentes de Segurança, ambos realizados no dia 27/08, em Belo Horizonte, foram destaques no programa Agenda Minas, da TV Bandeirantes Minas, parceiro do Sindicato, edição de 03/09.
27/08/16 – Confira toda a cobertura do evento realizado no sábado, 27 de agosto, no auditório do Sindicato
O Seminário sobre Data-Base, Reformas da Previdência e Terceirização do Serviço Público foi promovido pelo SITRAEMG e realizado na sede da entidade. Os palestrantes (entre parênteses, os temas das palestras): vice-presidente de Assuntos da Seguridade Social da ANFIP, Décio Bruno Lopes (Aposentadoria Especial no Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos – RPPS); Alan da Costa Macedo, bacharel em Direito, professor e coordenador de Cursos de Extensão e Pós-Graduação do IEPREV e diretor de Assuntos Parlamentares do Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV); o advogado Bruno Reis de Figueiredo, sócio do escritório Reis Figueiredo Advogados Associados e presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/MG e da Comissão Nacional de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB (“Combate à terceirização no Serviço Público e PLP 257/2016”); o advogado Rudi Cassel, da assessoria jurídica do SITRAEMG e do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados (“Aposentadoria especial dos servidores públicos”); a advogada Juliana Benício, que integra a assessoria jurídica do SITRAEMG (“Necessidade de democratização do Poder Judiciário”), o advogado Roberto de Carvalho Santos, professor de pós-graduação em Direito Previdenciário e presidente do Instituto de Estudos Previdenciários – IEPREV (“Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos e as Reformas da Previdência”). Vários filiados e membros da diretoria do Sindicato compuseram as mesas de debates e, ao final, foi servido um coquetel. Também estiveram presentes o coordenador da Fenajufe Gerardo Lima e representantes de várias outras entidades sindicais e associativas.
O coordenador do SITRAEMG participa de ato na Praça Afonso Arinos, em Belo Horizonte, dentro das atividades programadas para o “Dia nacional de luta pelo emprego e contra o corte de direitos”: contra as propostas de lei do governo Temer que preveem o congelamento de gastos públicos e dos salários do funcionalismo por 20 anos – PLP 257/16, PEC 241/16 e PEC 87/15, além da reforma da previdência – e a flexibilização das leis trabalhistas
06/08/16 – SITRAEMG realiza debate sobre o tema em Belo Horizonte
Na primeira das quatro rodas de debates sobre o tema “Quem controla o Judiciário”, promovida pelo SITRAEMG e outras entidades e realizada no hotel Normandy em Belo Horizonte, inclui entre as questões discutidas, a pauta voluptuosa do governo Temer contra o serviço público e os trabalhadores: incluindo reforma da Previdência, PEC 241/16 (limite de gastos públicos por 20 anos), PLP 257/16 (limite de gastos para os estados) e PEC 87/15 (ampliação da DRU de 20% para 30%).
04/08/16 – Vídeo derruba mais uma falácia do governo para as reformas pretendidas
SITRAEMG reproduz, em site, vídeo produzido pela Fundação Anfip de Estudos da Seguridade Social e Tributário, Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional) e Sindifisco Nacional, desmentindo a pela Fundação Anfip de Estudos da Seguridade Social e Tributário, Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional) e Sindifisco Nacional. No vídeo, é denunciado que, se se fizer uma análise das grandes empresas que mais devem impostos no País, vai-se constatar que a coincidência de que a maior parte delas é de empresas que mais receberam empréstimos subsidiados do governo, através do BNDES.
Em matéria no site, SITRAEMG anuncia o convite dele próprio e da Frente Mineira em Defesa da Previdências às “centrais sindicais, confederações, federações e sindicatos para debater sobre a conjuntura e criar uma ampla unidade de ação para resistir e enfrentar os ataques do governo Temer e dos patrões”. Os autores do convite conclamam todos a dizerem “não”: às Reformas da Previdência e Trabalhista; à terceirização: ao arrocho salarial dos servidores públicos; à retirada de recursos da saúde e da educação; ao congelamento dos gastos com serviços públicos (PEC 241, depois PEC 55 e, agora, Emenda Constitucional 95). “Nossa resposta é a mobilização”, convoca.
12/07/16 – SITRAEMG participa da reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência na Câmara
O coordenador geral Alan da Costa Macedo representou o sindicato na reunião da Frente, durante sessão da CDH da Câmara dos Deputados. A mesa contou com, entre outros debatedores, o senador Paulo Paim (PT/RS) e a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli. Em sua intervenção, o coordenador geral do SITRAEMG, entre outras coisas, reafirmou a necessidade de um discurso de unificação de forças entre todas as entidades e com um projeto de unidade de luta pela causa (contra a reforma da Previdência).
09/07/16 – AGE delibera pela realização de estudos sobre compra de imóvel
Uma das deliberações foram “formas de mobilizações para nossas pautas: reposição salarial, data-base, direito de advogar, jornada de 6 horas, assédio moral, nível superior etc.”. Durante os debates, vários servidores falaram sobre a necessidade de construir uma forte luta, em unidade com os demais funcionários públicos federais. contra a reforma da previdência e outras pautas do ainda governo interino de Temer contra o serviço público e todos os trabalhadores. Coordenadores presentes: Igor Yagelovic e Célio Izidoro.
24/06/16 – Lançada a Frente Parlamentar e Popular Mineira em Defesa da Previdência
Assim como aconteceu em relação à Frente Parlamentar Mista, o SITRAEMG ajudou a criar e participou do lançamento da Parlamentar e Popular Mineira em Defesa da Previdência, no dia 23/06, em solenidade do plenário da Assembleia Legislativa de Minas, em Belo Horizonte. Representaram o SITRAEMG os coordenadores Igor Yagelovic, Célio Izidoro e Sandro Luis Pacheco, além do assessor político Efraim Moura. Também estiveram presentes os filiados Hélio Ferreira Diogo, Iclemir Costa, Welington Gonçalves, Hebe-Del Kader Bicalho, José Francisco Rodrigues e outros. A Frente, hoje denominada Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência Social, conta com 73 entidades integrantes, incluindo o SITRAEMG.
31/05/16 – Diretoria do SITRAEMG participa do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência
A Frente foi uma iniciativa do senador Paulo Paim (PT/RS) e do deputado Arnaldo Fatia de Sá (PTB/SP), juntamente com várias entidades sindicais (entre as quais o SITRAEMG, o único sindicato da base da Fenajufe presente) e associativas, tendo em vista a decisão do governo de acabar com o Ministério da Previdência e promover uma grande reforma no sistema. Já seu lançamento, superlotou o auditório Petrônio Portella, no Senado. Pelo SITRAEMG, estiveram presentes os coordenadores gerais Alan da Costa Macedo e Igor Yagelovic, o coordenador executivo Henrique Olegário Pacheco, e o filiados Luciana Tavares e Jamilton Antônio Bitencourt Guedes.
Leia mais:
SITRAEMG presente no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, em Brasília
Frente parlamentar do Congresso dá o grito: “queremos a previdência de volta”