Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Pagamento cumulativo da GAE e VPNI dos oficiais de justiça será analisado na quarta-feira (24), pelo TCU

Compartilhe

Está na pauta da sessão do Tribunal de Contas da União (TCU) de quarta-feira, 24 de maio, às 14h30, a Representação 036450/2020-o, que trata do pagamento cumulativo da GAE e VPNI para os oficiais de justiça.

O Sitraemg, que é parte interessada no processo, estará presente, representado por membros da atual Diretoria Executiva e da futura, eleita neste mês de maio, e por advogados da assessoria jurídica.

O jurídico do sindicato fará sustentação oral pela manutenção do pagamento da gratificação com o passivo.

Tramitação do processo

A representação está sob a relatoria do ex-senador e ex-governador de Minas Gerais e hoje conselheiro do Tribunal, Antônio Anastasia.

O sindicato sustenta a legalidade do pagamento cumulativo do passivo com a gratificação.

Em parecer divulgado no dia 2 de fevereiro, o Ministério Público do Tribunal de Contas da União (MPTCU) reconheceu a legalidade.

Essa manifestação é considerada uma vitória para a categoria.

Em parecer anterior, de 2020, o MPTCU havia concordado parcialmente com a representação no TCU pela ilegalidade da cumulação. O MPTCU concordava em manter pagamento cumulativo desde que fosse absorvido por qualquer acréscimo remuneratório posteriormente.

A partir daí, a Fenajufe e alguns sindicatos filiados, entre os quais o Sitraemg, ingressaram no TCU pela legalidade da VPNI/GAE.

Sitraemg atuando em outras frentes

O coordenador do Sitraemg Alexandre Magnus e a presidente do Conselho Fiscal, Elimara Gaia, ressaltam que não é de agora a atuação da entidade em defesa do pagamento cumulativo da GAE e VPNI aos oficiais de justiça.

Eles lembram da primeira e única greve organizada pelo sindicato e pelos oficiais de Minas Gerais em prol dessa causa, em 2021.

“Importante destacar também que a Fenajufe e sindicatos de base continuarão lutando, no Congresso Nacional, pela aprovação do PL 2342/22, que coloca uma ‘pá de cal’ nesta pauta a favor dos oficiais de justiça”, acrescenta Alexandre Magnus.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags