Na manhã da última segunda-feira, 10, a presidente do SITRAEMG, Sônia Peres, e as diretoras Lúcia Bernardes e Artalide Lopes reuniram-se com o presidente do TRT, desembargador Paulo Roberto Sifuentes, e o diretor-geral, Luiz Paulo Gomes Faleiro. Além de conversarem com os anfitriões sobre diversos assuntos de interesse dos servidores, as visitantes apresentaram várias reivindicações.
O presidente do TRT ouviu atentamente os pleitos do Sindicato e prometeu se empenhar, ao máximo, para atendê-los. “Meu propósito é dar aos servidores a melhor qualidade de vida possível”, resumiu. Ao final, convidou a diretoria do SITRAEMG para palestra que será realizada no plenário do TRT da Avenida Getúlio Vargas, no próximo dia 25, às 16 horas, alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Assim que houver mais detalhes sobre este evento, serão informados pelo portal do Sindicato.
As reivindicações do Sindicato
Foro de Uberlândia – O presidente do TRT prometeu estudar o pedido do SITRAEMG para que seja feita uma reforma do prédio visando sanar o problema do arquivo do foro da Justiça do Trabalho em Uberlândia.
Incidência do Imposto de Renda sobre a URV – O desembargador Paulo Sifuentes disse que o TRT irá providenciar o levantamento dos valores já pagos, para identificação do que foi descontado a título do principal, correção monetária e juros. Só depois de feitos esses cálculos, poderá ser apurado o valor referente ao IR que incidirá sobre os juros. Em seguida, será providenciada devolução, conforme decisão do STF. Se necessário, pleiteará a verba suplementar para essa finalidade.
Reenquadramento – As representantes do SITRAEMG pediram agilidade na quitação desse passivo aos servidores, mas o presidente do TRT afirmou que ainda não teve acesso à verba orçamentária a ele destinado. Assim que tiver, providenciará o pagamento.
Auxílio transporte – O presidente do TRT determinou ao diretor-geral que estude a viabilidade do retorno desse benefício.
Criação de vagas – O SITRAEMG solicitou que, em concursos futuros, sejam destinadas vagas especificamente para o cargo de Analistas Judiciário, especialidade Executante de Mandados (Oficial de Justiça Avaliador Federal), bem como para a área administrativa propriamente dita (Recursos Humanos, Comunicação, etc.).
Reunião com concursados
Depois da reunião com as diretoras do SITRAEMG, a presidente Sônia Peres, a diretora Artalide Lopes e os dirigentes do TRT receberam uma comitiva de aprovados no último concurso promovido pelo órgão. Os candidatos a ingresso no TRT manifestaram a ansiedade de todos que ainda não foram chamados em relação à aprovação do anteprojeto que prevê a criação de 753 cargos para o TRT da 3ª Região, com a expectativa de serem nomeados antes de junho de 2009, quando vencerá o termo final de prorrogação do concurso.