Dando sequência a um trabalho de mobilização junto aos representantes das bancadas de Minas no Congresso Nacional desde que teve início o ano legislativo, no início deste mês, o SITRAEMG, representado pelo coordenador geral Carlos Humberto Rodrigues e pelo filiado Hebe-Del Kader Bicalho, já se reuniu ontem (terça-feira, 27/02), com os deputados federais Léo Motta (PSL), Enéas Reis (PSL), Dr. Frederico (PATRIOTA), Vilson da Fetaemg (PSB), Fred Costa (PATRIOTA), Padre João (PT), Weliton Prado (PROS) e Subtenente Gonzaga (PDT).
Todos esses parlamentares foram abordados durante reunião da Comissão Externa Desastre de Brumadinho, em que eram discutidas questões relativas aos crimes ambientais e trabalhistas verificados com o rompimento da barragem da Mina do Feijão, de propriedade da Vale, em Brumadinho, que devastou fauna e flora, além de propriedades vizinhas, e deixou pelo menos 310 mortos, entre encontrados e desaparecidos.
Os servidores se queixaram com os deputados sobre as grandes perdas para as aposentadorias previstas na PEC 6/2019, da Reforma da Previdência, para os servidores públicos e toda a classe trabalhadora, e principalmente para os mais pobres. A princípio, a categoria defende a rejeição da proposta do governo. Porém, não sendo possível, pleiteiam as assinaturas e apoio dos parlamentares às emendas que estão sendo apresentadas pelas várias entidades representativas dos trabalhadores e pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, que tem o SITRAEMG entre as entidades apoiadoras.
Nesta quarta-feira (27), Carlos Humberto e Hebe irão participar da reunião semanal da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, também na Câmara dos Deputados.