A caravana do Sitraemg que participou das mobilizações em Brasília convocadas pela Fenajufe, nos dias 5 e 6 outubro, esteve nos gabinetes de 40 parlamentares das bancadas mineira na Câmara e no Senado Federal. Visitaram também as lideranças de três partidos: Republicanos, PSDB e PT.
Nos diálogos com os parlamentares, os servidores mineiros reivindicaram os votos pela derrubada do Veto 51/2022, pela aprovação do PL 2441/2022, da recomposição salarial da categoria, e pela rejeição da PEC 32/2020, da Reforma Administrativa.
Integraram o grupo de mineiros os coordenadores Paulo José da Silva e Nelson da Costa Santos Neto, os diretores de base Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Rosarlete de Assis Roedel e Wesley Resende Naves, e os também filiados Clélio Dilson Lemos de Carvalho Júnior, Jussara César de Faria Nicoli, Emanuela Rodrigues Martins, Tays de Oliveira Lemos, Hinton Cesar Campos Aragão e Jordana Márcia Neves Pereira.
O grupo defendeu o voto dos deputados e senadores pela rejeição do Veto 51/2022, em sessão do Congresso Nacional. A derrubada do veto resultará no retorno dos artigos 1º e 4º à lei 14.456/2022. Tais dispositivos tratam da exigência do nível superior de escolaridade com requisito para ingresso no cargo de técnicos judiciários. Foram excluídos do texto, pelo presidente Jair Bolsonaro, ao sancionar a lei.
Os servidores também pediram aos parlamentares que se empenhem no sentido de melhorar o texto do PL 2441/2002 para a categoria. Em vez de manter a implementação da recomposição de 18% em quatro parcelas, em 2023 e 2024, modificar o texto antecipando a implementação integral do reajuste para 2023.
Sobre a PEC 32/2020, defenderam também a rejeição da proposta de reforma administrativa, para evitar prejuízos para o serviço público e a retirada de direitos dos servidores.
Além de conversarem com os deputados e senadores, o grupo entregou-lhes material informativo sobre as bandeiras de lutas da categoria.
Confira, abaixo, os gabinetes de parlamentares visitados:
No dia 4 de outubro, foram visitados os gabinetes dos deputados Leonardo Monteiro (PT), Bilac Pinto (União Brasil), Emidinho Madeira (PL), Paulo Guedes (PT), Mauro Lopes (PP), Marcelo Aro (PP), Fábio Ramalho (MDB), Marcelo Álvaro Antônio (PL), Padre João (PT), Subtenente Gonzaga (PSD), Dimas Fabiano (PP), Misael Varela (PSD), Igor Timo (Podemos), Patrus Ananias (PT), Paulo Abi-Ackel (PSDB).
No dia 5, os gabinetes dos deputados Júlio Delgado (PV), Eros Biondini (PL), Lafayette de Andrada (Republicanos), Mario Heringer (PDT), Reginaldo Lopes (PT), Odair Cunha (PT), Delegado Marcelo Freitas (União Brasil), Eduardo Barbosa (PDDB), Hercílio Coelho Diniz (MDB), Charlles Evangelista (PP), Zé Vítor (PP), Alê Silva (Republicanos) Euclydes Pettersen (PSC), Reginaldo Lopes (PT), Greyce Elias (Avante), Domingos Sávio (PL), Luis Tibé (Avante), Fred Costa (Patriota), Vilson da Fetaemg (PSB), Áurea Carolina (PSOL), Lincoln Portela (Republicanos), Rogério Correia (PT) e Zé Silva, além dos senadores Carlos Viana (PL) e Alexandre Silveira (PSD).
Assessoria de Comunicação
Sitraemg