Nesse fim de semana (sábado, 3, e domingo, 4), os coordenadores Adriana Mesquita e Wallace Marques representaram o SITRAEMG, em Brasília (DF), na Reunião Ampliada do Fonasefe/Fonacate que debateu a conjuntura de ataques aos quais vêm sendo submetidos os trabalhadores brasileiros, em especial, os servidores públicos. Conforme informações da Fenajufe, que integra o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e também esteve representada no evento, foi reforçada entre os participantes do fórum a convicção de que, com um governo cada dia mais comprometido em governar para garantir lucro ao mercado e financiando as atividades do alto empresariado que prega o estado-mínimo para os pobres e o estado-máximo para o mercado, a saída para o trabalhador é a resistência. “E não se trata de tarefa das mais fáceis com os poderes da República escancaradamente vendidos à sedução dos cargos, vantagens e propinaços de toda forma”, acrescenta a Fenjufe em matéria publicada em seu site.
Ainda de acordo com a Federação, os painéis de debates do sábado, 3, trataram do acelerado processo de desmonte do estado e dos serviços públicos com a EC 95, a terceirização e a reforma trabalhista dentre outros ataques. Já o domingo, 4, foi dia de definir as ações a serem implementadas. Com foco na “Defesa dos Serviços Públicos”, as ações têm o objetivo ainda de reforçar a luta Contra o Desmonte do Órgãos Públicos (#ContraOdesmonteDosOrgaosPublicos); Pela Revogação da EC 95 (#PelaRevogacaoDaEC95), Pela Revogação da Reforma Trabalhista (#PelaRevogacaoDaReformaTrabalhista) e Contra a Reforma da Previdência (#ContraAreformaDaPrevidencia).
Confira o calendário de atividades de mobilização definidos na reunião ampliada:
– 5 e 6 de fevereiro (5/2 e 6/2)
- Atos nos aeroportos dos Estados e em Brasília – bota-fora e recepção aos parlamentares;
– 6 de fevereiro (6/2)
- Ato na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), às 9 horas, na Audiência Pública de leitura do Relatório da CPI da Previdência – Frente Nacional contra a Reforma da Previdência;
– 6 a 16 de fevereiro (6/2 a 16/2)
- Rodada de Assembleias nos Estados para construção do dia 19 – Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência;
– 19 de fevereiro (19/2)
- Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, com greves, paralisações e mobilizações nos Estados; Lançamento da Campanha Salarial 2018 dos SPFs – servidores de Minas estarão presentes, em caravanas que estão sendo organizadas pelo SITRAEMG (inscreva-se já);
– 2 de março (2/3): Ato em defesa do Sistema Único de Saúde e Hospitais Públicos – #ForaBarros;
– 8 de março (8M): Incorporar as atividades internacionais e nacionais da luta das mulheres
SITRAEMG permanece em Brasília
Como a Audiência Pública “Relatório CPI da Previdência”, que será promovida pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, na Comissão de Direitos Humanos do Senado, e estava prevista para as 9h da manhã desta segunda-feira, 5, foi adiada para amanhã (terça-feira, 6), os coordenadores do SITRAEMG Adriana Mesquita e Paulo da Silva, que estariam no evento do Senado, participam, hoje, de um trabalho de corpo a corpo que está sendo realizado por várias entidades no aeroporto da capital federal, abordando deputados que chegam de diversos estados para as atividades legislativas da semana. Nos contatos com os parlamentares, os servidores buscam convencê-los a votarem contra a Reforma da Previdência e reforçar o recado de que, quem votar a favor, terá grandes dificuldades de se reeleger nas eleições de outubro. A mobilização no aeroporto brasiliense se repete amanhã.
Outras atividades de mobilização da semana na capital federal
Conforme divulgado neste site (confira AQUI), ainda nesta semana os coordenadores Paulo José e Adriana Mesquita estarão em outras atividades de mobilização na capital federal, sempre com foco na Reforma da Previdência, que, segundo o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), deve ser colocada em votação no próximo dia 19, logo depois do carnaval.
Confira a programação:
06/02 – Audiência Pública “Relatório CPI da Previdência”, promovida pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, na Comissão de Direitos Humanos do Senado, às 9h da manhã;
- Reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, às 14h, na Câmara dos Deputados.
07/02 – Reunião do MAS (Movimento Acorda Sociedade) para tratar das PECs, de iniciativas do MAS, em defesa da Seguridade Social; da definição de ações estratégicas do MAS para combater os atuais ataques aos direitos adquiridos dos membros das carreiras da Administração Pública Federal.