Dia Nacional de Lutas na terça-feira, 4 de dezembro

Compartilhe

Reunião ampliada aprova atos em Brasília e nos Estados pelo pagamento dos passivos e contra a retirada de direitos

Cerca de 60 servidores, vindos de vários Estados do país, participaram no domingo, 25 de novembro, de reunião ampliada da Fenajufe, em Brasília. No encontro, que reuniu representantes da Fenajufe e de sindicatos filiados [Sindjus/DF, Sintrajud/SP, Sintrajufe/RS, Sintrajufe/PI, Sinpojufes/ES, SITRAEMG, Sinjuspar/PR, Sindiquinze/SP, Sindjero/RO, Sinje/CE, Sisejufe/RJ, Sindjuf/PB, Sindjuf/PA-AP, Sintrajusc/SC, Sindjufe/MS, Sindjufe/BA, Sintrajuf/PE, Sindjus/AL e Sinjufego/GO], foi discutida a atuação da categoria nos próximos meses contra os projetos que retiram os direitos dos trabalhadores e em defesa dos interesses da categoria.

Entre um dos temas mais debatidos na ampliada foi a decisão do Conselho Nacional de Justiça de suspender todos pagamentos administrativos, referente a passivos, até que o Supremo Tribunal Federal julgue a ação popular, impetrada pelo coordenador da Fenajufe Roberto Policarpo, que contesta legalidade do recebimento das verbas pelos magistrados. As intervenções dos presentes na ampliada criticaram a postura do CNJ e reafirmaram a necessidade de intensificar a atuação da categoria em defesa do pagamento dos passivos.

Após várias avaliações, os servidores aprovaram realizar o Dia Nacional de Lutas, na terça-feira, 4 de dezembro, com mobilização em Brasília, no CNJ. Na atividade, os representantes da Fenajufe e dos sindicatos reivindicarão o pagamento dos passivos, repudiando a decisão do Conselho. A reunião ampliada também orienta que os sindicatos realizem atos nos Estados, também no dia 4 de dezembro, com os servidores nos tribunais.

Outros pontos também abordados na reunião foram: regulamentação do PCS, manutenção do recesso forense dos servidores do Judiciário, PL 319, direito de greve, PLP 01 e PL 248 [demissão do servidor estável].

Reunião ampliada em fevereiro

Além do dia Nacional de Lutas no dia 4 de dezembro, os servidores também aprovaram, como parte do calendário dos próximos meses, uma reunião ampliada no dia 24 de fevereiro, para discutir, entre outros pontos, avaliação sobre a participação da Fenajufe no GT de negociação coletiva do Ministério do Planejamento; participação na paralisação que será realizada, em abril, pelo conjunto dos trabalhadores contra as reformas; e a luta contra os PLs 1987/07 [alteração da CLT] e 1990/07 [ reconhecimento das centrais sindicais].

A convocatória da próxima reunião ampliada ainda será encaminhada pela Fenajufe a todos os sindicatos filiados.

Fonte: Fenajufe

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags