“Indefiro, nos termos do art. 102, §4º, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Publique-se. Oficie-se”. Esse é o texto do despacho que pode ser lido em espaço no site da Câmara dos Deputados reservado às informações sobre a tramitação do PL 2648/15 (confira AQUI). Refere-se ao Requerimento 2974/15, de autoria do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT/CE), por meio do qual é requerida “urgência” na tramitação do referido projeto. Quem assinou o despacho com a negativa foi o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Com essa atitude, Cunha cumpre sua palavra empenhada com os servidores do Judiciário Federal de que não permitiria o avanço desse projeto na Câmara enquanto não se resolvesse a questão do Veto 26/15 (veto ao PLC 28/15), até porque, conforme lhe havia sido convincentemente explicado, o PL 2648/15 não é fruto de negociação com a categoria e, em vez de repor as perdas salariais de quase uma década, rebaixa os vencimentos desses servidores.
“Isto é o mínimo que nós podemos esperar da ‘casa do povo’, que já votou o PLC 28/15 em várias comissões, e o aprovou, além do quê todos os deputados já sabem que esse projeto é o que foi referendado e aprovado pela categoria, em assembleias em todos os estados e no Distrito Federal. Também era de se esperar que a bancada do governo, liderada por deputados do PT, a exemplo de José Guimarães – que, como se sabe, já esteve envolvido em suspeitas de corrupção, tendo sido pego com milhares de dólares ‘na cueca’ (veja AQUI) – trabalhasse contra os servidores do PJU e MPU. Mesmo dentro de um cenário adverso, a categoria e os mineiros estarão em Brasília, no dia 22, pela derrubada do Veto 26/15”, comenta o coordenador geral do SITRAEMG. “Vamos todos, colegas, nos inscrever para as caravanas que sairão de Belo Horizonte na segunda-feira, 21, para invadir a capital federal e pressionar os deputados e senadores a dizerem “Não” ao Veto 26/15, na sessão do Congresso Nacional do dia 22, terça-feira, às 19 horas”, convoca o coordenador do Sindicato.
Para saber mais sobre as caravanas, clique AQUI.
As inscrições para as caravanas que sairão de BH devem ser feitas pelo e-mail caravana@sitraemg.org.br/, fornecendo o nome e números da Carteira de Identidade e do telefone celular. Mais de 200 servidores já se inscreveram.
Interior
Os servidores do interior que queiram ir à capital federal devem elaborar a lista de interessados, providenciar orçamentos do meio mais adequado para o transporte do grupo e enviá-los ao SITRAEMG, pelo e-mail margareth@sitraemg.org.br/, para avaliação. Para mais esclarecimentos, ligue (31)4501-1500 ou 0800.283-4302, e fale com a funcionária Margareth.
O SITRAEMG pede a todos os servidores que somente se inscrevam nas caravanas se tiverem a convicção de que poderão viajar. Isto porque, nas últimas viagens, muitos que estavam inscritos não compareceram no momento do embarque, gerando uma despesa desnecessária para o Sindicato, em um momento em que a greve e as atividades de mobilização, sobretudo as idas a Brasília, têm gerado altos custos.