SITRAEMG vai ao TRE-MG apurar informações de aumento da jornada de trabalho

Compartilhe

A diretoria executiva do SITRAEMG esteve na tarde de hoje, 18, no TRE-MG para se apresentar oficialmente à Presidência da Casa. Os coordenadores Igor Yagelovic (geral), Vilma Lourenço de Oliveira e Etur Zehuri (executivas), além do advogado da Assessoria Jurídica Daniel Felipe Oliveira Hilário, representaram o Sindicato, enquanto o tribunal eleitoral contou com seu presidente, o desembargador Wander Paulo Marotta Moreira, e o diretor-geral Adriano Denardi Junior.

A partir da esquerda: a coordenadora sindical Etur Zehuri; o diretor-geral do TRE Adriano Denardi Junior; o coordenador-geral Igor Yagelovic e a coordenadora Vilma Lourenço; o presidente do TRE desembargador Wander Marotta; e o advogado do SITRAEMG Daniel Hilário (Foto: Janaina Rochido)
A partir da esquerda: a coordenadora sindical Etur Zehuri; o diretor-geral do TRE Adriano Denardi Junior; o coordenador-geral Igor Yagelovic e a coordenadora Vilma Lourenço; o presidente do TRE desembargador Wander Marotta; e o advogado do SITRAEMG Daniel Hilário (Foto: Janaina Rochido)

Apesar da apresentação ser parte da pauta da reunião desta tarde, o objetivo principal dos coordenadores sindicais no TRE foi esclarecer informações de que o tribunal pretende oficializar a jornada de trabalho de sete horas para seus servidores durante todo ano. Atualmente, esta jornada é cumprida somente em período eleitoral (1º de julho até 19 de dezembro, data limite para diplomação dos eleitos).  Igor Yagelovic explicou que há um temor dos servidores de que a jornada de sete horas se estenda para além do período eleitoral, de forma definitiva.

O diretor-geral e o presidente do tribunal alegaram que não há nenhuma decisão do órgão nesse sentido, e que este é um assunto que merece ser estudado com cuidado. Wander Marotta ainda acrescentou que qualquer decisão sobre isso deverá ser tomada pelo próximo presidente da Casa (desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que tomará posse em 27 de junho), posto que seu mandato termina na próxima semana. Questionado pela coordenadora Etur Zehuri, Marotta, no entanto, comprometeu-se a adiantar o assunto para o próximo presidente.

Durante a reunião, os participantes também comentaram a respeito da campanha salarial dos servidores e as mobilizações porvir. A coordenadora Vilma Lourenço expôs como o substitutivo do PL 6613/2009 está caminhando em Brasília e ressaltou que a categoria precisa construir o movimento, porque tudo conseguido até hoje foi por meio de greves e de muita pressão. O perigo das carreiras exclusivas e a ameaça representada pela PEC 59/2013 também foram alvo de críticas na reunião – tudo isso, na visão de Vilma, somado à incerteza quanto à jornada de trabalho, contribui para um aumento da ansiedade entre os servidores.

Finda a reunião, o SITRAEMG já se comprometeu a agendar nova visita ao TRE assim que o novo presidente tomar posse e retomar as discussões sobre demandas pendentes dos servidores.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags