Nos últimos tempos, vimos pautada e noticiada na imprensa, diariamente, uma avalanche de denúncias de esquemas de corrupção e desvios de verbas nos mais diversos órgãos e empresas do setor público do nosso país. Prática execrável que remonta aos primórdios da nossa história, a lida obscura com o erário e com a “coisa” pública, também historicamente, tem privado o nosso povo de serviços públicos dignos e de qualidade nas áreas de saúde, educação, habitação, transporte e segurança, apesar de pagarmos as mais altas taxas – e a maior quantidade – de impostos do mundo e de acumularmos uma dívida pública que ultrapassa a casa dos 4 trilhões de reais e ainda abocanha, somente com a amortização dos juros, metade do orçamento anual da União. Sai um governo, entra outro, os maus hábitos de surrupiar os recursos públicos são os mesmos. Costumam variar, apenas, os nomes dos partidos políticos ou das pessoas.
Em maio de 2012, entrou em vigor a Lei Federal nº 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), que obriga todos os órgãos públicos do nosso país, sejam da União, dos Estados ou dos Municípios, darem publicidade e facilitarem o acesso dos cidadãos a todas as informações a eles pertinentes, tais como dados contábeis, critérios utilizados para arrecadação e gastos, entre outros. Talvez a vigência da LAI tenha sido o maior facilitador do acesso da mídia a esses esquemas, para a divulgação sistemática dos mesmos e evidenciação dos nomes dos criminosos envolvidos.
As empresas e demais instituições privadas também não estão imunes a esse tipo de comportamento promíscuo. Acabam muitas vezes inviabilizadas em consequência da gestão irresponsável ou desonesta, gerando prejuízos para aqueles que nelas investiram como sócios, donos ou credores.
Dentro do compromisso de campanha de dar legitimidade e transparência aos seus atos, a atual Diretoria Executiva do SITRAEMG, desde que iniciou seu mandato, vem procurando dar vez e voz aos seus filiados nos atos públicos, assembleias e reuniões de segmentos de servidores e dela própria com as administrações dos tribunais. Um exemplo disso, também é convidar para as reuniões com as Administrações dos Tribunais filiados que não fazem parte do corpo diretivo do Sindicato. Além disso, vem publicando sistematicamente, nos veículos de comunicação do Sindicato, todas as informações acerca de suas ações e dos serviços oferecidos pela entidade.
Agora, chegou a vez de tornar públicas as informações sobre como e em que está sendo aplicado cada centavo arrecadado com as mensalidades dos seus filiados. Tais dados passam a ser disponibilizados, de forma permanente e atualizada, no link “Prestação de Contas” que acaba de ser criado neste site. Neste link no site constarão as planilhas dos balancetes (financeiros e patrimoniais) que ficarão disponíveis para toda a categoria. Não tenham dúvidas, que esta medida da gestão 2014/17 representa um marco histórico para o SITRAEMG, para as gestões futuras e categoria.
Só com transparência e seriedade podemos merecer o respeito dos nossos filiados.
Acesse os links abaixo e confira e analise as contas do seu Sindicato. Se ficar alguma dúvida, procure-nos. Teremos o maior prazer em dirimir as suas dúvidas.
09/03/24 – Filiados aprovam os três temas da AGO deste sábado, 9 de março
– Arquivo da Prestação de Contas de junho a dezembro/2023
– Arquivo da Proposta Orçamentária para 2024
Confira abaixo, links dos três vídeos da AGO de 17/06/16, que aprovou as contas do SITRAEMG de janeiro a dezembro de 2015:
- Parte 1 – https://www.youtube.com/watch?v=ky6uA6XRFuE
- Parte 2 – https://www.youtube.com/watch?v=eBsAhSf64Mw
- Parte 3 – https://www.youtube.com/watch?v=Ge7X7QXswnk
18/11/22 – AGO – Assembleia aprova contas do Sitraemg de 2021
25/06/21 – AGO – Aprovado parecer do Conselho Fiscal para as contas do Sitraemg relativas ao exercício de 2020
22/11/20 – AGO – Servidores do PJU aprovam prestação de contas da Diretoria
Links dos vídeos da AGO:
- https://youtu.be/Duuer7oECr0
- https://youtu.be/ivVX8caKZdk
Exercício de 2018 – Filiados aprovam contas de janeiro a dezembro/2018
Link do vídeo da AGE e AGO: https://youtu.be/Duuer7oECr0
Prestação de contas do exercício de 2018
Exercício de 2017 – Filiados aprovam contas de janeiro a maio e de junho a dezembro/2017
Prestação de contas do exercício de 2017
Janeiro a dezembro de 2015 – Filiados aprovam, por unanimidade, as contas do SITRAEMG relativas ao período de janeiro a dezembro de 2015
Janeiro a dezembro de 2015 – parecer do Conselho Fiscal
Janeiro a dezembro de 2015 – prestação de Contas
Planejamento Orçamentário para 2016
Janeiro a junho de 2015 – prestação de contas
Janeiro a junho de 2015 – apresentação em PowerPoint
Muito obrigado!
DIRETORIA COLEGIADA DO SITRAEMG (Gestão 2017 – 2020)