O coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus esteve na cidade de Porto Alegre, visitando os locais de trabalho dos servidores do PJU da cidade. A viagem faz parte do programa Pé na Estrada e tem o objetivo de aproximar o Sindicato dos filiados do interior. Segundo o coordenador, o programa resgatar um modelo de Sindicalismo à moda antiga, “Vamos em cada tribunal olhar no olho de cada servidor para informar e buscar o feedback pessoalmente, com toda sorte de elogios e criticas”, disse.
A adesão dos servidores, dos três órgãos do Judiciário Federal, de Pouso Alegre ao Sindicato é alta. Cerca de 75% dos servidores já são filiados, e tem apresentado um crescimento constante. Só nesta última visita 3 novas servidoras se filiaram ao SITRAEMG, as servidoras Rose, Thais e Rosemere da Justiça do Trabalho. Elogiando o bom trabalho desenvolvido pela diretoria, disseram que o número de filiações promete crescer ainda mais. Magnus explicou que, hoje, o SITRAEMG já é o terceiro maior Sindicato do PJU, no ranking nacional. “Foram mais de 1000 filiações nessa gestão, o que nos fez deixar de ser o sétimo maior sindicato do PJU para ser o terceiro”, e completou “percebemos que essa é a resposta e o reconhecimento da categoria mineira ao trabalho que está sendo feito”.
Em sua intervenção, Alexandre Magnus agradeceu os elogios e destacou o trabalho feito na mobilização da greve de 2015 e a sua crucialidade para aprovação da reposição salarial este mês. O sindicalista informou sobre a folha de pagamento suplementar dos dez dias já providenciada pelos Tribunais mineiros, e sobre o AQ dos técnicos (5%), bem como as várias bandeiras de luta que o SITRAEMG tem atuado, como: A data-base, nível superior para técnicos (NS), PLN 03/16, direito de advogar, jornada de 6h, PEC 555 e a luta contra a carreira exclusiva nos Tribunais Superiores.
O coordenador falou também do fortalecimento do setor jurídico do Sindicato, com a contratação da Drª Juliana Benício. Outro assunto abordado foi o investimento, de forma subsidiária, no setor de convênios. Magnus destacou o convênio com o Eco cursos, “centenas de servidores filiados ao SITRAEMG já estão usufruindo sem pagar nada. Os cursos podem ser feitos em casa (a distância) e ainda servem para fins de adicional de qualificação”, explicou.
O Sindicalista também informou que o SITRAEMG está em constante circuito em Brasília, tanto no Congresso Nacional, como nos Tribunais Superiores e Conselhos Superiores, negociando e convencendo parlamentares, conselheiros e magistrados para a efetivação dessas pautas. Além disso, o Sindicato tem mantido um dialogo franco e aberto com as administrações dos Tribunais Regionais para a implementação das pautas que forem conquistadas. Segundo o coordenador, o SITRAEMG não é Sindicato de pauta única, “temos várias demandas a serem conquistadas, mas também temos que lutar para manter os direitos existentes”.
Magnus também informou que a diretoria do SITRAEMG já está participando da Comissão de Teletrabalho e da Comissão de Reestruturação de Cargos e Funções dos Tribunais, decorrentes das novas resoluções do CNJ, publicada este ano. E alertou que a Federação e toda a categoria devem ficar atentas as novas mudanças, e intervir para que elas não prejudiquem os servidores.
Além de levar informação aos filiados, o programa Pé na Estrada também cumpre um papel importante de fiscalização das condições de trabalho dos servidores do interior. Muitos servidores sofrem com problemas de saúde que poderiam ser facilmente evitados com um bom planejamento e manutenção da estrutura e uma maior preocupação com a ergonomia. Na Justiça Federal de Pouso Alegre, o coordenador encontrou uma porta com altura fora dos padrões exigidos pelas normas de segurança, e levará o caso para a assessoria Jurídica do Sindicato tomar as devidas providências.