Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Vitória! Senado aprovou o PL 2447/22 que regulamenta polícia judicial

Depois da atuação na Câmara dos Deputados, sindicato mobilizou senadores até a aprovação do Projeto que redefine a carreira e  regulamenta gratificações
Compartilhe

O Sitraemg acompanhou no Senado, em Brasília,  toda a tramitação e a aprovação no início da noite desta quarta-feira (10) do Projeto de Lei 2447/22, de autoria do Supremo Tribunal Federal, que altera a Lei nº 11.416/2006 e redefine a carreira, regulamenta e fortalece a Polícia Judicial no âmbito do Poder Judiciário da União.

O substitutivo à Lei aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado permite o acúmulo da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) com funções comissionadas ou cargos em comissão, permite o porte de arma e  define as denominações de inspetor e agente de polícia judicial.

No dia da votação final, o coordenador Nelson da Costa Santos esteve no gabinete dos senadores Otto Alencar (PSD/BA) , presidente CCJ, e  Cleitinho Azevedo (Republicanos) defendendo a importância da aprovação da matéria para a regulamentação da atividade de Polícia Judicial.

“Nas conversas defendemos a importância do PL que não tem custo orçamentário e é importante para organizar a carreira de milhares de policiais judiciais nos quatro tribunais (TRT3, TRE-MG, Justiça Militar e TRF6).”, explica o dirigente sindical.

Com a aprovação no Plenário, o projeto segue agora para sanção presidencial. Até a transformação em lei, o processo será acompanhado pelo Sitraemg.

Trabalho conjunto

Antes da aprovação definitiva, na manhã da quarta-feira, 10 de dezembro, o coordenador do Sitraemg Nelson da Costa e o presidente da Assejus, Fernando Freitas, articularam-se com senadores os próximos passos da tramitação do PL 2447/2022 na Casa.

Justiça Eleitoral

O Sitraemg também atuou na Câmara dos Deputados em busca de apoios para a  aprovação do PL 4/2024, que cria cargos efetivos no Tribunal Superior Eleitoral e nos Tribunais Regionais Eleitorais.

O PL aguarda inclusão na pauta para a votação na  CCJC da Casa Legislativa desde agosto, quando o  relator na Comissão, deputado Domingos Neto (PSD/CE), apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica da matéria.

(Matéria atualizada em 11.12.2025)

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags