O SITRAEMG lembra a todos os servidores do Judiciário Federal que a PEC 6/2019, da Reforma da Previdência, foi aprovada, por enquanto, apenas em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados. Para ser promulgada, ainda terá que percorrer um longo caminho no Congresso Nacional: na Câmara, votação em segundo turno no plenário; no Senado, apreciação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e Comissão Especial, além de votação em dois turnos no plenário.
Significa dizer que, apesar da força do rolo compressor do governo, há espaço e tempo suficientes para reação de toda a classe trabalhadora e intensificação da luta para impedir que a proposta avance no Legislativo. Mas essa reação deve se materializar com a presença efetiva e entusiasmada dos trabalhadores nas mobilizações de rua. Afinal, é de conhecimento de todos aquela famosa frase segundo a qual “político tem medo é de povo nas ruas”. E isso é fato.
Diante disso, o SITRAEMG, além de enviar uma caravana para as mobilizações da semana em Brasília (os coordenadores Carlos Humberto Rodrigues e Paulo José da Silva, e os seguintes colegas filiados: Alvilene Denise de Araújo Cunha, do TRE-BH; Lourivaldo Antonio Duarte, d JF-Divinópolis; Luiz Fernando Rodrigues Gomes, aposentado/TRT; Monalisa Prado, do TRT-Juiz de Fora; Lúcia Maria Bernardes de Freitas, aposentada/TRT; Rosarlete de Assis Roedel, aposentada/TRE;, Dagmar de Carvalho Garcia, aposentada/TRE), convoca os servidores do PJU também para as atividades do Dia Nacional de Mobilização (13 de agosto), em Minas.
No dia 13/08 (terça-feira), das 12h30 às 14h, haverá Ato Público em frente ao prédio da Justiça Federal da Avenida Álvares Cabral, 1.741, Santo Agostinho, em Belo Horizonte. O SITRAEMG orienta os servidores do interior a também promoverem manifestações, na mesma data e horário, também em suas cidades, unidos com colegas de outros órgãos do Judiciário Federal e, se possível, com outras categorias de servidores e trabalhadores da iniciativa privada.
Calendário nacional de mobilizações da Fanajufe e Fonasefe
Com a participação da caravana do SITRAEMG nas atividades em Brasília.
05 e 06/08 – Mobilização no aeroporto de Brasília e em frente à Câmara dos Deputados.
05/08 – Ato Nacional Unificado “Saúde, Democracia e Direitos Sociais” (promovido pelo Conselho Nacional de Saúde), em frente ao Museu Nacional, em Brasília.
07 a 09/08 – Trabalho de diálogo com os deputados, na Câmara.
06/08 – Ato, às 14h, no Anexo 2 da Câmara dos Deputados, contra a Reforma da Previdência.
06/08 – Reunião do Jurídico (das entidades que integram o Fonasefe) em Brasília para debate sobre os projetos que atacam os servidores e suas organizações.
13/08 – Dia Nacional de Mobilização e Paralisações e Greves, em defesa da educação, emprego e pela aposentadoria (contra a Reforma da Previdência), nos estados e em Brasília.
14/08 – Marcha das Margaridas e Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília.