Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg participa de debate na Câmara sobre o descaso com o serviço público

Compartilhe

“Onde está o rombo das contas públicas? No serviço público ou no Sistema da Dívida?”.

Esse foi o tema do seminário “I Seminário das Frentes Parlamentares sobre ‘Limite dos Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública’ e ‘Contra os Juros Abusivos”.

O evento foi realizado no dia 21 de novembro, na Câmara dos Deputados. O Sitraemg foi representado pela coordenadora Joana D`arc Carvalho.

Integraram a mesa de debates a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli; o professor e pesquisador da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Mackenzie Rio, Miguel Bruno; e o economista, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e consultor da Organização das Nações Unidas, Ladislau Dowbor.

A coordenadora do Sitraemg Joana D`arc Carvalho (à direita), com a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli…

A luta dos servidores pela valorização do serviço público e pela recomposição das perdas salariais foi um dos assuntos destacados.

Ao falar sobre “Financeirização e austeridade fiscal no Brasil: uma simbiose antidesenvolvimento”, o professor Miguel Bruno tratou do arcabouço fiscal.

… com com exemplar do livro “No horizonte do bom senso”

Segundo disse, embora diferente do extinto “teto de gastos”, a nova regra continua sendo usada para impedir o crescimento do Brasil. “Hoje podemos dizer que o Brasil é um estado capturado pelos setores financeiros”, disse.

A economista Maria Lúcia Fatorelli destacou alguns dos desafios de luta da Auditoria Cidadã da Dívida. Entre eles, estão a busca da limitação dos juros em lei, a realização da auditoria da dívida com participação social e a derrubada da PEC 32/20, da reforma administrativa.

O evento também marcou o lançamento do livro “No horizonte do bom senso”, do professor Ladislau Dowbor. A obra faz um resgate da função social da economia, como uma questão “dignidade humana”.

As frentes parlamentares sobre ‘Limite dos Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública’ e ‘Contra os Juros Abusivos” são coordenadas, respectivamente, pelos deputados Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

Com informações da Fasubra e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags