“Onde está o rombo das contas públicas? No serviço público ou no Sistema da Dívida?”.
Esse foi o tema do seminário “I Seminário das Frentes Parlamentares sobre ‘Limite dos Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública’ e ‘Contra os Juros Abusivos”.
O evento foi realizado no dia 21 de novembro, na Câmara dos Deputados. O Sitraemg foi representado pela coordenadora Joana D`arc Carvalho.
Integraram a mesa de debates a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli; o professor e pesquisador da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Mackenzie Rio, Miguel Bruno; e o economista, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e consultor da Organização das Nações Unidas, Ladislau Dowbor.
A luta dos servidores pela valorização do serviço público e pela recomposição das perdas salariais foi um dos assuntos destacados.
Ao falar sobre “Financeirização e austeridade fiscal no Brasil: uma simbiose antidesenvolvimento”, o professor Miguel Bruno tratou do arcabouço fiscal.
Segundo disse, embora diferente do extinto “teto de gastos”, a nova regra continua sendo usada para impedir o crescimento do Brasil. “Hoje podemos dizer que o Brasil é um estado capturado pelos setores financeiros”, disse.
A economista Maria Lúcia Fatorelli destacou alguns dos desafios de luta da Auditoria Cidadã da Dívida. Entre eles, estão a busca da limitação dos juros em lei, a realização da auditoria da dívida com participação social e a derrubada da PEC 32/20, da reforma administrativa.
O evento também marcou o lançamento do livro “No horizonte do bom senso”, do professor Ladislau Dowbor. A obra faz um resgate da função social da economia, como uma questão “dignidade humana”.
As frentes parlamentares sobre ‘Limite dos Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública’ e ‘Contra os Juros Abusivos” são coordenadas, respectivamente, pelos deputados Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Lindbergh Farias (PT-RJ).
Com informações da Fasubra e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).
Assessoria de Comunicação
Sitraemg