O Sitraemg esteve em 11 cidades do interior do estado, nos Vales do Aço, Rio Doce e Mucuri, no período de 7 a 11 de novembro, visitando os locais de trabalho em mais uma etapa do projeto Pé na Estrada.
Foram visitadas as unidades das Justiças Eleitoral, Federal e do Trabalho de Ipatinga, Governador Valadares e Teófilo Otoni; das Justiça Eleitoral e do Trabalho de Itabira, João Monlevade, Timóteo, Coronel Fabriciano, Itambacuri, Carlos Chagas e Nanuque; e o cartório eleitoral de Nova Era.
Em todos esses locais, o coordenador executivo Nelson da Costa Santos Neto conversou com os colegas sobre as principais lutas da categoria neste momento, no Congresso Nacional: o PL 2441/2022, da recomposição salarial; o Veto 51/2022, do nível superior dos
técnicos judiciários; e a PEC 32/2020, da Reforma Administrativa.
Em Monlevade, Nelson foi acompanhado pela coordenadora regional Marisa Campos Tomaz, que é servidora do fórum trabalhista local.
Sobre o PL 2441/2022, em tramitação na Câmara dos Deputados, os representantes do sindicato lembraram que a proposição prevê um reajuste de 18%, a ser implementado em quatro parcelas, em 2023 e 2024. A categoria defende a incorporação do percentual aos salários dos servidores integralmente em 2023.
O Veto 51/2022 aguarda votação que deve ocorrer em sessão conjunta (Câmara e Senado) do Congresso Nacional. A luta é pela derrubada do veto, para que os artigos 1º e 4º do PL 3662/2021 sejam reincorporados ao texto, que já se tornou lei 14.456/2022. Os artigos tratam da criação da exigência do nível superior de escolaridade para ingresso no cargo de técnico judiciário.
E a PEC 32/2020 já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e Comissão Especial da Câmara. Graças à luta dos servidores públicos, em âmbito nacional, sua tramitação não teve prosseguimento na Casa. Logo após o segundo turno das eleições deste ano, ocorrido no dia 30 de outubro, o Colégio de Líderes da Câmara se reuniu e decidiu não mais pautar a matéria neste ano. Mas a mobilização pela rejeição da matéria continua, pois ela prevê o sucateamento do serviço público e a retirada de direitos dos servidores.
No cartório eleitoral de Governador Valadares, os servidores reclamaram e o coordenador do Sitraemg Nelson da Costa pôde constatar, diversos problemas que caracterizam situação de insalubridade no imóvel.
Sem janelas, o ar não circula. Os aparelhos de ar condicionado não funcionam, nesta época do ano de muito calor. E o piso está todo prejudicado, irregular.
Confira o vídeo:
Convênios
Também foram relatados aos servidores, nessas visitas pelo Pé na Estrada, os inúmeros convênios disponibilizados pelo Sitraemg aos seus filiados e filiadas. Foram destacadas, de forma especial, as parcerias com o Ecocursos, LeCumpom, Gympass e o Grupo Zelo.
Com o Ecocursos, oferece cursos a distância inteiramente grátis para filiados(as) e dependentes. Cada filiado(a) tem direito a até três cursos ou 360 horas de curso dentro de cada semestre. São 38 cursos jurídicos de aperfeiçoamento, atualização, capacitação e treinamento profissional a distância, além dos cursos profissionalizantes. Mais detalhes aqui.
O LeCupom, cuja empresa é sediada em Belo Horizonte, é um aplicativo por meio do qual os filiados e filiadas têm acesso a mais de 24 mil estabelecimentos e 3 mil marcas (de produtos e serviços) físicas e online em todo o Brasil. Mais detalhes aqui.
As parcerias com a Gympass e o Grupo Zelo estão ainda em fase final de conclusão dos contratos e serão mais amplamente divulgadas nos próximos dias.
Gympass é uma rede de academias com mais de 1.400 unidades no Brasil e no exterior. O(a) filiado(a) interessado(a) terá um desconto bastante especial nas mensalidades.
Já o Grupo Zelo disponibiliza planos funerários para o(a) filiado(a), podendo ser estendido também aos familiares. Os(as) beneficiários obtêm o direito aos serviços funerários, do traslado ao sepultamento do corpo, incluindo o velório, quando falecerem.
Assessoria jurídica, DSTCAM e filiação
Os coordenadores do Sitraemg também lembraram aos servidores visitados que os(as) filiados(as) têm direito a assessoria jurídica, beneficiando-se em todas as ações coletivas ajuizadas pelo sindicato, bem como em causas individuais.
Frisaram, porém, que só os filiados e as filiadas podem ter acesso a todos os benefícios dos convênios e assessoria jurídica, assim como a assistência através do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM). Para se filiar, veja aqui.
Assessoria Jurídica
SITRAEMG
Mais fotos: