Sitraemg esclarece sobre precatórios 2022, 2023 e 2024

Compartilhe

Considerando que o Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria de votos nas ADIs 7047 e 7064, declarou inconstitucionais as alterações implementadas em 2021 através das Emendas Constitucionais 113 e 114, incluindo aquela que estabelecia um limite para o pagamento dos precatórios entre 2022 e 2026, foi concedida à União autorização para abrir créditos extraordinários destinados aos precatórios não quitados.

Em decorrência disso, os filiados que possuem processos de execução dos quintos e precatórios expedidos para pagamento no período de 2022 a 2024 já tiveram os valores depositados.

De acordo com o TRF 1, responsável pelo processamento e pagamento dos precatórios de 2022 e 2023, foram quitados os precatórios alimentares e comuns, exceto FUNDEF. E o TRF6, todos os alimentares e cerca de 20% dos não alimentares.

Aproximadamente 259 filiados foram contemplados com os pagamentos desses precatórios quitados referentes à  execução dos quintos.

O Sindicato informa que o saque pode ser realizado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, a depender do Banco em que o valor do precatório foi depositado. Para o levantamento, basta levar documento de identificação oficial com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Além disso, alguns precatórios foram depositados com bloqueio, isso é, para o seu levantamento é necessário que seja realizado mediante alvará ou o desbloqueio por parte do Juízo da Execução, tendo em vista que fora identificado irregularidade na situação cadastral do CPF/CNPJ perante a Receita Federal, do exequente no momento do pagamento, conforme disposto no artigo 45, §2º, da Resolução CJF nº 822/2023.

Os filiados que se encontrarem nessa posição deverão apresentar ao Jurídico do Sitraemg, pelo e-mail: juridico@sitraemg.org.br, a comprovação de regularidade cadastral do CPF/CNPJ.

A consulta pode ser realizada pelos links: https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp e https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidaointernet/PF/EmitirPgfn (A aceitação desta certidão está condicionada à verificação de sua autenticidade na Internet, nos endereços <http://rfb.gov.br> ou <http://www.pgfn.gov.br>).

Após o envio dos documentos solicitados, será peticionado nos autos do Juízo da Execução, solicitando o desbloqueio do alvará ou o pagamento mediante alvará.

Deduções

Observa-se ainda que, do montante depositado, no momento do saque, será deduzido o valor correspondente à contribuição previdenciária, que via de regra será de 11% sobre o valor bruto. Essa porcentagem pode ser consultada no processo individual da execução.

Poderá, ainda, ser retido na fonte o valor referente ao Imposto de Renda, no momento do saque. O cálculo deve ser realizado levando-se em consideração a modalidade de cálculo para os Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA), que são os valores acumulados recebidos de uma vez só, e a quantidade de parcelas de exercícios anteriores.

Isso é, os cálculos são realizados de acordo com a quantidade de meses acumulados para encontrar uma nova tabela IRRF que é aplicada ao pagamento acumulado separadamente dos valores do ano atual. Ou seja, se o banco pagador fizer a retenção pelo regime de caixa, o Sitraemg buscará, caso haja, diferenças pelo cálculo no regime de competência (RRA).

Por fim, o Sindicato irá informar os filiados contemplados pelos depósitos dos precatórios de 2022, 2023 e 2024, por e-mail, bem como se o/a servidor/a possui pendência para o levantamento dos valores.

O coordenador do Sitraemg Alexandre Magnus avalia como sendo vitoriosa a campanha da direção sindical para que as ações retornassem a seu curso e os pagamentos dos precatórios de processos individuais virem realidade para os filiados.

Sitraemg presente na luta, filie se e fortaleça seu sindicato aqui !

http://www.sitraemg.org.br/filie-se/

 

Saiba mais

TRF1

TRF6

Leia mais

Sitraemg alerta sobre tentativa de golpe em pagamentos de precatórios

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags