Servidores voltam a negociar com o Planejamento nesta terça (17)

Compartilhe

Representantes do funcionalismo voltam ao Ministério do Planejamento, nesta terça-feira (17), para defender as reivindicações da categoria, na segunda rodada das negociações iniciadas após a Marcha dos Servidores, manifestação que levou perto de 15 mil pessoas a Brasília em abril. Vão estar em pauta a negociação coletiva nos serviços públicos, a Convenção 151, que aborda o direito à organização sindical, e as oficinas que podem ser convocadas para tratar dos projetos que contrariam os interesses dos servidores e tramitam no Congresso Nacional.

A reunião anterior, ocorrida no dia 4 de maio, tratou de quatro projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional: MP 520/2010, que cria uma empresa para gerenciar hospitais; PL 1992/2007, relativo à previdência complementar do funcionalismo e o fim da aposentadoria integral; PLP 549/2009, que congela os salários; e o PLC 248/1998, referente à demissão por insuficiência de desempenho.

Apenas com relação a este último, o representante do governo, Duvanier Paiva Ferreira, secretário de Recursos Humanos do Planejamento, disse não haver interesse do Planalto em aprová-lo. Mas ressalvou que o governo quer aprofundar os mecanismos de avaliação de desempenho, que hoje estão relacionados em diversos setores a gratificações de valores variáveis, sem que isso seja usado para justificar demissões, como prevê o PLC 148.

O secretário defendeu os demais projetos, mas se mostrou favorável a realização de oficinas e da abertura de um debate maior antes que eles sejam levados à votação. A reunião desta terça deverá tratar do calendário de oficinas a serem realizadas sobre estes temas.

Representantes da federação nacional (Fenajufe) pretendem participar da reunião, apesar de o governo insistir em excluir as entidades do Judiciário e do Legislativo da mesa de negociação, posição contestada pelo conjunto dos sindicatos e federações que participam das reuniões.

Por Hélcio Duarte Filho

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags