O senador Renato Casagrande (PSB-ES), relator da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas,e os 12 deputados federais que acompanham a expedição brasileira na Antártica devem sair nesta segunda-feira (28) de Punta Arena (Chile), com destino ao Rio de Janeiro. Os parlamentares não puderam retornar ao Brasil no domingo (27), como estava previsto, devido ao mau tempo no local.
Segundo a assessoria parlamentar da Marinha, a volta dos parlamentares só será providenciada quando as condições climáticas garantirem segurança para o vôo. O senador e os deputados, que estão hospedados na base chilena à espera do embarque, participam de expedição oficial à Antártica desde a última terça-feira (22).
Os parlamentares acompanham o trabalho desenvolvido na Estação Antártica Comandante Ferraz, sede das atividades brasileiras do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), a convite da Marinha do Brasil, por meio da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM). A finalidade dessa iniciativa é incentivar a troca de informações e o apoio logístico à estação.
Além de Casagrande, compõem a delegação o 2º vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP), e os deputados Moreira Mendes (PPS-RO), Lelo Coimbra (PMDB-ES), Colbert Martins (PMDB-BA), Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), Paulo Teixeira (PT-SP), Jorginho Maluly (DEM-SP), Maria Helena (PSB-RR), Fábio Ramalho (PV-MG), Luciano Pizzatto (DEM-PR), Fernando Chucre (PSDB-SP) e Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ).
Fonte: Agência Senado