“O serviço público salva vidas e estamos lutando contra o desmonte do serviço público em defesa da população”. Esse foi o tom da fala do coordenador do Sitraemg Nelson da Costa Santos Neto, na audiência pública em defesa da recomposição salarial para o conjunto do funcionalismo público.
Organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, a audiência aconteceu na terça-feira (15), no Plenário 3, da Câmara dos Deputados, em Brasília. A audiência contou com o apoio da Minoria da Casa, composta pelos partidos PT, PDT, PCdoB, REDE, Psol e PSB.
Contanto com a presença de parlamentares e representantes de outras entidades sindicais, o evento foi transmitido pelas redes sociais. Veja aqui. Além da audiência pública, os servidores realizam um ato em frente à Esplanada dos Ministérios na manhã de quarta-feira (16).
Em campanha desde janeiro, os servidores públicos federais reivindicam 19,99% de recomposição salarial, referente à inflação acumulada entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021.
Na audiência pública, Nelson resgatou a luta contra a PEC 32, da reforma administrativa, e alertou para o risco de ela ser votada após as eleições de outubro. Ele enfatizou que neste momento a mobilização é pela recomposição salarial e pela valorização do servidor público.
“Nós somos úteis ao nosso país, porque nós somos responsáveis. Exercemos nossas funções com amor, gentileza e dedicação. Querem nos desvalorizar para nos derrotar, mas não vão conseguir”, afirmou.
O coordenador do Sitraemg usou uma analogia para dizer que um dos objetivos da mobilização é persuadir os críticos do serviço público para que o valorizem. “Vamos convencer os que estão jogando pedras a ajudar a empurrar esse ônibus morro acima, que é o país, que é a população”, disse.
Participação do Sitraemg
O Sitremg enviou uma delegação de servidores para essas atividades em Brasília, que conta com participação dos coordenadores: Paulo José da Silva, Marisa Campos Tomaz e Nelson da Costa Santos Neto. Junto a eles estão os filiados Dirceu José dos Santos (TRT/aposentado), Geovani Soares de Almeida (TRT/Caratinga) e Orlando Pedro Souto Ferreira (TRE/BH).
Junto à reivindicação de recomposição salarial, os representantes do Sitraemg vão dialogar com os parlamentares para que se posicionem contra a PEC 32/20, que trata da reforma administrativa. Outros dois temas ainda devem ser abordados nas gestões junto a deputados e senadores: apoio ao Nível Superior para os técnicos e ao reajuste da indenização de transporte dos oficiais de justiça.
Para saber mais sobre o ato de quarta-feira (16), clique aqui.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg