Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

O índice de 18% proposto pelo STF incidirá sobre o VB e terá reflexos em outras verbas da remuneração

Compartilhe

O índice de 18%, dividido em quatro parcelas, proposto pelo Supremo Tribunal Federal aos servidores e servidoras do Poder Judiciário, incidirá sobre o vencimento básico.  Deste modo, a recomposição salarial terá reflexos sobre verbas e gratificações calculadas a partir do VB. É o que prevê o Projeto de Lei a ser encaminhado pelo STF ao Congresso Nacional.

Neste rol constam a Gratificação sobre Atividade Judiciária (GAJ), a Gratificação de Atividade Externa (GAE) dos oficiais de justiça, a Gratificação de Atividade de Segurança (GAS) dos agentes de segurança (atual Polícia Judicial), e eventuais adicionais de qualificação (AQ).

Não está prevista a aplicação do índice sobre os quintos incorporados à remuneração a partir de decisão administrativa. Junto à Fenajufe e aos sindicatos filiados, o Sitraemg atuará dentro do Congresso Nacional para que o índice proposto pelo STF também incida sobre esta rubrica.

Luta pela parcela única
Segundo avaliação da coordenação do Sitraemg, com o envio da proposta pelo STF ao Congresso Nacional, a luta da categoria se descola para dentro do parlamento. O desafio é a implementação dos 18% em uma única parcela, em 2023.

O próprio STF reconhece, na justificação da proposta, que as perdas inflacionárias acumuladas desde a última recomposição salarial, em 2016, já somam 34,84%. As perdas salariais reais, na verdade, já se aproximam dos 60%.

Atos em Minas e Caravanas a Brasília
O Sitraemg chama servidoras e servidores do Judiciário Federal para que participem das atividades de mobilização em defesa da recomposição salarial.

Além de atividades na capital e no interior, haverá Caravanas a Brasília, para as gestões junto aos parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado.

Veja aqui o PL a ser enviado pelo STF ao Congresso Nacional

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags