Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Mineiros participam de mobilizações pela PEC 133/2019 na Câmara dos Deputados

Compartilhe

A PEC 133/2019, que também é conhecida como PEC Paralela da Previdência, foi o centro da mobilização dos servidores na Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 20 de setembro.

Servidores de vários estados na escadaria de acesso ao Salão Verde da Câmara dos Deputados

Na véspera do Dia da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, o funcionalismo defendeu urgência na tramitação da proposição na Casa.

O filiado do Sitraemg Moisés Januário com as coordenadoras Eliana Leocádia e Joana D’Arc Guimarães (à direita)

O texto, já aprovado no Senado, garante aos servidores com deficiência e que ingressaram no serviço público até 31 de dezembro de 2003, a aposentadoria integral e paritária.

Parte da caravana do Sitraemg com servidores de outros estados

A caravana do Sitraemg que está em Brasília (DF) para as mobilizações de 19 a 21 de setembro participou das atividades. Compõem o grupo as coordenadoras Eliana Leocádia e Joana D’arc Guimarães, além dos filiados Moises Januário da Silva Almeida, Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Maria das Dores Lopes de Carvalho e Jany Gomes Figueiredo.

Coordenadora-geral do Sitraemg (à direita) com a deputada Amália Barrros

No período da manhã, houve um trabalho de corpo a corpo com os deputados.

Em reunião com o deputado Geraldo Resende (PSDB/MG), um grupo com dezenas de servidores ouviu do parlamentar o compromisso com a causa dos PCDs.

Coordenadora-geral do Sitraemg Eliana Leocádia com o deputado Geraldo Resende

Ele disse que pedirá ao relator da PEC na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), deputado Felipe Francischini (União Brasil/PR) celeridade na apreciação da proposição. Igualmente, atuará pela agilização da tramitação também na Comissão Especial.

Deputado Diego Garcia

Segundo disse, intercederá junto ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL), para que a matéria seja pautada e votada em plenário.

“É para que a gente possa, ainda este ano, comemorar essa conquista dos servidores com deficiência, tanto os federais quanto os estaduais e os municipais, em todo o País”, sintetizou o deputado sul-matogrossense. Veja o vídeo com o deputado: Geraldo Resende:

Relançamento da Frente Parlamentar em Defesa das PDCs

No início da tarde, os servidores participaram da solenidade de relançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O deputado Diego Garcia (Republicanos/PR), que é membro da CCJ e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, declarou seu apoio à PEC 133/2019.

Ele também defendeu a criação de espaços próprios para políticas voltadas para pessoas com deficiência na estrutura do Estado brasileiro, nos três entes federativos.

Após a solenidade, a coordenadora geral do Sitraemg Eliana Leocádia conversou com a coordenadora da Frente, deputada Amália Barros (PL/MT), que também integra a comissão afim. Veja o vídeo:

Portadora de eficiência visual, a parlamentar saudou a presença da caravana de mineiros na solenidade. Ela ressaltou a importância de eventos que contribuem para a conscientização para a questão das PCDs. “A gente tem que, através do poder público, dar autonomia a essas pessoas com deficiência, fazer a nossa parte aqui na Câmara dos Deputados”, frisou. E assegurou que essas frentes na Casa estão trabalhando “para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”.

Representante de Minas no Coletivo de PCDs da Fenajufe

A coordenadora do Sitraemg Joana D’arc Guimarães registrou em vídeo o depoimento do filiado Moisés Januário, que representa a entidade no Coletivo Nacional de PCDs da Fenajufe.

Chefe do cartório eleitoral de Pará de Minas, Moisés lembrou que começou a se aproximar do sindicato a partir do Núcleo de PCDs, criado recentemente. “É por isso que hoje eu estou aqui, em Brasília”, afirmou, referindo-se à presença dele nas atividades de mobilização na condição de representante do núcleo do sindicato no Coletivo Nacional.

Ele fez um convite aos colegas mineiros: “Peço a todos os servidores com deficiência que se juntem a nós, para que a gente possa conseguir melhorias para as nossas condições de trabalho, evitar possíveis ações de capacitismo, de assédio contra a pessoa com deficiência”.

Audiência pública

Os servidores mineiros ainda participaram da audiência pública que debateu o tema “1ª infância à luz das pessoas com deficiência”.

Esse evento foi realizado de forma conjunta pelas Comissões de Defesa dos Direitos dos PCDs e de Legislação Participativa.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags