Manifeste seu apoio à causa em consulta do Senado

Compartilhe

Encontra-se disponível no site do Senado, espaço e-Cidadania, uma consulta pública sobre a criação da data-base para os servidores públicos. “CUMPRA-SE o art. 37 da CF: garantia de DATA-BASE aos servidores públicos”, diz o enunciado da enquete. “Ao receber 20.000 apoios, a ideia se tornará uma Sugestão Legislativa e será debatida pelos Senadores”, explicam os organizadores. Até o final de 2017, foram registrados 21.126 apoios. A consulta foi reiniciada em 2018, já tendo acumuladas as 12h21 de 04/04/18, 555 manifestações de apoio.

O SITRAEMG recomenda os servidores a também acessarem a consulta pública e deixarem seu apoio. Para isso, acesse ESTE LINK, leia com atenção o enunciado e, em seguida, clique na barra APOIO (em verde, à direita do enunciado). Quem for cadastrado, basta digitar o seu e-mail e a senha registrada. Se ainda não for cadastrado, registre-se e, em seguida, manifeste o apoio.04

O que é data-base?

A explicação está na própria consulta do Senado: “No Brasil, a data-base é cumprida pelo setor privado e a inexistência de regulamentação para os servidores públicos corrói salários, congela benefícios e precariza condições e serviços prestados. Aos trabalhadores do serviço público, a data-base é garantida pelo artigo 37 da Constituição Federal-STF. ‘Data-base’ é a data ANUAL em que os trabalhadores, organizados, buscam o reajuste salarial, a manutenção de benefícios e a obtenção de outros, enfim, trata-se de um instrumento jurídico que dá aos trabalhadores a possibilidade de reposição salarial”.

PEC 220/15

Vale lembrar que já tramita, na Câmara dos Deputados, a PEC 220/15, que acrescenta o § 13 ao artigo 37 da Constituição Federal, para que a revisão geral anual não seja inferior à variação inflacionária.

De iniciativa do SITRAEMG e apresentada pelo deputado Domingos Sávio (PSDB/MG), a proposição tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), tendo como relator o deputado Major Olímpio (PSD/SP), que, em 17 de julho deste ano, apresentou seu parecer pela admissibilidade da matéria.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags