Maioria dos deputados que votou pela reforma da Previdência não se reelegeu

Compartilhe

Dos 23 parlamentares que votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição que modifica as regras para concessão de aposentadoria e pensão na Comissão Especial da reforma, somente cinco irão permanecer no Congresso pelos próximos quatro anos. Em contrapartida, dos 14 que votaram contra, dez se reelegeram. Esse desfecho representa uma conquista para a Diretoria do SITRAEMG, que realizou uma série de iniciativas contra a reeleição dos políticos que votaram a favor da Reforma da Previdência.

Durante a tramitação da PEC 287/16, era recorrente o alerta dos opositores da reforma do risco de derrota das urnas nas eleições 2018.

A aprovação da Reforma da Previdência na Comissão Especial em 3 de maio de 2017 por uma ampla margem – 23 a 14 votos – sinalizava o caminho aberto para a votação da PEC no plenário, mas o vazamento de áudios de conversas entre o presidente Michel Temer e do dono da JBS, Joesley Batista, 14 dias depois, acabou sepultando as tentativas de votação do texto.

De acordo com um levantamento feito pelo Estadão/Broadcast, a lista dos derrotados nas urnas é extensa, formada por 14 deputados, incluindo Darcísio Perondi (MDB-RS).

Mobilizações do SITRAEMG contra a PEC 287/16

Os representantes do Sindicato participaram de diversas mobilizações em Minas Gerais e em Brasília contra Reforma da Previdência e estiveram presente nas reuniões da Comissão Parlamentar Mista em defesa da previdência. Além disso, alertaram os servidores nos atos públicos e nos demais eventos para ficarem atentos quando forem votar nas eleições de outubro, com o intuito de não prestigiarem deputados e senadores que já se disseram favoráveis à Reforma da Previdência.

Se votar, não volta!

A campanha das entidades mineiras com o slogan “Se votar, não volta!” foi uma das grandes ações contra a Reforma da Previdência. Engajados nessa iniciativa, o SITRAEMG e várias outras entidades sindicais e associativas, incluindo os integrantes da Frente Mineira e Popular em Defesa da Previdência Social, realizam um trabalho de pressão sobre os parlamentares mineiros na Câmara dos Deputados, cobrando deles o compromisso de que irão votar contra a PEC 287/16, além de deixar bem claro aos parlamentares que a população está de olho, e que, quem votar a favor da reforma, corre sério risco de não se reeleger nas eleições de outubro de 2018.

O fato da maioria dos deputados que votou pela reforma da Previdência não se reeleger é uma grande conquista e resposta das nossas lutas.

Fonte: com informações do Estadão.

30/01/18 – Entidades se reúnem para fortalecer combate contra Reforma da Previdência
 22/01/18 – Entidades reforçam recado para que deputados mineiros votem contra a PEC 287/16
 14/12/17  – Ouça, cante e espalhe o refrão “se votar, não volta!”

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags