O SITRAEMG reforça, mais uma vez, a convocação de todos os servidores do Judiciário Federal para a Greve de 24 Horas, hoje (segunda-feira, 22 de novembro), pela APROVAÇÃO JÁ do PL 6613/2009, que trata da revisão salarial da categoria. Convoca a categoria, também para hoje, para o ato público e Assembleia Geral Extraordinária que serão realizados, das 13h às 14h, em frente ao prédio do TRE da Avenida Prudente de Morais, 100, bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte.
O momento requer intensificação da mobilização dos servidores para que a revisão salarial da categoria seja incluída na proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) e, assim, o projeto possa ser aprovado o mais rápido possível no Congresso Nacional. Do ponto de vista formal, alerta a Fenajufe, há espaço ainda, nos próximos dias, para inclusão do PL 6613/2009 na LOA e que, no mérito, o relator do orçamento, senador Gim Argello [PTB-DF], é favorável ao projeto, mas aguarda sinal do Poder Executivo para incluir os recursos.
De acordo com levantamento da Fenajufe, sete estados já estão em greve por tempo indeterminado [BA, MT, AL, RS, ES, JT-AM e JT15-SP] e outros quatro, Maranhão, Rio de Janeiro, Pará e Amapá, aprovaram aderir ao movimento a partir dos dias 23 e 25, respectivamente. Os demais realizam atividades de mobilização nos locais de trabalho e marcaram novas paralisações para a próxima semana, visando a construção da greve por tempo indeterminado.
Veja o quadro nacional de mobilização, atualizado na última sexta-feira, em 19/11/2010
Greve por tempo indeterminado desde o dia 17
Sindjufe-BA: Em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira [19], os servidores da Bahia decidiram manter a greve por tempo indeterminado. Além disso, foi aprovado o seguinte calendário: 22/11 – Mutirões de conscientização da greve e mobilização em todos os órgãos [TRT Comércio às 7h30; TRT Nazaré às 9h; JF às 11h30; JEF às 12h30 e TRE às 13h]; sessão do Órgão Especial do TRT, que deverá ser debatida a questão da greve dos servidores. 23/11 Assembleias setoriais no TRT Comércio e na JF, às 13h; TRE às 15h. 24 e 25/11 – Ato Nacional em Brasília, na frente do STF. Haverá comitiva da Bahia, já forma na assembleia desta sexta [19]. 26/11 – Atos com piquetes na entrada dos órgãos e assembleia geral no JEF, às 13h, para debater o resultado da reunião de Cezar Peluso com a Fenajufe e, caso tenha ocorrido, analisar também a reunião com o presidente Lula e Peluso, PCS e deliberação sobre a greve.
Sindjus-AL: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU em Alagoas continuam em greve por tempo indeterminado. Nesta sexta-feira [19], o sindicato promoveu nova assembleia de avaliação sobre a greve e ato público, com apresentação cultural. A concentração desta sexta foi no TRE. O comando de greve visitou os servidores do TRE, nesta quinta-feira [18], convocando-os para participar do grande ato público desta sexta-feira.
Sindijufe-MT: A assembleia desta sexta-feira [19], no TRT, aprovou a continuidade da greve em Mato Grosso. Antes, às 8h, o sindicato promoveu uma panfletagem em todos os setores do tribunal. Nesta sexta, foram confirmadas novas adesões ao movimento, com a entrada dos servidores do cartório eleitoral de Santo Antônio do Leverger e do cartório eleitoral de Barra do Bugres. Também nesta sexta, 41 servidores dos gabinetes dos desembargadores do TRT se reuniram e decidiram aderir à greve a partir de segunda-feira [22], garantindo apenas 30% dos serviços. A próxima assembleia geral será na segunda-feira [22], a partir das 15h, no prédio da Justiça Federal e antes disso haverá panfletagem nos setores do prédio a partir das 12h30. No mesmo dia, às 7h30, o sindicato visitará todos os setores do TRT, chamando a categoria para a greve, e às 17h promoverá uma reunião com os oficiais de justiça da JF.
Sinpojufes-ES: Os servidores dos três ramos do Judiciário Federal no Espírito Santo continuam em greve por tempo indeterminado. A categoria também decidiu pela manutenção de assembleias permanentes e até a próxima quarta-feira [24] fará mobilizações em frente ao TRE. A assembleia também decidiu enviar uma delegação à Brasília, para o ato público, no próximo dia 24, em frente ao STF. Os servidores realizarão nova assembleia no próximo dia 25, no TRE, quando será feita uma análise de conjuntura sobre o movimento grevista da categoria e o avanço das negociações durante esse período.
Sitra-AM/RR: Os servidores da Justiça do Trabalho do Amazonas iniciaram a greve por tempo indeterminado. De acordo com o sindicato, as concentrações essa semana aconteceram na porta do Fórum Trabalhista, das 7h às 12h, onde há maior fluxo de servidores e da população. Nesta sexta-feira foi realizada assembleia de avaliação, para discutir a continuidade do movimento.
Sindiquinze-SP: O sindicato visitou, nesta sexta-feira [19], a Vara do Trabalho de Pederneiras e os Fóruns de Jaú e Bauru. O objetivo foi se reunir com os servidores para incentivá-los à mobilização pela aprovação do PL 6613/2009. Segundo levantamento do Sindiquinze, a adesão à greve na 15ª Região ainda é parcial, entretanto, o sindicato reafirma que é fundamental que os colegas que votaram SIM na Assembleia realizada em 11 de novembro engrossem o movimento pela aprovação do PCS. No dia 25, será realizada assembleia geral, às 16hs, na sede do Sindiquinze, em Campinas.
Sintrajufe-RS: Os servidores do Rio Grande do Sul continuam em greve por tempo indeterminado, sendo que a adesão maior é na Justiça do Trabalho. Ontem [18], houve assembleias de base nos prédios da JT, JF e JE em Porto Alegre. A mobilização nas Varas do Trabalho tem contado com passagem nos setores para convencimento e adesão dos colegas, o mesmo também vai acontecer na Justiça Federal e na Eleitoral. Na JF, os servidores decidiram promover paralisações de 2 horas diárias, como forma de organizar e concentrar os colegas mobilizados para a passagem nos prédios da Justiça Federal e do TRF. A mobilização terá também o objetivo de convocar os colegas para o ato público unificado no dia 25 de novembro, próxima quinta-feira, com concentração a partir das 14h, em frente ao prédio-sede da JF.
Greve por tempo indeterminado a partir do dia 23 de novembro
Sintrajufe-MA: Os servidores da Justiça Federal do Maranhão decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira, 23 de novembro. No Fórum Trabalhista Astolfo Serra, em São Luís, o sindicato está promovendo rodada de assembleias setoriais nas seis Varas Trabalhistas que funcionam no local, para chamar atenção dos que ainda não se conscientizaram sobre a gravidade do momento e a necessidade de se posicionar na luta. A tendência é que a Justiça do Trabalho entre em greve também na próxima semana, em São Luís.
Greve por tempo indeterminado a partir do dia 25 de novembro
Sisejufe-RJ: Os servidores do Judiciário Federal no Rio de Janeiro vão cruzar os braços, por tempo indeterminado, a partir do dia 25 de novembro. Serão realizadas avaliações diárias sobre a continuidade do movimento grevista. Os servidores também votaram e deliberaram sobre a participação no ato público que acontecerá no dia 24 de novembro, em Brasília, na porta do STF. Uma comissão de dez servidores virá à capital federal representar a categoria fluminense.
Sindjuf-PA/AP: Durante assembleia unificada na manhã desta sexta-feira [19], no TRT da 8ª Região, em Belém, mais de 90 trabalhadores das Justiças Trabalhista, Eleitoral, Federal e Militar aprovaram, por unanimidade, aderir ao movimento grevista a partir do dia 25 de novembro. A assembleia elegeu o comando de greve que será responsável pelas futuras negociações com a direção dos tribunais e pela mobilização da categoria que inicia já na próxima semana. Também foram eleitos os representantes do Pará e do Amapá no ato público da próxima quarta-feira, 24 de novembro, em frente ao STF. Foi decidido ainda que nesse mesmo dia 24 será realizada nova assembléia geral, com ato público, dessa vez no TRE-PA para mobilizar os trabalhadores da Justiça Eleitoral e convence-los a participar do movimento.
Próximas paralisações e atividades de mobilização
Sitraemg-MG: Os servidores mineiros vão realizar nova greve de 24 horas na próxima segunda-feira, 22 de novembro. Nesse mesmo dia, haverá ato público e outra assembleia, das 13h às 14h, no TRE, para definir os próximos passos do movimento.
Sintrajusc-SC: Servidores dos três ramos do Judiciário Federal e do MPU em Santa Catarina aprovaram, em assembleia no dia 17, realizar mais um ato, no dia 24, próxima quarta-feira, das 15 às 16 horas, no TRT, com a presença de colegas do MPU.
Sintrajud-SP: Os servidores de São Paulo decidiram, em assembleia geral do dia 17, paralisar os trabalhos por duas horas, das 13h às 15h, no dia 25 de novembro, com atos na Barra Funda e no TRF. Os servidores de Taubaté, Santos e Praia Grande também devem aderir a essa paralisação.
Sintrajufe-PI: Servidores do Judiciário Federal no Piauí se reuniram na manhã desta sexta-feira [19], no prédio da Justiça Federal, e decidiram por uma nova paralisação na próxima quarta-feira [24]. A concentração ocorrerá no Fórum Trabalhista Osmundo Pontes, na Avenida Miguel Rosa, de 8h às 12h, onde será discutido sobre a mobilização para pressionar a aprovação do plano de cargos e salários e, inclusive, sobre a adesão do Piauí à greve.
Sintrajuf-PE: A assembleia desta quinta-feira [18] no TRE, decidiu que o sindicato realizará assembleias setoriais em todos os órgãos, no Recife, na segunda e na terça-feira [22 e 23]. Também foi aprovado um ato público unificado na próxima quarta-feira, 24 de novembro, às 17h, no TRE. Em seguida, será realizada assembleia geral para discutir a adesão à greve por tempo indeterminado.
Sindjus-DF: Os delegados sindicais do DF, juntamente com os diretores do sindicato, realizam nesta e na próxima semana diversas assembleias setoriais nos órgãos e um grande ato em frente STF, no dia 24 de novembro. O sindicato promoveu já assembleias setoriais no STM, STJ, TST, MPDFT, TSE, PRR, TRT, PRDF e TRF/JF. No dia 22, próxima segunda-feira, as assembleias setoriais serão no STF e na PGR. E no dia 23, terça-feira, os encontros serão com os servidores do TRE e do TJDFT. Quarta-feira, dia 24, será o ato público unificado, em frente ao STF, às 15h.
Sinsjustra-RO/AC: Os servidores da Justiça do Trabalho da 14ª Região, que engloba os estados de Rondônia e Acre, aprovaram, em assembleia realizada nesta quinta-feira [19], o estado de greve em defesa da aprovação do PL 6613/09. A assembleia, que foi no hall de entrada do TRT, em Porto Velho, também indicou que o sindicato deverá enviar representante a Brasília para acompanhar os trabalhos de pressão, liderados pela Fenajufe.
SITRAEMG, com informações da Fenajufe