GREVE: Terceiro dia do movimento leva 600 servidores à porta da Justiça Federal

Compartilhe

A concentração realizada na porta do edifício Euclydes Reis Aguiar, da Justiça Federal, durante o dia de hoje, 14, encerrando a primeira semana de greve, provou que o movimento em Minas Gerais está fortalecido e que os servidores estão determinados: nada menos que 600 pessoas compareceram – um público que superou o de todos os atos anteriores. Junto a isso, mais cidades do interior têm se mobilizado, realizando reuniões, solicitando materiais e a presença do Sindicato, além de enviar fotos e relatos sobre a situação.

Ao microfone, o presidente do SITRAEMG, Alexandre Brandi, reforçou o chamado aos servidores para que aderissem à grve e incentivassem os colegas a fazê-lo, pois “a luta é justa, a greve é ordeira e o movimento em Minas está crescendo muito”, acrescentando que é preciso pressionar o governo e mostrar a força da categoria para que o PL 6613/09 seja aprovado. Ele também convidou os presentes a se juntarem aos colegas que já compõem a chamada “comissão de greve”: um grupo formado por servidores e diretores do Sindicato – Fernando Neves e Célio Izidoro – que, diariamente, antes e depois dos atos, percorre os prédios dos tribunais fazendo um corpo-a-corpo com os trabalhadores, conscientizando-os sobre a importância do movimento.
O diretor jurídico Fernando Neves relatou aos participantes sua visita à 5ª Vara do Trabalho de Contagem, cidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Neves disse que os servidores da referida VT desejam aderir ao movimento e farão uma reunião na segunda-feira, 17, para decidir como isso será feito. “Percebo que o interior está mobilizado, eles querem fazer a greve. Perguntam e pedem materiais, e isso ajuda muito a fortalecer a luta, que é justa”, explicou Neves. Na mesma tarde, a cidade de Uberlândia, por meio da servidora e diretora de base Lúcia Bernardes, confirmou sua participação – será feita uma paralisação no dia 18, terça-feira, em frente ao Fórum Trabalhista da cidade.
Os diretores do Sindicato também passaram informes sobre as últimas negociações realizadas em Brasília, sobre a tramitação dos projetos que atacam direitos dos servidores e também criticaram os estados que ainda não aderiram à greve – atitude que pode levar a uma interpretação errônea de que o movimento não está coeso. Um servidor, ao microfone, ainda fez outro protesto, ao ler parte de notícia publicada nos jornais de hoje, na qual o presidente Lula teria assinado projeto de lei concedendo um prêmio em dinheiro e uma pensão aos campeões das copas de 1958, 1962 e 1970. “Como é que o governo tem dinheiro para dar pensão e prêmios a jogadores de futebol e alega não ter para nós, servidores, que trabalhamos pela população? Que prestamos um serviço à sociedade?”, criticou.
Ao final, Alexandre Brandi passou o calendário de atividades para a próxima semana (leia aqui) e, novamente, conclamou os servidores a participarem e trazerem os colegas à greve: “Isso é muito importante, companheiros, sem a greve, não temos como pressionar o governo para aprovar nossa revisão”, disse. Brandi também tranquilizou os servidores ao relembrar que “a greve é pacífica, ordeira e está totalmente dentro da legalidade. Então, não há o que temer, companheiros, vamos todos à luta!”, finalizou.

INTERIOR: Mais cidades do interior têm se mobilizado, realizando reuniões, solicitando materiais e a presença do Sindicato, além de enviar fotos e relatos sobre a situação. O diretor jurídico Fernando Neves também visitou a Justiça do Trabalho em Contagem e relatou que os servidores irão se reunir na segunda feira para definir como será a paralisação. A cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, decidiu, em reunião, fazer uma paralisação na terça-feira, 18, às 12h, na porta do Fórum Trabalhista da cidade.

Durante a concentração de hoje, os dirigentes do SITRAEMG gravaram um vídeo direcionado aos servidores do judiciário federal no interior, como forma de informar e incentivar à adesão à greve. Veja o vídeo na íntegra.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags