Frente Parlamentar do Serviço Público chama caravanas de servidores em Brasília no dia 16 de março

Compartilhe

As entidades representativas dos servidores públicos devem enviar caravanas a Brasília em 16 de março. Essa foi a orientação da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, passada aos representantes de suas entidades apoiadoras em reunião virtual ocorrida na segunda-feira (21).

IMG-20220222-WA0015

Este será o Dia Nacional de Greve. Nesta data, os servidores realizarão atos e paralisações em todo o país. A data faz parte do novo Calendário Nacional de Mobilização (veja abaixo), definido em reunião do Fonasefe na quinta-feira (17).

As atividades visam dar um ultimato ao governo federal: se não negociar a recomposição salarial, o funcionalismo entrará em greve por tempo indeterminado a partir de 30 de março.

As manifestações também visam aumentar a pressão sobre os parlamentares. Um dos objetivos é a criação da Comissão Geral para debater o reajuste no plenário da Câmara dos deputados. Para reforçar a mobilização, também estão sendo convocados representantes dos servidores estaduais e municipais.

O coordenador geral do Sitraemg Paulo José da Silva participou da reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

Segundo ele, os participantes foram informados de que o governo está liberando aumentos para os servidores dos antigos territórios e do município do Rio de Janeiro. Este, pela condição de antiga capital do país. É um número pequeno de servidores nessa situação, mas existem.

Novo Calendário Nacional de Mobilização
• 23 de fevereiro: Plenária Virtual do FONASEFE, às 18 horas
• 8 de março: Dia Internacional de Luta das Mulheres
• 16 de março: Dia Nacional de Greve
• 30 de março: Indicativo de Deflagração de Greve por Tempo Indeterminado

Votação da PEC 32 depois das eleições

O coordenador do Sitraemg disse que na reunião comentou-se que a reforma administrativa pode ser votada ainda este ano. Segundo os relatos, o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL) quer votar a PEC32/2020, que trata do tema, depois das eleições de outubro.

Lira teria afirmado que, independentemente de quem venha a ser o presidente da República eleito, “quem manda é a Câmara”. Foi feito o apelo da Frente para que todos os servidores estejam atentos a este tema.

Apoio ao movimento dos servidores da segurança pública em Minas Gerais
Na reunião também foi debatida a mobilização dos servidores do setor de segurança pública de Minas Gerais. Regina Márcia Pimenta, presidente do Sindsema/MG, pediu o apoio da Frente à luta para que o governador de Minas Gerais atenda ao pleito não só dos profissionais de segurança. Ela defendeu reajuste também para os servidores da saúde e educação, e isonomia salarial.

Bombeiros, policiais militares e civis, e agentes socieducativos realizaram manifestação na manhã da segunda-feira (21), na Praça da Estação, em Belo Horizonte. Eles protestaram contra dois vetos da gestão Zema sobre a recomposição salarial prometida ainda em 2019.

Os servidores do setor de segurança decidiram deflagrar greve a partir desta terça-feira (22).

Assessoria de Comunicação
SITRAEMG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags