A importância da valorização dos técnicos do Judiciário Federal é uma das pautas do 6º Encontro do Coletivo Nacional da Fenajufe de Técnicos do PJU e do MPU (Contec), da Fenajufe. O encontro vai acontecer em Brasília, de forma presencial, de 28 a 30 de janeiro.
Com cinco itens na pauta, o 6º Contec pretende reunir representantes do segmento de todo o país para debater a necessidade da valorização e as formas dessa valorização acontecer.
Entre os temas que serão debatidos está o desafio intergeracional e como garantir a captação e a retenção de talentos no judiciário. Igualmente, a diferença entre as atribuições dos técnicos nos vários tribunais também está na pauta do encontro.
Os participantes também debaterão as outras carreiras que alteraram a exigência de escolaridade do cargo de nível médio para o nível superior. Outro ponto a ser discutido será a constitucionalidade e os demais aspectos jurídicos desta alteração.
Outro ponto a ser debatido diz respeito à remuneração do segmento com a alteração da exigência do nível de escolaridade. Por fim, os presentes debaterão sobre os principais desafios a serem vencidos perante a administração e o impacto da alteração na sociedade.
No comunicado, a Fenajufe alerta que serão exigidos o cumprimento dos protocolos sanitários: distanciamento social, uso de máscaras e comprovante do ciclo vacinal completo.
Nos próximos dias, o Sitraemg vai convocar uma assembleia geral extraordinária para eleger os representantes de Minas Gerais para o Contec. Na AGE serão apresentados os técnicos que se inscreveram na Comissão de Valorização do segmento e haverá o debate visando a aprovação da transformação da Comissão em núcleo. A AGE também irá ouvir as principais reivindicações dos técnicos. (leia mais aqui).
Assessoria de Comunicação
SITRAEMG