Em reunião plenária realizada na última sexta-feira (26), na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal do Município de Divinópolis/MG (Sintemmd/MG), em Divinópolis, representantes de diversas entidades sindicais, educacionais e dos movimentos sociais locais definiram uma programação de atividades de mobilização contra a Reforma da Previdência, diante do anúncio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), de que pautará a PEC 287/16 para a sessão plenária de 19 de fevereiro, logo depois do carnaval.
Na reunião, o SITRAEMG foi representado pela coordenadora executiva Elimara Bernardes Gaia, servidora lotada na Justiça do Trabalho daquela cidade. Outras entidades presentes: Sindeess, Sintram, Sintemmd, professores, aposentados, servidores municipais.
Dentre as deliberações das entidades, estão a realização atividades às quintas-feiras, na praça central da cidade (Praça do Sol), e reuniões com os deputados Jaime Martins e Domingos Sávio, que possuem suas bases eleitorais na região, e com o bispo Dom José, da Diocese divinopolitana. Pretendem, também, organizar caravanas a Brasília para a votação do dia 19 e fazer panfletagens e inserções de mensagens em emissoras de rádio e TV da cidade, convidando a população para a luta contra a Reforma da Previdência.
E já ficou agendada nova reunião das entidades para o dia 15/02, às 14 horas, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.
Veja as atividades programadas:
– Debater Conjuntura política e Reforma da Previdência.
– Articular o Movimento Sindical
– Caravana para Brasília para acompanhar a votação dia 19/02/18;
– Reunião com os deputados federais Jaime Martins e Domingos Sávio;
– Reunião com o bispo;
– Inserções na mídia local (rádio, jornal, televisão, internet, outros) com esclarecimentos à população acerca dos impactos da reforma previdenciária;
– Afixação de faixas contra a reforma previdenciária (Se votar, não volta!);
– Panfletagem
– Evento às quintas-feiras, na Praça do Sol, Contra a Reforma da Previdência. Local: em frente à Câmara Municipal de Divinópolis. Dias 01/02/18 e 08/02/18, a partir de 15 horas. Haverá: Plantão com advogados previdenciários; Faixas; Panfletos; Carrinho de pipoca e algodão doce; Carro de som; Roda de debates;
– Agenda dia 15/02/18, com todos os sindicatos, lideranças políticas e religiosas para construir calendário de lutas. Observação: O calendário de lutas será construído, independentemente da aprovação ou não da Reforma da Previdência. Local: Sindicato dos Metalúrgicos, às 14 horas.