Na quarta-feira, 29 de março, o coordenador geral do Sitraemg Alexandre Magnus visitou as unidades do Judiciário Federal de Barbacena. Ele esteve nos dois cartórios eleitorais e nas duas varas do trabalho e foro trabalhista locais.
Essa foi mais uma etapa do projeto Pé na Estrada, que visa aproximar o sindicato dos servidores lotados no interior do estado.
Nos contatos com os colegas, Alexandre Magnus convidou os colegas para o Encontro Regional da Zana da Mata, que será realizado pelo sindicato no dia 15 de abril, em Juiz de Fora (mais detalhes aqui).
Além disso, deu informes de interesse da categoria, destacando as lutas pela data-base, pela liberação de servidores para a atividade sindical sem ônus para os sindicatos e o fim da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas.
Magnus também falou sobre as principais ações coletivas ajuizadas pelo sindicato em favor dos filiados que estão em destaque no momento. Dentre elas, as que contestam a absorção dos quintos na recomposição salarial e dispositivos da Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência), como a mudança das regras de transição (processo nº 1003976-78.2020.4.01.3800).
Abordou, ainda, ações em favor dos filiados como a que trata do reconhecimento da GAJ como vencimento básico, da manutenção do pagamento cumulativo da VPNI/GAE para os oficiais de justiça, do auxílio-transporte para servidores que necessitam trabalhar em cidade diversa da que residem utilizando-se de veículo próprio (processo nº 0039095-66.2014.4.01.3400) e outras.
Depois de ressaltar aos colegas a importância da filiação de todos para o fortalecimento do sindicato e das lutas da categoria, o coordenador do Sitraemg conseguiu mais sete filiações, sendo quatro nas unidades da Justiça do Trabalho e três nos cartórios eleitorais.
“Vestimos a camisa do serviço público e dos servidores. Em 17/12/2020, primeiro dia da atual gestão do sindicato, éramos 4 mil filiados. Passados dois anos e alguns meses, já somos quase 6,5 mil, com recorde histórico de filiados ao nosso Sitraemg”, comemora Alexandre Magnus.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg