CUT convoca mobilização unificada dos SPFs

Compartilhe

A construção de uma campanha unificada dos servidores públicos federais foi um dos temas da reunião realizada nesta quarta-feira [27] das entidades sindicais que participam do GT de Negociação Coletiva, no escritório da CUT nacional em Brasília. Os coordenadores da Fenajufe Jacqueline Albuquerque e Roberto Policarpo participaram da reunião, além de dirigentes da CUT nacional, Unafisco Sindical, Pró-Ifes, Condsef, Unacom, Sindireceita e o assessor do Dieese, Max Leno.

Segundo Jacqueline, o encontro teve como principal objetivo debater o processo de mobilização unificado dos servidores federais. As entidades sindicais apontaram como questão mais urgente da campanha a luta contra o descumprimento, por parte do governo, dos acordos firmados com várias categorias do funcionalismo federal.

A maioria das intervenções dos dirigentes presentes à reunião de hoje criticou a postura do governo federal em utilizar o fim da cobrança da CPMF como argumentos para promover cortes no Orçamento de 2008 e reforçou a necessidade de uma reação unificada de todas as categorias do funcionalismo federal. Jacqueline deu os informes da reunião ampliada da Fenajufe, realizada no último domingo [24], que indicou que os sindicatos mobilizem os servidores nos estados para participarem das atividades unificadas, incluindo também a pauta específica do Judiciário Federal e MPU.

Os representantes das entidades da bancada sindical decidiram promover o Dia Nacional de Lutas no dia 26 de março, com atividades em Brasília, que será convocada pela CUT. Neste mesmo dia, acontecerá a Marcha em Brasília, promovida pela Condsef [Confederação Nacional dos Servidores Federais].

Além de aprovarem a atividade do dia 26 de março, os dirigentes das entidades também ressaltaram a importância de aprofundar o debate, no âmbito da bancada sindical, sobre carreira no serviço público federal. O objetivo é analisar as especificidades de cada categoria das três esferas federais para subsidiar as discussões dos servidores sobre planos de carreiras.

Outro indicativo da reunião desta quarta-feira foi o fortalecimento, com cartilhas, cartazes e pressão no Congresso Nacional, da campanha pela aprovação das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho, enviadas neste mês ao Legislativo para ratificação.

A próxima reunião da bancada sindical com a CUT nacional será no dia 5 de março, para discutir as diretrizes e os parâmetros do GT de Negociação Coletiva e a campanha unificada dos servidores federais.

Fonte: Fenajufe

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags