Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

“Agora a luta é dentro do Congresso para melhorar o reajuste”, diz coordenador do Sitraemg e da Fenajufe

Compartilhe

10.08.2022 – Caravana do Sitraemg avalia o índice de 18% parcelado em quatro vezes, proposto pelo STF.

A aprovação do índice de 18% para a recomposição salarial da categoria em quatro parcelas está longe do ideal e não repõe as perdas salariais de servidores e servidoras. Nem as acumuladas desde o último PCS, aprovado em 2016, que somam 30%. Nem as perdas históricas, que passam dos 60%.

Ainda assim, o índice aprovado pelo Supremo Tribunal Federal é resultado da luta e da pressão da categoria e marca o começo de uma nova batalha. “Esse é início de uma conquista que podemos melhorar e muito”, avalia Paulo José da Silva, coordenador do Sitraemg e da Fenajufe.

O sindicalista explica que a luta agora será dentro do Congresso Nacional. “Na Câmara e no Senado, vamos estar juntos pelo reajuste salarial”, afirma.

O Projeto de Lei do STF tramitará na Câmara dos Deputados, depois no Senado e, se for aprovado, vai à sanção presidencial. Paulo chama os colegas a participarem das Caravanas do Sitraemg a Brasília para esta luta: “Conto com todos vocês, servidoras e servidores. É só pela pressão que vamos levar a vitória”, disse.

Caravanas do Sitraemg
Nos últimos meses, o coordenador esteve à frente das Caravanas de Minas Gerais a Brasília, movimento do Sitraemg que fortaleceu a luta nacional da categoria.

Em 10 de agosto, quando a Corte já encaminhava a votação da recomposição salarial da categoria, a Caravana do Sitraemg estava em frente ao Supremo.

De lá, os participantes avaliaram e comemoram a conquista, mesmo reconhecendo as suas limitações e os desafios que estão colocados daqui para frente. Ato contínuo, chamaram mais colegas para se engajarem nas próximas caravanas.

“Não podemos desconsiderar que, há até poucos dias, nós não tínhamos nada. Foi através da nossa pressão no STF que eles aprovaram os 18%”, ponderou o coordenador.

Veja, a seguir, os depoimentos dos demais colegas que estiveram nesta Caravana do Sitraemg
“Estou muito feliz porque tivemos êxito nas mobilizações realizadas, principalmente na semana passada e nas semanas anteriores, e por ver que alcançamos o início de recomposição salarial.”
Marcelo Coutinho, da Justiça Federal de Contagem

“Conclamo os colegas da categoria para que possamos estar aqui outras vezes. Esse foi o coroamento do esforço que valeu a pena. Nós demos um passo importante agora, mas a caminhada está começando. Tem fases importantes a serem superadas. Para que possamos superar com maestria e força, o caminho é a participação da categoria.
Wesley Resende, da Justiça Eleitoral de Sacramento

“Enfatizo que o serviço público de qualidade só é prestado quando os seus trabalhadores são valorizados e respeitados, principalmente em termos salariais. O sindicato e a base precisam sempre caminhar juntos e o resultado está aqui sendo comprovado. Que o congresso nacional respeite não apenas os servidores, mas toda a população brasileira que necessita do serviço público de qualidade atuando em diversas áreas.”
Adriana Araújo, da Justiça Federal de Belo Horizonte

“Participem das mobilizações. Convido os (as) colegas do judiciário federal, que nunca tiveram a experiência de ir até Brasília. Venham com a caravana do sindicato para marcar o nosso território e fazer parte dessa luta.”
Sander Pereira, da Justiça federal de Divinópolis

Leia mais

STF aprova proposta de reajuste de 18% para servidores e magistrados

Projeto do NS dos técnicos é colocado em tramitação no Senado, informa coordenador geral do Sitraemg

Servidores de Minas vão a Brasília por recomposição salarial e NS dos técnicos

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags