A última reunião mensal dos aposentados – gestão 2009/2011- foi fechada com chave de ouro

Compartilhe
Atentos, os aposentados ouviram a explanação do presidente do Mosap, Édson Guilherme Haubert. Fotos: Erinei Lima.

Auditório cheio na última reunião mensal dos aposentados – gestão 2009/2011.  O encontro foi realizado na última sexta-feira (29), na sede do Sindicato e trouxe várias atrações: palestra, relatório de atividades, exposição fotográfica, música e confraternização.

Á mesa: o presidente do Mosap, Édson Guilherme Haubert, a coordenadora do Núcleo de Aposentados, Gilda Falconi (ao centro) e a aposentada Heloísa Lomônaco.

A reunião foi presidida pela diretora jurídica do SITRAEMG e coordenadora do Núcleo de Aposentados e Pensionistas, Gilda Bandeira Falconi. O presidente do Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas), Édson Guilherme Haubert e a filiada Heloísa Lomônaco, representando todos os servidores aposentados, foram convidados para compor a mesa. Gilda deu início à reunião agradecendo a presença de todos e também pela participação ativa durante as diversas ações do SITRAEMG em defesa dos direitos da categoria, inclusive, a participação dos servidores da ativa em defesa dos direitos dos aposentados. Em seguida, a diretora fez referências aos textos que foram entregues aos convidados no início do encontro, entre eles, o relatório das atividades realizadas pelo Núcleo de Aposentados nos últimos dois anos (veja aqui) e outros dois, reflexivos, que versam sobre as emendas apresentadas ao PL 6613/09 (Revisão Salarial) tendo como autores os deputados federais Reginaldo Lopes (PT/MG) e Roberto Policarpo (PT/DF).

Heloísa Lomônaco e Édson Guilherme, sentados à mesa, agradeceram o convite e salientaram a importância da união dos servidores frente aos ataques do governo que atingem toda a categoria, sobretudo os aposentados.  Édson parabenizou os filiados e disse que é testemunho da presença do Sindicato, que é muito forte, em Brasília nas lutas pelos direitos da categoria. “O SITRAEMG sempre se fez presente através de seus diretores, servidores e aposentados. O Sindicato representa, e muito bem, a categoria”, elogiou.

A respeito das PEC’s 270/08 (paridade e integralidade dos proventos e pensões dos servidores públicos aposentados por invalidez) e 555/06 (extinção da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do serviço público) que atingem diretamente os aposentados, o presidente do Mosap pediu engajamento total da categoria para que a luta não seja vã.   Édson lembrou que, pela defesa das PEC’s, os parlamentares têm que ser sensibilizados para discutirem as matérias, frisou porem, que para obterem êxito na PEC 555/06, o trabalho junto aos deputados ainda é pequeno. “Temos que alcançar um grande número de parlamentares ao nosso lado para que a PEC 555 seja aprovada”, explicou.  Édson citou outros projetos que afligem os servidores em geral como exemplo, o PLP 549/09 (congelamento salarial) e a aprovação do PL 6613/09 (revisão salarial).  “Fortaleçam a entidade de vocês, defendam os interesses da categoria e participem efetivamente das ações da sua entidade”, esta foi a mensagem deixada por Édson, ao final de sua explanação.  

Aqui, o também diretor jurídico do SITRAEMG, Fernando Neves acompanhado por Gilda e Édson durante o lanche de confraternização.

Segundo Gilda Falconi, a atuação do Núcleo de Aposentados na atual gestão foi marcada pelo intenso trabalho em prol das demandas políticas do segmento, pela confraternização promovida nas reuniões, bem como pelo enriquecimento de conhecimentos diante dos temas apresentados por palestrantes profissionais, porem, lamentou as dificuldades encontradas frente ao cenário político atual.  “Apesar de termos cumprido com afinco nossa parte na grande tarefa de defesa dos direitos dos aposentados, o cenário político não nos foi favorável, mas temos o sentimento do dever cumprido e de termos plantado, junto com outras entidades de classe que compõem o MOSAP, o nosso empenho e a marca do ideal de justiça na luta pelo reconhecimento do valor dos que laboraram toda a sua vida e que agora merecem receber prêmios e não perdas”, disse. A diretora falou que a luta é necessária e deve continuar na próxima gestão e lembrou que, se a categoria não ficar atenta, atuante e pro ativa os seus direitos não estarão garantidos devido à forte tendência de desvalorização do servidor ativo e aposentado.

Para encerrar as atividades dentro do auditório do SITRAEMG, Gilda relembrou, através de vídeo fotográfico, momentos importantes vividos pelos aposentados na vida sindical nos últimos dois anos. Em seguida, convidou os colegas para o lanche de confraternização ao som da tecladista filiada, Clélia Moreno.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags