Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Empossados novos dirigentes do TRE/MG

Compartilhe
Fernando Neves (à esquerda) e Alexandre Brandi (ao centro) prestigiaram a posse do desembargador Kildare Carvalho na presidência do TRE/MG. (Foto: Erinei Lima)

Tomou posse nesta sexta-feira (9) como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) o desembargador Kildare Carvalho. Também foi empossado como vice-presidente e corregedor regional eleitoral o desembargador Brandão Teixeira. Eles estarão à frente do Tribunal até 2012. O presidente do SITRAEMG, Alexandre Brandi, e o diretor jurídico da entidade, Fernando Neves, prestigiaram o evento e levaram felicitações ao novo presidente do TRE, em nome do Sindicato.

Em seu discurso de posse, o desembargador Kildare Carvalho destacou a importância da aprovação da lei “Ficha Limpa” para se combater a corrupção eleitoral. Para o novo presidente do TRE, a Justiça Eleitoral tem papel fundamental na definição de mecanismos para se coibir o caixa dois e outras irregularidades de campanha. “Convoco, pois, os homens de bem de meu Estado, candidatos, internautas, partidos políticos, coligações partidárias, instituições públicas, instituições privadas e sociais, o Ministério Público Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil a combater os expedientes que beneficiam o candidato ímprobo, a combater o financiamento de campanha visando a vantagens diferenciadas entre os postulantes a mandato eletivo, a combater os desvios, os excessos e os abusos na política”, disse o desembargador, que completou: “Não ao caixa dois, não ao financiamento ilícito de campanha, não à captação ilícita de sufrágio, não às condutas vedadas, não ao voto negociado”.

Para Kildare Carvalho, inovações que são destaque nestas eleições como o voto do preso provisório e a liberação do uso da internet demonstram a evolução do processo eleitoral no que se refere à ampliação da cidadania e à liberdade de expressão. “Com a internet teremos eleitores mais bem informados e participantes. Serão bem-vindos os candidatos e os eleitores que, licitamente, se utilizarem do mundo virtual”. Ainda enfatizando a evolução do processo eleitoral, o desembargador Kildare Carvalho destacou a necessidade de os legisladores se sensibilizarem para a necessidade de debater e apresentar um novo Código Eleitoral. Em seu discurso, ele também destacou a campanha “Sujeira não é legal” lançada recentemente pelo TRE mineiro.

O novo presidente da Corte foi saudado pelo desembargador Baía Borges, que lhe passou simbolicamente o cargo. O ex-presidente do TRE disse que a experiência de ser presidente ou vice-presidente de um Tribunal enriquece a biografia de um magistrado. “Tenho a certeza de que sobre o programa do desembargador Kildare, justo e prudente, esta Casa se manterá firme na tradição”, disse.

Escolhido entre os integrantes da Corte para saudar os novos presidente e vice do TRE, o juiz Benjamin Rabello, elogiou os dois desembargadores, lembrando as trajetórias profissionais que lhes credenciam aos novos postos. O procurador regional eleitoral Felipe Peixoto Braga Netto também destacou as qualidades dos empossados, especialmente a simplicidade. “O desembargador Kildare é um desses homens em cujas mãos podemos ter certeza que o nosso futuro será melhor”, enfatizou.

Já o presidente da OAB em Minas Gerais, Luiz Cláudio Chaves, disse que a Ordem dos Advogados deve agradecer a atenção recebida dos integrantes do TRE. “A OAB quer ser parceira para banir da vida pública os políticos corruptos”.

Estiveram presentes ao Fórum Lafayette, onde se realizou o evento, o governador do Estado em exercício, desembargador Cláudio Costa, o procurador regional eleitoral Felipe Peixoto Braga Netto, o ex-governador Francelino Pereira, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Eduardo Lobato, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o deputado estadual Weliton Prado, representando o presidente da Assembleia, a presidente da Câmara de Belo Horizonte, Luzia Ferreira, o presidente da OAB, Luiz Cláudio Chaves, o procurador-geral de Justiça Adjunto Jurídico, Geraldo Flávio Vasques. Também estavam presentes todos os integrantes da Corte Eleitoral, ex-presidentes do TRE, magistrados, parlamentares e integrantes do Poder Executivo.

Fonte: Ascom – TRE-MG / com informações da Assessoria SITRAEMG
Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags