Ontem (quinta-feira, 13), enquanto em Belo Horizonte os servidores do Judiciário Federal participavam do ato promovido pelo SITRAEMG em frente ao prédio da Justiça Federal, servidores públicos de todo o país se concentravam na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), para o ato público nacional que estenderia por toda a tarde e início da noite, para manifestação em defesa do serviço público e dos servidores no mesmo horário em que o ministro Dias Toffoli tomava posse na Presidência do Supremo Tribunal Federal, para um mandato de dois anos, em substituição a ministra Carmen Lúcia .
O SITRAEMG também esteve presente, representado pelos coordenadores Carlos Humberto Rodrigues e Paulo José da Silva, além dos filiados Alexandre Magnus e Rosarlete de Assis, o conselheiro fiscal Lindon Johnson de Oliveira e os filiados Elisa Eustáquia, Ângela Maria Resende, Luciana Tavares e Orlando Souto.
No ato nacional, organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que tem a Fenajufe entre seus integrantes, e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), os servidores manifestaram por Nível superior para técnicos, já!; reposição das perdas salariais; revogação da Emenda 95; instalação da mesa de negociação; data-base já: votação e acolhimento do recurso extraordinário que trata da regulamentação da revisão geral anual (data-base) para todo o funcionalismo público, que tramita no STF; contra as Reformas Trabalhista e da Previdência; contra a Lei das Terceirizações; e por serviços gratuitos e de qualidade.
Os trabalhadores se concentraram na Esplanada dos Ministérios (bloco C), a partir de 14 horas. Depois, seguiram em marcha, com carro de som, até a Praça dos Três Poderes, em frente ao STF, onde os convidados para a solenidade de posse já formavam fila para entrar. Grades cercavam o prédio do STF e os policiais responsáveis pela segurança estabeleciam, no entorno, limites de acessos dos não convidados.
O coordenador da Fenajufe Adilson Rodrigues proferiu várias palavras em protesto diante dos convidados para a festa de posse, assim como outros representantes de entidades nacionais e estaduais, incluindo o coordenador do SITRAEMG, Paulo José da Silva. Confira o vídeo:
O protesto foi marcado, em especial, por discursos de cobrança ao STF para que defenda efetivamente a Constituição, pois essa é a função do Supremo, assim como a questão do reajuste concedida exclusivamente aos magistrados, deixando os servidores de lado.
O SITRAEMG esteve presente, mais uma vez, e estará em todas as lutas em defesa dos interesses da categoria e do serviço público e dos servidores.
Assista o vídeo do discurso do coordenador executivo do SITRAEMG Paulo José da Silva, realizado durante a mobilização: