GREVE: Último ato da semana conclama servidores para caravana e Grande Ato dia 1º

Compartilhe

A terceira semana de greve em Minas concentrou em frente ao TER cerca de 400 servidores que receberam um desafio do presidente do SITRAEMG, Alexandre Brandi: levar a greve às cidades do interior com a caravana que sairá do Sindicato na segunda-feira, 31, e juntar mais de mil pessoas no Grande Ato em frente à Justiça Federal na terça-feira, 1º de junho, Dia Nacional de Lutas, conforme aprovado pelo Comando de Greve Nacional em Brasília. “Cada um agora tem a missão de convidar não um, mas quatro colegas para o ato”, pediu Brandi, desafiando os servidores “a colocar mais gente aqui do que em Brasília [onde cerca de mil pessoas acompanharam a última assembleia do Sindjus-DF]”.
O presidente abriu o ato lendo uma boa notícia: o apoio público do presidente do TRF-1, ministro Olindo Menezes, à greve, dado durante a cerimônia de instalação da 1ª Vara Ambiental da Justiça Federal no Pará (leia matéria aqui). Brandi pediu apitaços para o presidente do TRF-1 e elogiou a postura do presidente do TRE-MG, desembargador Baía Borges, que é simpático à greve – mas aproveitou para dar novo “puxão de orelha” no TRT mineiro, alvo de reclamações recebidas pelo Sindicato que afirmam que diretores de Varas do Trabalho e desembargadores estariam pressionando os servidores a se manterem longe da greve.
Os servidores também foram informados da possibilidade de uma reunião na terça, 1º de junho, entre o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para discutir alternativas para o PCS do Judiciário Federal (veja aqui). A reunião foi apontada pelos diretores do Sindicato como mais uma prova de que a greve está forçando as negociações e de que, mais do que nunca, é preciso persistir no movimento. Fernando Neves, diretor jurídico do Sindicato, está otimista: “depois de ler as últimas notícias, tenho certeza de que o PCS virá”, disse.
Força do interior
Presente no ato de hoje, Lúcia Bernardes, aposentada do TRT e diretora de base em Uberlândia, pediu um apitaço para o interior de Minas e destacou que em sua cidade “’a turma’ está consciente da importância da greve e parou suas atividades completamente, mantendo só mesmo os serviços essenciais”. Ela também informou que a Justiça Federal de Uberlândia deliberou por entrar em greve dia 31 de maio.
A cidade de Juiz de Fora é mais uma que aderiu à greve e está com uma agenda agitada para a próxima semana. Além do ato com passeata programados para o dia 1º, para o qual estão convidadas as cidades da Zona da Mata, serão realizadas concentrações nos dias 31 de maio (Justiça do Trabalho) e 2 e 4 de junho (respectivamente na Justiça Eleitoral e na Justiça Federal), sempre a partir das 13h (veja detalhes aqui). As mobilizações na cidade estão a cargo do diretor jurídico do SITRAEMG na cidade, Alexandre Magnus, que tem contando com o valioso apoio dos aposentados, participantes ativos das lutas da categoria.
Uberlândia e Juiz de Fora são duas das 14 cidades mineiras que já confirmaram sua adesão ao movimento paredista – as outras são Araxá, Monte Azul, Contagem, Sete Lagoas, Barbacena, Juiz de Fora, Diamantina, Montes Claros, Pium-í, Tombos, Uberaba, Teófilo Otoni, Rio Piracicaba, Poços de Caldas, Três Corações e Nanuque. A todo o momento, chegam ao Sindicato pedidos de materiais como adesivos, coletes e tarjas pretas – assim, mesmo que não parem o trabalho, os servidores podem demonstrar sua insatisfação.
Próxima semana agitada
Após ler mais mensagens de apoio vindas por e-mail para o Sindicato, Fernando Neves ressaltou que a próxima semana será “atípica”, com atividades fora de Belo Horizonte, e declarou acreditar que será possível reunir as mil pessoas no ato de terça-feira. “Colegas, mais do que nunca agora é hora de mobilizar os colegas, não tenham medo de aderir à greve, a greve é legal e o movimento está bonito”, pediu Neves, que leu o poema “Trabalho de Valor”, sobre a greve, enviado pelo servidor Paulo Patrício, do TRE (leia aqui).
Para a próxima semana também está agendada uma nova reunião entre o Comando de Greve e a presidência do Tribunal do Trabalho, em Belo Horizonte, justamente na terça-feira, dia 1º.
Clique aqui e veja o calendário completo de atividades para a semana de 31 de maio a 4 de junho.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags