SITRAEMG participa de Reunião Ampliada dos servidores públicos federais, em Brasília

Compartilhe

O coordenador geral Igor Yagelovic representou o SITRAEMG na Reunião Ampliada do Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, realizada no último fim de semana (sábado, 27, e domingo, 28), em Brasília (DF). O sindicato esteve presente na condição de “convidado”.

2fd55aad-83da-4ecf-acdd-c3a50408160b
A professora Sara Ganemann durante sua palestra

O evento foi iniciado no sábado com as palestras sobre os temas “A Previdência Social, Funpresp e as propostas de contra-reforma” e “Precarização dos Serviços Públicos”, proferidas, respectivamente, por Sara Grennemann, professora da Escola de Serviço Social da UFRJ, e Ana Magni, analista sócio-econômico do IBGE.

a03027fa-1b84-4752-9616-fff3cb826f39
Palestra da analista do IBGE Ana Magni (de pé, à direita)

Em sua palestra, a professora Sara Ganemann afirmou que a adesão dos servidores ao Funpresp, no Executivo, não passa de 40%. Além disso, informou que a principal remuneração dos fundos de pensão é a compra de títulos da dívida pública brasileira, de cujo total eles detêm uma fatia de 15%. Ela também defendeu a necessidade de “desprecarização” do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Na tarde de sábado, o espaço foi reservado para apresentação e discussão de propostas para um plano de luta unificado dos servidores públicos federais para 2016, sendo acolhidas as que foram expostas pelo Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) e pelo Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). Sendo aprovado, ao final, que o plano de lutas seria uma “mescla” das duas propostas, a manhã de domingo ficou para a sistematização da proposta final, que será divulgada nos próximos dias pelas entidades participantes, entre as quais a Fenajufe.

A ênfase dos debates foi a dívida pública brasileira, sendo recomendada a todos a intensificação da campanha pela derrubada do veto da presidente Dilma ao dispositivo contido no Plano Plurianual de 2016 a 2019 que determinava a obrigatoriedade da realização da auditoria da dívida no período (veja mais detalhes AQUI).

Segundo o coordenador do Sindicato, ao longo dos debates, ficou claro o sentimento, entre os participantes, de que o governo pode não honrar o acordo firmado com os servidores em relação ao PL 2648/15, enquanto não houver melhorias na economia do País. O sucesso nesse pleito requererá forte mobilização dos servidores do Judiciário Federal.

Entre outros encaminhamentos, foi defendida com veemência pelos servidores presentes a necessidade também de reforçar as lutas em defesa da manutenção da paridade e integralidade para as aposentadoria, além da aprovação urgente da PEC 555/2006, que prevê o fim da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags