Sanciona, Dilma: SITRAEMG consegue assinatura de deputado governista e continua corpo a corpo hoje no Congresso a busca de adesões ao abaixo-assinado pelo PLC 28/15  

Compartilhe

O coordenador do SITRAEMG Henrique Olegário Pacheco, que está em Brasília(DF) desde terça-feira, 14, quando participou da reunião do Comando Nacional de Greve, na Fenajufe (confira AQUI), está realizando um trabalho de corpo a corpo na Câmara e no Senado em busca de mais assinaturas dos parlamentares mineiros para o abaixo-assinado direcionado à presidente Dilma com o apelo para que sancione o PLC 28/15 e o compromisso de votar pela derrubada do veto, caso ela o vete (até ontem, a partir das articulações da Fenajufe e dos sindicatos e servidores nos estados, incluindo Minas, já haviam sido angariadas assinaturas de 297 deputados e 41 senadores). Ontem, o coordenador do Sindicato esteve com o deputado Reginaldo Lopes, do PT, partido da presidente da República, conversou com o parlamentar e conseguiu a assinatura dele no documento (veja cópia) – a 298ª assinatura, portanto. Reuniu-se, ainda, com o deputado Saraiva Felipe (PMDB), também da base do governo, mas este o aconselhou a procurar as lideranças dos partidos. No gabinete do deputado Padre João, também do PT da presidente Dilma, conversou com a assessora do parlamentar e pôde explicar de forma mais clara os detalhes do projeto de reposição salarial da categoria, para que possa convencer o deputado a apoiar a causa dos servidores. Vale lembrar que Padre João foi parceiro de todas as horas dos servidores públicos do estado de Minas Gerais, dos três Poderes, em seus mandatos como deputado estadual. Oposição no legislativo mineiro, situação na Câmara dos Deputados, os servidores do Judiciário Federal esperam contar, acima de tudo, com a coerência dele como representante do trabalhador.

O coordenador esteve também no gabinete do deputado Rodrigo Pacheco (MMDB).  Foi recebido pelo assessor Fabiano, que pediu o estudo e tabela elaborados para o SITRAEMG, pelo economista Washington Lima, para levar ao conhecimento do parlamentar.

20150716044838 - Cópia
O coordenador do SITRAEMG Henrique Olegário Pacheco e o deputado Reginaldo Lopes

Henrique prossegue hoje (quinta-feira, 16) seu trabalho junto aos parlamentares mineiros no Congresso, reforçado com a companhia de outro coordenador do SITRAEMG, Alexandre Magnus, que está na capital federal como coordenador plantonista da Fenajufe.

Confira, a seguir, o relato de Henrique Olegário acerca do trabalho realizado ontem na Câmara dos Deputados:

“Graças a Deus, tenho a sensação de que valeu o esforço. Para coroar o dia, o deputado Reginaldo Lopes, depois de ter sido informado pela assessoria de que um diretor do SITRAEMG  o estava aguardando em seu gabinete, deixou o plenário e veio me atender. Eu já estivera várias vezes em seu gabinete para tratar de outros temas – portanto, o conhecia bem. Hoje (ontem), depois de formalidades e cumprimentos de minha parte pela belíssima conclusão da CPI que se realizou sob a batuta dele, entrei no tema que me levará a ter-me com ele. Disse-lhe da angústia da categoria, que vive por um lado acéfala, diante de um presidente do STF apático e que não se posiciona nunca e, por outro lado, com a ameaça da Dilma de vetar (o projeto), utilizando-se de argumentos falaciosos propositalmente. construídos contra o nosso reajuste.

Mostrei ao Reginaldo o trabalho elaborado pelo nosso economista Washington Lima, chamando-lhe a atenção  para a discrepância de valores entre funções equivalentes, sendo que nossa categoria perde em todas as comparações. E também aí, o Executivo e a mídia não falam verdade.

Ao final, ele assumiu o compromisso de votar pela derrubada do veto e assinou o ofício (abaixo-assinado) pedindo a Dilma que sancione o projeto e autorizou a publicação, pelo SITRAEMG, (da prova) de que apoia a nossa causa. Senti o coroamento feliz de um dia de buscas de apoio e contatos. Senti confiança nele e quero testemunhar isso.

Voltando ao deputado Saraiva Felipe, ele foi muito receptivo, educado, mostrou-se solidário, mas frisou que devemos procurar as LIDERANÇAS.

No gabinete do deputado Rodrigo Pacheco, fui recebido por Fabiano, assessor legislativo  do parlamentar, que pediu que lhe encaminhássemos, por e-mail, o material  informativo, para análise e conhecimento do deputado.  Eu detalhei a ele o parecer do Washington. O assessor me alertou que temos que procurar amarração com o presidente Renan Calheiros, que presidirá a sessão de derrubada do veto, e nos nos atentar para o Regimento Interno do Congresso Nacional, que é diferente do Regimento Interno da Câmara  e do RI do Senado.  O do Congresso é totalmente presidencialista.

Sobre a visita ao gabinete do deputado Padre João, a assessora dele, a simpática Selma Nunes, me disse que não apoia porque, pelo que ela sabe, com um aumento de 78%, quanto vai ficar o salário de juízes e promotores, que já ganham mais de 30.000 reais.

O Padre João não estava. Eu disse a ela que (a revisão salarial) não era para os juízes (estes ganharam em dezembro). Era para os servidores.

Ela disse que tinha que estudar melhor, mas que, mesmo assim, era muito já, que os servidores ganham mais do que as (carreiras) similares dos outros poderes, segundo o que ela sabia.

Expliquei que também pensava assim, mas alguém me deu um estudo muito bem feito (o estudo do economista Washington Lima) que mostrou que não era aumento, e sim reajuste. Que desde 2006 essa gente vive sem qualquer reajuste e que hoje eles ganham menos do que todas as outras pessoas que estão exercendo funções análogas nos outros Poderes.  E que um servidor tinha me dado uma cópia desse estudo. Eu deixei uma cópia com ela. Ela ficou de estudar à noite”.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags