Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Live com jurista Lenio Streck avalia histórico e perspectivas das carreiras do PJU

Filiados podem enviar dúvidas e sugestões para o estudo técnico-jurídico sobre carreiras pelo e-mail secretariapolitica.org.br
Compartilhe

A live realizada pelo Sitraemg com o jurista Lenio Streck, no dia 26 de novembro, resgatou, historicamente, a constituição das carreiras do Judiciário Federal, as desigualdades geradas no decorrer dos anos e as perspectivas jurídicas, administrativas e políticas para corrigir distorções.

O debate, mediado pela coordenadora Marjory Sousa, também teve como convidadas a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos Clarissa Tassinari e Thaís Salvadori Gracia, advogada do Escritório Streck & Trindade Advogados.

Os coordenadores do Sitraemg Alexandre Magnus, Fernando Neves, Alessandra Matias Barbosa, Liana Theodoro, Joana D’arc Guimarães, Nelson da Costa Neto e Sebastião Edmar também acompanharam da sede do Sitraemg.

Streck destacou os impactos das decisões judiciais e resoluções administrativas nas carreiras do PJU e lembrou algumas preocupações manifestadas pelos próprios ministros do Supremo Tribunal Federal sobre a insuficiência de servidores no Judiciário. Reforçou, ainda, sobre a questão da força normativa dos fatos, considerando que o cargo de técnico judiciário vivencia uma distorção entre o que está na legislação e o que é realizado na prática.

Para o jurista, estudos técnico-jurídicos, como o que está sendo realizado pelo Sitraemg, são “uma forma de estabelecer ‘anticorpos’ contra distorções normativas em todas as carreiras” e um caminho para resgatar a ponderação entre princípios constitucionais que efetivamente estruturem as carreiras.

Participação dos servidores

Ao final da live, a coordenadora Marjory Sousa convidou filiados a enviarem relatos de práticas e sugestões sobre carreiras para contribuir com o estudo que o jurista e a equipe realizarão nos próximos três meses sobre a constituição das carreiras no PJU.

As contribuições devem ser enviadas até 3 de dezembro, quarta-feira, pelo e-mail secretariapolitica@sitraemg.org.br

A expectativa do sindicato é que o estudo liderado por Streck indique riscos e aponte caminhos seguros no ordenamento jurídico que sirva de farol para direcionar a reestruturação das carreiras do PJU, dentro da perspectiva do Direito.

Assista à integra da live 

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags