O Sitraemg segue na luta pela defesa, valorização e pelo fortalecimento do serviço público e dos servidores públicos, alvo de novos ataques por parte do Congresso Nacional.
A coordenadora do sindicato Joana D’arc Guimarães participou , nesta segunda-feira, 25 de agosto, de reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público. O encontro virtual deliberou pela intensificação da mobilização para barrar a proposta de reforma administrativa que o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos-PB), tenta colocar em rápida tramitação.
Pressa em precarizar
Prova da pressa dos parlamentares do “Centrão” em desfigurar a legislação que assegura concursos públicos e abrir caminho para a livre contratação é que o presidente da Casa anunciou, nesta segunda-feira (25/8), a realização de uma comissão geral para discutir a reforma administrativa.
O relator do grupo de trabalho da reforma administrativa, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), passou a última semana se reunindo com líderes partidários para apresentar o relatório final.
“Para barrar esse rolo compressor que tentam criar, vamos ampliar a abordagem aos parlamentares, nos corredores e portões de embarque, e a presença nos gabinetes, em Brasília. É preciso reforçar as vozes que alertam sobre os prejuízos que as alterações propostas no projeto trariam para o serviço público e para a sociedade”, explica a coordenadora Joana D’arc.
A expectativa era de que Pedro Paulo apresentasse o relatório no fim da semana passada, mas algumas reuniões com líderes partidários ficaram pendentes. O parecer deverá ser divulgado após a comissão geral e deverá ainda ser votado pelo grupo de trabalho e, depois, pelo plenário da Câmara.
Leia mais
Projeto da reforma administrativa prevê a contratação temporária e até banco de currículos
Sindicato participa de planejamento de mobilização contra a reforma administrativa