Qualidade de vida e a criação de uma Ouvidoria no SITRAEMG foram destaques na Setorial do TRT

Compartilhe
IMG_4438
A assembleia foi realizada no 15º andar do prédio da Rua Mato Grosso. Foto: Generosa Gonçalves

Conforme já anunciado pelo SITRAEMG em seu site e também via panfleto, foi realizada, nesta terça-feira, mais uma Assembleia Setorial no prédio do TRT da Rua Mato Grosso. O objetivo do encontro foi ouvir os servidores daquele Tribunal, a fim de elencar as demandas específicas dos seus locais de trabalho na tentativa de buscar soluções junto à administração do TRT. Representando o Sindicato, estiveram presentes os coordenadores Célio Izidoro Rosa, Etur Zehuri e Dirceu José dos Santos.

O início da conversa foi baseado na realização do II Simpósio de Qualidade de Vida no Trabalho: atividade de formação para servidores e magistrados, a realizar-se nos próximos dias 23 e 24 de outubro, organizado pelo Programa do TRT “Servidor em Pauta”, por meio da coordenação do servidor Ronaldo Silva. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100, Centro – BH) e é direcionado a todos os servidores da Casa. A direção do SITRAEMG também estará presente.

De frente, os coordenadores sindicais Célio Izidoro, Etur Zehuri e Dirceu José dos Santos, ao lado do ex-diretor sindical Luiz Fernando Rodrigues Gomes. Foto: Generosa Gonçalves
De frente, os coordenadores sindicais Célio Izidoro, Etur Zehuri e Dirceu José dos Santos, ao lado do ex-diretor sindical Luiz Fernando Rodrigues Gomes (camisa branca). Foto: Generosa Gonçalves

Sobre o Simpósio, o coordenador do “Servidor em Pauta”, Ronaldo Silva, informou que a programação traz, dentre outros, espaço exclusivo para os servidores representantes do Programa e Agentes de Saúde das unidades da JT. Na ocasião serão debatidos, em grupos, os temas levantados (pauta de reivindicações) pelas 190 unidades de trabalho em Minas, e feita a priorização de duas propostas de ações práticas. Focados nos temas “Organização do Trabalho” e “Reconhecimento e Crescimento no Trabalho”, as unidades puderam sugerir quatro propostas, que foram enviadas previamente à organização do evento, para o debate no Simpósio.

Na oportunidade, os coordenadores sindicais se colocaram à disposição dos colegas na realização e participação efetiva em qualquer evento, reuniões, grupos de trabalho etc., em que puderem se fazer presentes a fim de ampliar a força dos servidores nas lutas por melhores condições de trabalho e de vida. Assim sendo, os coordenadores sindicais se comprometeram a enviar representantes da entidade na próxima reunião do “Comitê Gestor de Atenção Prioritária à Primeira Instância”, a realizar-se no dia 5 de novembro próximo, e no qual o Sindicato tem assento garantido.

Outras demandas

Confira abaixo, as demandas específicas elencadas pelos servidores presentes, além daquelas informadas durante a assembleia setorial do dia 23/9 (veja matéria completa deste dia aqui).

– avaliação dos sintomas causados a partir da redistribuição das FC’s – Funções Comissionadas. Alguns servidores apontaram que, a partir das Resoluções do TRT sobre o assunto, a retirada da Função trouxe grandes malefícios aos servidores, dentre eles a depressão. E para os que a recebem, também não é muito diferente, apontam, pois abre espaço para o avanço do “assédio moral”. Ainda sobre a FC, os servidores falaram sobre o comprometimento dos colegas que a recebem com consequente sobrecarga de trabalho.

– busca pela manutenção da saúde dos servidores e por melhor qualidade de vida;

– possibilidade de se abrir edital para a seleção de diretores de secretarias, a exemplo das duas (02) Unidades que assim o fizeram (“Boas Práticas”);

– levantamento de dados nos locais de trabalho, como, número de afastamentos e seus motivos; número de processos versus o de servidores – pesquisa;

– abertura de um canal direto entre servidor e Sindicato, por meio de uma Ouvidoria, onde os servidores poderão falar sobre os problemas que vivenciam nos locais de trabalho e fazer denúncias, sem precisar se identificar, visando fornecer elementos para fundamentar as ações do Sindicato no sentido de trabalhar sobre tais problemas, sem comprometer ou constranger os servidores;

Demandas apresentadas no dia 23/9

– o retorno da jornada de 6 horas;

– o aumento de 4 (quatro) servidores por Vara Trabalhista;

– a redução da quantidade de horas de atendimento ao público que, segundo alguns servidores o tempo hoje destinado a esse fim é grandioso e desnecessário.

– sistema biométrico para registro de ponto. Com a falta de servidores no quadro, o acúmulo de trabalho é uma grande realidade, por isso, a sugestão para se adotar esse sistema, a fim de que as horas extras sejam contabilizadas com o objetivo de, se não pagas, que sejam pelo menos creditadas em “banco de horas”;

– falta de materiais para execução das tarefas. Alguns locais insalubres dentro do Órgão e que merecem mais atenção da administração; locais estes com falta de ventilação, pé direito muito baixo, além de impressoras que fazem muito barulho.

– alguns servidores também se manifestaram acerca da pressão psicológica a que são submetidos diariamente por seus superiores, em relação ao corte de função, metas dentre outros.

– produtividade saudável: foi pedido ao Sindicato que seja formada uma comissão composta por um médico do trabalho e por profissionais do setor jurídico da entidade a fim de fazer um estudo de como anda a saúde do servidor do TRT e quais medidas podem ser tomadas visando minimizar o estresse e as doenças ocasionadas pelo excesso de trabalho.

As demandas pertinentes à avaliação do TRT serão encaminhadas pelo SITRAEMG. Será feito todo esforço possível para se negociar a imediata implementação daquelas prioritárias e urgentes.

Ao término da Assembleia, o coordenador Célio falou sobre a campanha para “diretores de base” lançada recentemente pelo Sindicato e convidou os colegas a se elegerem ou ajudar na busca por esses representantes.

Já, a coordenadora Etur reforçou o convite da homenagem que o SITRAEMG fará aos filiados, na próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 19h, em sua sede, pelo Dia do Servidor Público.

 

 

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags