Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Vitória da Fenajufe e sindicatos da base: TSE aprova a isonomia entre chefes de cartórios das capitais e do interior

Compartilhe

O Processo Administrativo nº 19.800, que trata da isonomia do valor da função comissionada paga aos chefes de cartórios do interior e da capital, foi aprovado na sessão administrativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de ontem (terça-feira, 30), segundo informa o assessor parlamentar do SITRAEMG Alexandre Marques, que assistiu à sessão. A isonomia é uma reivindicação histórica da Fenajufe e dos sindicatos de base, entre os quais o SITRAEMG, que atuam há alguns anos para que a diferença hoje existente seja definitivamente extinta. Pelo processo, todos os chefes de cartórios passam a receber FC 6. Atualmente, os do interior recebem FC 1 e os das capitais recebem FC 4.

Com a aprovação por unanimidade do PA, a matéria segue agora para o Congresso Nacional.

Luta desde 2006

A tramitação do Processo Administrativo nº 19.800 teve início em 2006 e desde então a Fenajufe e os sindicatos vêm trabalhando para garantir a sua aprovação no TSE. Ainda em 2006, a Federação entregou memorial ao então relator, ministro Marco Aurélio. Em 2007, o processo foi para as mãos do ministro Cezar Peluso e na ocasião a Fenajufe apresentou novo requerimento, solicitando a aprovação da matéria.

O assessor jurídico da Fenajufe, Pedro Maurício Pita, lembra que em dezembro de 2007, o processo chegou a entrar na pauta do TSE, mas na ocasião os ministros decidiram formar uma comissão para analisar a situação salarial dos chefes dos cartórios do interior. “O resultado do trabalho dessa comissão foi a elevação de todas as FCs de FC 1 [interior] e FC 4 [capital] para FC 6”, lembra o advogado.

Antes da ministra Carmem Lúcia assumir a relatoria, o processo esteve com o ministro Joaquim Barbosa. Em várias reuniões com o atual presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, e com os presidentes anteriores, a Fenajufe pediu a aprovação do processo, apresentando todos os argumentos favoráveis à isonomia. Em março deste ano, o coordenador da Fenajufe Zé Oliveira e diretores do Sintrajufe-RS se reuniram com a ministra Carmem Lúcia, em Porto Alegre, e na ocasião eles pediram apoio à negociação do PCS e também ao projeto da isonomia entre as chefias.

O coordenador da Fenajufe Antônio Melquíades (Melqui) e a presidente do Sinje-CE, Eliete Maia, também acompanharam a votação no TSE. Antes, entregaram aos ministros um memorial em defesa da aprovação do processo.

Com informações da Fenajufe

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags