No dia 24 de abril, quarta-feira, a coordenadora do Sitraemg Joana D’arc Guimarães participou de audiência, em Brasília, com a Ouvidora Nacional de Direitos Humanos , Luzia Paula Cantal.
O objetivo da audiência foi reforçar a denúncia de prática de racismo cometida contra o instrutor de mecânica Vicente Batista. O fato, ocorrido nos anos de 1980, foi objeto de ação ajuizada no Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região.
Vicente teve ganho de causa no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O recurso de revista reconheceu que houve racismo no ambiente de trabalho.
No Ministério de Direitos Humanos, o Sitraemg reforçou o pedido de providências por parte da Ouvidoria para um caso que se arrasta há anos.
Além do Ministério, a Corte Interamericana dos Direitos Humanos recebeu denúncia e acompanha o caso.
A coordenadora executiva do Sindicato relatou que a ouvidora se prontificou a aceitar a denúncia formulada e a dar todos os encaminhamentos necessários.
“Esta ação do Sitraemg, de denunciar a violação de direito no ambiente de trabalho, corresponde aos nossos preceitos estatutários de luta contra o racismo e pelo respeito aos direitos humanos”, reforça Joana D’arc Guimarães.
Leia mais
Assessoria de Comunicação
Sitraemg