Núcleo dos Oficiais de Justiça do TRT3 define prioridades e estratégias de mobilização

Compartilhe

Durante a reunião setorial com os Oficiais de Justiça do  Tribunal Regional do Trabalho (TRT3), promovida pelo Sitraemg, no dia 21 de março, foram definidas as principais ações para o segmento.

Diante da falta de mudança na gestão da Justiça Trabalhista que aponte para a melhoria das condições de trabalho, foi destacada a necessidade da união dos servidores em Minas Gerais e em nível nacional.

“As conversas que tivemos na abertura da reunião, sobre a realidade nos locais de trabalho – especialmente nos lugares que contam com menor número de oficiais – confirmam um cotidiano de sobrecarga, o que tem gerado o adoecimento e a ansiedade dos servidores”, conta a coordenadora do Sindicato Elimara Gaia, que também é oficial de justiça do TRT3.

Houve debate sobre temas que impactam no cotidiano dos oficiais de justiça, como a fórmula utilizada pelo TRT para as nomeações de cargo, a possibilidade de retorno de ad hoc (em localidades críticas e até que sejam feitas as nomeações e respeitando resolução do CSJT) e a determinação de horas trabalhadas pelos oficiais.

A coordenação do Sindicato deu informes sobre as ações  judiciais e políticas empreendidas pelo Sitraemg para cobrar nomeações – junto à administração do TRT3 e ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

David Landau, coordenador executivo do sindicato e também servidor do TRT3, destacou que, em 2023, o Sindicato solicitou à direção do Tribunal a fórmula utilizada para as nomeações. “Solicitamos os dados novamente, agora, em reunião com a nova presidente do TRT3, mas ainda não obtevemos retorno”.

Encaminhamentos

Ao final da reunião, o Núcleo de Oficiais de Justiça do TRT3 deliberou:

1-Reiterar ofício solicitando informações e dados sobre nomeações.

2- Oficiar o Ministério Pùblico do Trabalho (MPT) sobre a pressão sofrida e o adoecimento dos servidores em razão do não cumprimento das nomeações por parte do TRT e oficiar TRT para que – diante do adoecimento dos Oficiais – nomeie oficiais com urgência – e entrar com ação judicial cabível, após 30 dias, mesmo se não houver manifestação do MPT e ou do TRT.

3-  Realizar Assembleia Geral para deliberar sobre greve geral dos oficiais de justiça do TRT, por tempo determinado (uma semana) e que pode ser prorrogável, para pressionar o TRT e CSJT para realizarem nomeações de oficiais.

4-  Oficiar o TRT para que, havendo nomeações de servidores, priorize nomeações de oficiais.

6- Oficiar a Central de Mandados de Belo Horizonte para elaborar e divulgar a listagem de antiguidade de oficiais para que seja oportunizada a mudança de área para os oficiais mais antigos.

7- Solicitar reunião com a OAB para relatar a sobrecarga de trabalho no TRT3.

As providências relacionadas às deliberações da reunião já estão sendo encaminhadas, a exemplo dos ofícios enviados para a OAB e ao Foro de BH.

Veja cópia dos documentos enviados:

Oficio DG TRT3

OficioOAB

OficioCentralMandados

 

Articulação nacional

No início do encontro, foram passados informes sobre a solenidade, realizada em Brasília, em Homenagem ao Dia do Oficial de Justiça.

A coordenadora Elimara Gaia e o oficial Diego de Almeida Matos relataram que, durante as reuniões da comitiva de Minas Gerais no Congresso Nacional, muitos parlamentares se pronunciaram a favor do movimento pelo reconhecimento dos oficiais.

Deputados se posicionaram favoráveis ao Projeto de Lei 4015/22, que  inclui os oficiais de justiça no grupo de atividades de risco.

Foi ressaltada a importância de novas gestões pela retomada da tramitação do PL 514/15, que que prevê o provimento de cargos no TRT.

O projeto prevê a criação de 616 cargos para o TRT3, incluindo 120 para a especialidade de oficial de justiça. Aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), aguarda votação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Assista ao vídeo

Leia  mais

Elimara Gaia, Jordana Neves e Henrique Melo reforçam o convite para a Reunião do Núcleo de Oficiais de Justiça

Reunião do núcleo dos oficiais de justiça do TRT3 é adiada para 21 de março

Sitraemg realiza reunião do núcleo de oficiais de justiça do TRT3

 

 Assessoria de Comunicação

Sitraemg

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags