A coordenação do Sitraemg apoiou a realização de manifestações pela democracia que marcaram, nacionalmente, o dia 8 de janeiro, rememorando um ano da tentativa frustrada de golpe de Estado.
O sindicato também participou do Ato promovido, em Belo Horizonte, por diferentes centrais sindicais e entidades em defesa da democracia. Durante o evento realizado na Casa do Jornalista (BH), o Sitraemg foi representado pelo coordenador Alexandre Brandi.
O Estado Constitucional prevaleceu
Durante a solenidade pró-democracia realizada no Congresso Nacional, que reuniu os Três Poderes, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que paz e união não podem ser confundidas com impunidade.
Para o ministro, esquecimento “não significa paz ou união, pois ignorar tão grave atentado à democracia e ao Estado de Direito seria equivalente a encorajar grupos extremistas a prática de novos atos criminosos e golpistas”. Moraes também ressaltou a importância de regulamentar as redes sociais.
O coordenador Alexandre Brandi fez coro às palavras do ministro sobre a gravidade da tentativa de golpe empreendida um ano atrás e a necessidade de punição dos responsáveis e de defesa permanente das instituições democráticas.
“Dizer que o 8 de janeiro de 2023 foi o ‘Dia da Infâmia’, é a melhor definição. Não dá para contemporizar, pois o que foi tentado ali foi muito grave”, afirma.
Brandi reforça que a coordenação do Sitraemg tem o compromisso com a mobilização nacional para impedir que haja anistia para os invasores da Praça dos Três Poderes, para os mandantes e as lideranças – presenciais e virtuais – do ataque golpista.
O cordenador também reafirma o apoio da entidade ao movimento pela regulamentação das redes sociais no Brasil. Para ele, foram as fake news que instrumentalizaram a ignorância e o discurso de ódio e fomentaram o ataque às instituições, em especial ao sistema eleitoral brasileiro, e a tentativa de golpe realizada em 8 de janeiro.
“O ataque ao sistema eleitoral brasileiro também foi um ataque aos servidores do judiciário, em particular do eleitoral, que estavam sob permanentes ameaças geradas pela ignorância que, infelizmente, campeia entre os instrumentalizados pela mentira. Por tudo isso, não podemos nos omitir nesta mobilização em defesa da democracia brasileira e contra as fake news”, avalia Brandi.
Importância do judiciário
Em Brasília, durante a solenidade, Moraes ressaltou que o Judiciário é muito mais do que prédios e construções. “O Poder Judiciário é devoção à Constituição Federal por intermédio de seus juízes e juízas e de todo corpo de servidores. O Poder Judiciário é, principalmente, a fé inabalável no Estado Democrático de Direito e na defesa dos Direitos Fundamentais,” expressou.
Leia o Discurso do presidente do STF, Alexandre de Moraes
Integra-discurso-alexandre-de-moraes
Leia Mais
Sitraemg apoia manifestações em defesa da democracia marcadas para 8 de janeiro
Assessoria de Comunicação
Sitraemg