O Sitraemg marcou presença no Seminário Reforma Administrativa, realizado na quarta-feira, 1 de novembro, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os coordenadores da entidade Enílson Fonseca e Eliana Leocádia representaram o sindicato no evento. “O Sitraemg se faz presente para, junto com a ministra Esther Dweck, demonstrar tudo o que traz de nefasto essa proposta de reforma administrativa”, ressaltou Enílson em vídeo gravado no evento.
Esther Dweck é ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O coordenador do Sitraemg explica que a atual proposta de reforma administrativa, expressa na PEC 32, foi elaborada pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes: “Nós apoiamos a ministra Esther Dweck. Não somos favoráveis à reforma da forma em que está. É o Sitraemg na luta pela categoria, em defesa do serviço público de qualidade”.
Apoio de outras entidades
Durante o evento, a coordenadora do Sitraemg Eliana Leocádia dialogou com o presidente da ANFIP, Vílson Romero, e com o presidente do FONACATE, Rudinei Marques. Em todas as conversas esteve presente a defesa do serviço e do servidor público.
Eliana Leocádia também conversou com João Paulo Ribeiro, Secretário de Serviço Público e dos Trabalhadores Públicos da CTB e da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).
A coordenadora-geral do Sitraemg também estreitou laços com Eduardo Couto, presidente do Serjusmig e coordenador da Fenajud.
O Sitraemg, por meio de seus coordenadores Eliana Leocádia e Enílson Fonseca, estreitou laços, também, com os deputados federais Domingos Sávio (PL-MG) e Rogério Corrêa (PT-MG).
Por mais orçamento ao TRF6
No intervalo do evento, o coordenador do Sitraemg Enílson Fonseca conversou com o deputado federal por Minas Gerais Domingos Sávio (PL). No diálogo, o sindicalista pediu o apoio do parlamentar na luta por mais orçamento para o TRF6.
“Nós entendemos que o TRF6, que hoje é uma realidade, uma conquista para Minas e para todos os jurisdicionados, precisa estar em condições de prestar esse serviço da melhor qualidade”, disse o deputado.
Segundo explicou, esse seria o espírito com o qual se dava a sua participação no debate sobre a reforma administrativa. “A reforma administrativa deve vir para melhorar o serviço público. Melhorar a qualidade do gasto público, sempre respeitando o direito dos servidores, valorizando o servidor”, disse.
O parlamentar disse, entretanto, que existem serviços obsoletos dentro da administração pública. “O serviço público precisa ser atualizado, modernizado. Assim como a estrutura do Poder Judiciário vai se modificando. Criou-se o Tribunal Regional Federal, e ele precisa ter a estrutura adequada para funcionar”, declarou.
Segundo disse, isso não significa “inchar a máquina pública”, mas ir “adequando, requalificando os profissionais, remanejando. São os temas que estamos debatendo”, disse, reafirmando seu compromisso com o TRF6.
Veja as fotos
01.11.2023 – Eliana Leocádia, coordenadora- geral do Sitraemg, Vílson Romero, Presidente da ANFIP, existente há 73 anos (à direita), e João Paulo Ribeiro, Secretário do Serviço Público e dos Trabalhadores Públicos (CTB / CSPB Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (à esquerda), presentes no seminário da Reforma da Administrativa, na Câmara dos Deputados Federais, todos atuando em prol da defesa do serviço e do servidor público.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg