A diretora jurídica e coordenadora do Núcleo de Aposentados e Pensionistas, Gilda Bandeira Falconi, e a aposentada Iclemir Costa da Fonseca, Diretora de Base de Teófilo Otoni, representaram o SITRAEMG na reunião e outras atividades do MOSAP (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas), realizadas nos dias 27 e 28 de outubro, em Brasília (DF).
Entre essas atividades, ocorreu também a eleição da nova diretoria do MOSAP, na qual o SITRAEMG, na condição de contribuinte, participou apenas como votante, pois têm direito a ser votados somente representantes de entidades mantenedoras da entidade nacional.
Após a eleição, Gilda Falconi parabenizou a chapa eleita e fez um relato da mobilização conjunta realizada por sindicatos de Minas, sob a liderança do SITRAEMG, pela aprovação das PECs 270/08 e 555/06, trabalho esse prosseguiu com um corpo a corpo feito pelas representantes do SITRAEMG junto a 10 deputados federais reeleitos, também na capital federal, um dia antes dos eventos do MOSAP. A performance dos sindicatos mineiros foi bastante aplaudida pelos presentes.
Antes de encerrar a sessão do MOSAP, os participantes foram convocados para a próxima reunião da entidade, que se realizará no próximo dia 9 de novembro, para definição do retorno ao plano de lutas.
A propósito do trabalho feito na Câmara dos Deputados, Gilda Falconi relatou que, apesar de estar ciente de que haveria a ausência dos parlamentares nas vésperas do 2º turno das eleições e de que sempre é aconselhável a procura das lideranças, o contato direto com os parlamentares ou com seus assessores é considerado também de suma importância. Assim, aproveitando a ocasião, dando sequência ao trabalho iniciado antes do primeiro turno das eleições em Belo Horizonte e em Teófilo Otoni, foi entregue a cada um dos assessores dos deputados uma carta do SITRAEMG e material esclarecedor para os pleitos a favor das PECs 555/06 , 270/08, que tratam, respectivamente, da extinção da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas do serviço público e da paridade e integralidade dos proventos e pensões dos servidores públicos aposentados por invalidez, e, também, pelo PL6613/09, que trata do PCS dos Servidores do Judiciário Federal, e contra o PLP 549/09, que propõe o congelamento dos salários dos servidores.
Entre os reeleitos contactados na semana passada pelas representantes do SITRAEMG, que os cumprimentaram e parabenizaram pela reeleição, estão os deputados que possuem sua base em Teófilo Otoni ou em cujos gabinetes se encontravam seus assessores para a exposição dos pleitos. São eles: Lael Varela, Bilac Pinto, Paulo Abi Ackel, Aracely de Paula, Leonardo Quintão, Jô Moraes, Paulo Piau, Antônio Roberto, Ademir Camilo e Fábio Augusto Ramalho dos Santos.