Sitraemg debate “extinção” da Subseção de Contagem com secretário-geral do CJF

Compartilhe
REUNIAO_CJF_1
08.05.2023 – Coordenadores do Sitraemg se reúnem com secretário-geral do CJF

Na segunda-feira, 8 de maio, o Sitraemg debateu a “extinção” da Subseção de Contagem com o secretário-geral do Conselho da Justiça Federal, juiz Daniel Marchionatti Barbosa. Ele despacha com a presidente do Conselho, ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, que está com o processo.

O Sitraemg foi representado pelos coordenadores Lourivaldo Duarte e Hélder da Conceição Magalhães Amorim, além da advogada Letícia Kauffman, da assessoria jurídica.

Na reunião, os representantes do Sitraemg buscaram demonstrar que a transferência das três varas da Subseção de Contagem para Belo Horizonte significa, na prática, a sua extinção.

A assessora jurídica do sindicato destacou que o encerramento das atividades da Subseção de Contagem não encontra respaldo na Lei n° 14226/2021, que criou o TRF6, e nas resoluções do CJF e do Conselho Nacional de Justiça. Além disso, contraria a própria política de interiorização da Justiça Federal.

Lourivaldo Duarte apresentou uma série de dados comparativos entre o TRF6 e os outros Regionais do país. Ele buscou demonstrar a defasagem de pessoal e de orçamento que o tribunal de Minas tem em relação a outros TRFs que atendem áreas geográficas semelhantes.

O coordenador lembrou que o objetivo da administração de conseguir novos servidores (as) para os gabinetes do Tribunal não será atingido com a “extinção” da subseção de Contagem. “As demandas dessas varas de Contagem continuam, além das demandas futuras. E não foram nomeados novos servidores”, destacou.

O coordenador Hélder Amorim lembrou que a criação das varas em Contagem buscava desafogar da Seção Judiciária de BH. No atual momento, segundo disse, os sistemas de informática do Tribunal não estão funcionando corretamente e há muita cobrança por metas. “Além do aumento da demanda, que está deixando os colegas apreensivos, o Sitraemg também se preocupa com a questão do assédio moral, que infelizmente está acontecendo”, disse.

“Questão preocupante”, diz secretário-geral do CJF

O magistrado reconheceu que a questão da Subseção de Contagem é preocupante e que irá analisar todos os seus aspectos para poder instruir o processo. “Queremos resolver essa questão o quanto antes. Essa indefinição é angustiante”, disse.

Marchionatti ainda pontuou que a reunião foi produtiva porque ele pôde conhecer um pouco mais da situação específica de Minas Gerais e disse: “No que eu puder atender, contem comigo”, disse.

Gestões

A reunião com o secretário-geral do CJF faz parte de uma série de gestões que o Sitraemg está fazendo para tentar reverter a decisão do TRF6 de “extinguir” a Subseção de Contagem.

Na sexta-feira, 5 de maio, a coordenação do Sitraemg se reuniu com o desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, presidente do TRF4 e conselheiro do CJF.

Já na terça-feira, 9 de maio, o Sitraemg reuniu-se com outro conselheiro, desembargador Fernando Braga Damasceno, presidente do TRF5. Na ocasião, além do jurídico do sindicato e dos coordenadores Lourivaldo Duarte e Helder Amorim, participou a filiada Alessandra Cardoso, da Subseção de Contagem.

Na segunda-feira (22), está agendada reunião com o ministro Sérgio Luiz Kukina.

LEIA MAIS

Sitraemg encaminha sugestões para comissão do TRF6 que estuda reorganização das unidades do interior   

Plenário do TRF6 aprova extinção da Subseção Judiciária de Contagem

Sitraemg busca apoio do STF, CJF e OAB para tentar reverter “reestruturação” no TRF6

Sitraemg convoca atos em frente ao TRF6 contra a extinção da Subseção de Contagem

Sitraemg pede manutenção da Subseção Judiciária de Contagem em reunião no TRF6

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags