Lula toma posse e defende democracia e união no país

Compartilhe

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomou posse para o cargo no domingo (1º). A celebração levou cerca de 300 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Lula tornou-se o primeiro brasileiro a ser eleito três vezes presidente da República pelo voto direto.

Em discursos, o presidente ressaltou a defesa da democracia e o foco no combate à pobreza, à fome e ao desemprego. Emocionado, falou das crianças no sinal e do trabalhador sem emprego, que tem como única alternativa segurar um pedaço de cartolina com o pedido de ajuda aos motoristas. Lula ressaltou que é tempo de união e construção.

Em um dos momentos mais marcantes da solenidade, o presidente subiu a rampa com cidadãos comuns, entre eles uma criança, um homem com deficiência, uma catadora, um indígena e um metalúrgico, simbolizando a classe trabalhadora.

No alto da rampa, a faixa passou pelas mãos dos representantes do povo e foi entregue a Lula pelas mãos de Aline Sousa, de 33 anos, catadora desde os 14.

Após tomarem posse no Congresso, Lula e Alckmin seguiram para o Palácio do Planalto já como presidente e vice-presidente da República.

Lula assinou decreto que altera a política do ex-presidente de flexibilização de acesso às armas. Assinou também os primeiros atos administrativos de seu mandato. Um deles foi a medida provisória que garante o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família.

Na sequência, Lula deu posse a seus 37 ministros (confira a lista).

A direção do Sitraemg já espera que seu novo projeto de recomposição seja sancionado pelo novo presidente, bem como aguarda o início do ano legislativo para iniciar e continuar os trabalhos pela data base, PEC 63/2013, entre outras lutas em defesa dos direitos da categoria.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags