Os filiados Nelson da Costa Santos Neto (TRT), Célio Izidoro Rosa (TRT), Kleber Robson (JF), Sergio Luiz Procópio (TRT-aposentado), Wallace Marques (JF) e Marcelo Pereira (JF) vão representar o Sitraemg no 8º Conas (Encontro Nacional dos Agentes da Polícia Judicial) da Fenajufe. Os quatro primeiros como delegados, com direito a voz e voto; os dois últimos, como observadores, com direito apenas a voz.
O grupo de agentes da Polícia Judicial foi eleito em reunião do segmento realizada na noite dessa quarta-feira (17), pela plataforma virtual Zoom.
O 8º Conas será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, presencialmente, no San Marco Hotel, em Brasília (DF).
O evento nacional (confira aqui a convocatória da Fenajufe) terá a seguinte pauta: 1) Que polícia somos, que polícia queremos ser; 2) o serviço de inteligência no PJU e MPU. A programação das atividades ainda não foi divulgada.
Coordenação dos agentes e parceria com sindicato da Polícia Federal
O coordenador do Sitraemg Nelson da Costa Santos Neto conduziu a reunião. Antes da escolha dos representantes para o evento da Federação, ele aproveitou para dar alguns informes de interesse do segmento.
Nelson informou que a Diretoria Executiva do sindicato já criou a coordenação dos agentes da Polícia Judicial. Ele atuará como coordenador. O objetivo é criar um núcleo para encontros e discussões acerca de temas específicos dos agentes.
Relatou também que o sindicato se reuniu recentemente com dirigentes do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado de Minas Gerais (Sinprf-MG).
Na oportunidade, foi iniciada uma parceria entre as entidades. A intenção é fortalecer as lutas pelos direitos dos servidores públicos e viabilizar convênios que permitam a disponibilização de mais benefícios para as duas categorias.
Lembrando que o Sitraemg participa da campanha do Novembro Azul, o coordenador aconselhou os colegas a buscarem os cuidados preventivos contra o câncer de próstata. Conclamou-os também a cuidarem da saúde como um todo, inclusive com a prática diária de atividades físicas.
A propósito das atividades físicas, foi sugerido aos colegas reivindicarem a criação de espaços com essa finalidade dentro dos próprios tribunais. Também foi aventada a possibilidade de o próprio Sitraemg celebrar convênios com academias de Belo Horizonte e outras cidades, com a garantia de preços e condições favoráveis de pagamento para os filiados.
Outra questão destacada na reunião foi a necessidade da viabilização de convênios que facilitem o acesso dos filiados agentes da Polícia Judicial a curso de tiros, já que agora podem portar arma no exercício da atividade.
Porém, tudo isso será discutido mais detalhadamente em reuniões futuras, quando deverá haver eleição de um representante de cada tribunal para integrar a coordenação dos agentes, juntamente com Nelson da Costa Santos Neto.
Assessoria de Comunicação
SITRAEMG