Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

1º de julho: chegou a hora de pressionar pela derrubada dos vetos e pelo envio do anteprojeto de reestruturação

Sitraemg convoca filiados e filiadas de todo o estado a realizarem mobilizações nos locais de trabalho e reforçarem a luta pela valorização da carreira
Compartilhe

O dia 1º de julho será marcado por uma mobilização nacional das servidoras e dos servidores do Poder Judiciário da União. A data foi definida na XXV Plenária da Fenajufe, realizada em junho de 2026, como Dia Nacional de Luta nos estados em defesa da derrubada dos vetos à recomposição salarial da categoria e pelo envio imediato do anteprojeto de reestruturação das carreiras ao Congresso Nacional.

O Sitraemg convoca os filiados e as filiadas de todas as regiões de Minas Gerais a participarem das atividades e construírem ações nos locais de trabalho. A mobilização é importante para ampliar a pressão sobre o STF e os parlamentares, demonstrando que a categoria segue organizada em defesa de suas reivindicações.

Produção de faixas e cartazes

Para fortalecer a mobilização, o Sitraemg custeará a produção de faixas e cartazes que serão afixados próximos aos locais de trabalho. O sindicato também incentiva a realização de atos, panfletagens e outras atividades que deem visibilidade às reivindicações da categoria.

A Comunicação do sindicato preparou sugestões de artes para faixas e cartazes que podem ser utilizadas nas mobilizações.

Clique aqui para acessar a pasta com as artes

Após a produção do material, os filiados e as filiadas deverão encaminhar a nota fiscal, juntamente com fotos das faixas, cartazes e atividades realizadas, para o e-mail financeiro@sitraemg.org.br, a fim de viabilizar o ressarcimento das despesas.

Por que se mobilizar?

O dia 1º de julho será uma oportunidade para que a categoria demonstre sua disposição de luta em defesa da recomposição salarial, da reestruturação da carreira e da valorização das servidoras e dos servidores do Judiciário Federal.

A luta é pela derrubada do Veto 45/2025, que retirou as parcelas de 8% da recomposição salarial previstas para julho de 2027 e 2028. A mobilização também reivindica o envio do anteprojeto de reestruturação das carreiras das servidoras e dos servidores do PJU ao Congresso Nacional. A última reestruturação ocorreu há duas décadas e a categoria acumula perdas salariais e demandas relacionadas à valorização da carreira.

Entre as premissas defendidas pela categoria estão:

  • Redução da diferença salarial, com modal de 100% para analistas, 85% para técnicos e 70% para auxiliares;
  • Equiparação às carreiras do ciclo de gestão, como Receita Federal, TCU e Senado;
  • Manutenção da progressão funcional em 13 níveis de padrões;
  • Criação do auxílio-nutrição para aposentados;
  • Inclusão do adicional de permanência, também para aposentados;
  • Reenquadramento dos auxiliares.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags