O dia 1º de julho será marcado por uma mobilização nacional das servidoras e dos servidores do Poder Judiciário da União. A data foi definida na XXV Plenária da Fenajufe, realizada em junho de 2026, como Dia Nacional de Luta nos estados em defesa da derrubada dos vetos à recomposição salarial da categoria e pelo envio imediato do anteprojeto de reestruturação das carreiras ao Congresso Nacional.
O Sitraemg convoca os filiados e as filiadas de todas as regiões de Minas Gerais a participarem das atividades e construírem ações nos locais de trabalho. A mobilização é importante para ampliar a pressão sobre o STF e os parlamentares, demonstrando que a categoria segue organizada em defesa de suas reivindicações.
Produção de faixas e cartazes
Para fortalecer a mobilização, o Sitraemg custeará a produção de faixas e cartazes que serão afixados próximos aos locais de trabalho. O sindicato também incentiva a realização de atos, panfletagens e outras atividades que deem visibilidade às reivindicações da categoria.
A Comunicação do sindicato preparou sugestões de artes para faixas e cartazes que podem ser utilizadas nas mobilizações.
Clique aqui para acessar a pasta com as artes
Após a produção do material, os filiados e as filiadas deverão encaminhar a nota fiscal, juntamente com fotos das faixas, cartazes e atividades realizadas, para o e-mail financeiro@sitraemg.org.br, a fim de viabilizar o ressarcimento das despesas.
Por que se mobilizar?
O dia 1º de julho será uma oportunidade para que a categoria demonstre sua disposição de luta em defesa da recomposição salarial, da reestruturação da carreira e da valorização das servidoras e dos servidores do Judiciário Federal.
A luta é pela derrubada do Veto 45/2025, que retirou as parcelas de 8% da recomposição salarial previstas para julho de 2027 e 2028. A mobilização também reivindica o envio do anteprojeto de reestruturação das carreiras das servidoras e dos servidores do PJU ao Congresso Nacional. A última reestruturação ocorreu há duas décadas e a categoria acumula perdas salariais e demandas relacionadas à valorização da carreira.
Entre as premissas defendidas pela categoria estão:
- Redução da diferença salarial, com modal de 100% para analistas, 85% para técnicos e 70% para auxiliares;
- Equiparação às carreiras do ciclo de gestão, como Receita Federal, TCU e Senado;
- Manutenção da progressão funcional em 13 níveis de padrões;
- Criação do auxílio-nutrição para aposentados;
- Inclusão do adicional de permanência, também para aposentados;
- Reenquadramento dos auxiliares.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg


